quarta-feira, 30 de maio de 2012

Semarhp promove ciclo de palestras sobre Previdência Complementar







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Previdência Complementar foi tema do Ciclo de Palestras realizado, nesta terça-feira (29), pela Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp), no auditório da Procuradoria Municipal do Município. O evento foi aberto pelo secretário Sérgio Villela, que ressaltou a importância do benefício, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário opcional, conforme sua necessidade e vontade.

Villela disse que a implantação desse sistema representará uma espécie de divisor de águas pela importância que proporcionará aos gestores, aos servidores e seus entes queridos. “Os entes se tornarão mais fortes; mais seguros”, enfocou.

Em seguida, foi a vez de o secretário municipal de Governo, Pedro Alves – que representou o prefeito Cícero Almeida na solenidade –, afirmar que a Previdência Complementar vai retomar o processo de desenvolvimento do país, além de garantir o futuro do contribuinte. O secretário do Ministério da Previdência Social, Jaime Mariz, fez uma conferência sobre o tema. Depois, foi a vez da coordenadora-geral de Estudos Técnicos, Estatísticos e Informações Gerenciais do Ministério da Previdência Social, Nancy Abadia, fazer um painel sobre as novas tendências do regime próprio da previdência. O evento foi moderado pelo secretário Sérgio Villela.

A Previdência Complementar é um benefício opcional, que proporciona ao trabalhador um seguro previdenciário adicional, conforme sua necessidade e vontade. É uma aposentadoria contratada para garantir uma renda extra ao trabalhador ou a seu beneficiário. Os valores dos benefícios são aplicados pela entidade gestora, com base em cálculos atuariais.

Além da aposentadoria, o participante normalmente tem à sua disposição proteção contra riscos de morte, acidentes, doenças, invalidez etc. No Brasil existem dois tipos de previdência complementar: a previdência aberta e a previdência fechada.

Ambas funcionam de maneira simples: durante o período em que o cidadão estiver trabalhando, paga todo mês uma quantia de acordo com a sua disponibilidade. O saldo acumulado poderá ser resgatado integralmente ou recebido mensalmente, como uma pensão ou aposentadoria tradicional.
 
 
 
Fonte: SEMARPH de Maceió
Abertas as inscrições para Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde



Estão abertas as inscrições para o XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems. A expectativa é reunir 5 mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS, para debater e mapear os desafios da saúde pública brasileira para os próximos anos. O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

O Congresso do Conasems acontecerá entre os dias 11 e 14 de junho, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana. Para o presidente do conselho, Antônio Figueiredo Nardi, a participação de todos é fundamental para o bom andamento do SUS nos municípios brasileiros.
“O encontro é uma oportunidade para todos que vivem o Sistema Único de Saúde, pela diversidade de informações sobre as diretrizes e políticas do governo federal, estados e municípios, aplicadas atualmente no País. Presente nos debates, mesas, oficinas e palestras, o gestor fica munido de conhecimento e tem autonomia para apresentar soluções aos desafios impostos na saúde pública de sua cidade”, ressaltou o presidente.

Pedro Madeiro, presidente do Cosems de Alagoas, disse acreditar que Congresso em Maceió vai entrar para a história dos grandes eventos do Conasems. “Teremos a participação ativa do Ministério da Saúde, de autoridades de todas as esferas de governo, além dos secretários de saúde de todo o País, todos fazendo um importante debate sobre as políticas do SUS. Estamos honrados em sediar este congresso em nossa capital e acreditamos que ele vai nortear muitos gestores sobre as boas práticas de saúde”, enfatizou.



Fonte: Cada Minuto

terça-feira, 29 de maio de 2012


IPREV MACEIÓ


APOSENTADORIA: cessação do exercício das atividades laborais junto a órgãos ou entes públicos, por parte do segurado que cumpriu todos os requisitos previstos em lei, como: idade, tempo de efetivo exercício no serviço público e no cargo efetivo, tempo de contribuição, invalidez; percebendo um beneficio previdenciário que se caracteriza por pagamento pecuniário mensal.

FORMAS DE APOSENTADORIAS:

APOSENTADORIA COMPULSÓRIA: modalidade de aposentadoria concedida compulsoriamente ao segurado que em atividade atingiu a idade de 70 (setenta) anos, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.

APOSENTADORIA INTEGRAL: no Regime Próprio é a aposentadoria em que os proventos do segurado inativo, por ocasião da sua concessão, correspondem à totalidade da remuneração do cargo efetivo em que se deu a aposentação.

APOSENTADORIA POR IDADE: modalidade de aposentadoria concedida voluntariamente ao segurado em que se consideram cumulativamente os requisitos idade de sessenta e cinco anos, se homem, e sessenta anos, se mulher, tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público (para ingressantes após a publicação da EC nº 20/98) e tempo mínimo de cinco anos de exercício no cargo em que se dará a aposentadoria, cujos proventos são proporcionais ao tempo de contribuição.

APOSENTADORIA POR IDADE E TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO: modalidade de aposentadoria concedida voluntariamente ao segurado que cumpriu, cumulativamente, os requisitos de idade, tempo de efetivo exercício no serviço público e, no cargo efetivo e tempo de contribuição previstos na lei. Para os servidores públicos titulares de cargo efetivo, está prevista na alínea “a”, do inciso III do art. 40 da CF (regra permanente, para os ingressantes após a publicação da EC nº 20/98) e no art. 8º da EC nº 20/98 (regra de transição, para os ingressantes antes da data da publicação da EC nº 20/98). Para os demais servidores, não titulares de cargo efetivo, está prevista no art. 201, § 7º da CF (RGPS).
APOSENTADORIA POR INVALIDEZ: modalidade de aposentadoria, concedida ao segurado considerado incapaz e sem condições de reabilitação para o exercício da atividade profissional, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doenças graves, contagiosas e incuráveis, especificadas em lei, caso em que será concedida com integralidade dos proventos calculados com base a média aritmética.
IPREV- INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ.


IPREV MACEIÓ
Sede da Instituição:
Rua Comendador Palmeira, 502 - Farol
CEP: 57051-150 / Maceió - Alagoas
Central de Atendimento:
(82) 3315-4122
Atendimento ao público:
8:00 às 14:00h
E-mail:
iprevmaceio@maceio.al.gov.br




RETROATIVO DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE DOS CONCURSADOS


Agentes de saúde de Endemias que foram contratados por tempo indeterminado vinculados a CLT de acordo com as leis nº 5669/07 e 5676/08 no concurso de 2008, caso não tenham dado entrada no processo referente ao retroativo do adicional  de insalubridade, o SINDAS-AL está constituindo um Advogado e  os interessados compareçam a sede do sindicato.  
Secretário representa municipio na 41ª do Reunião do Conaprev


O secretário municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp) e também presidente do Fórum Nacional de Secretarias Municipais de Administração das Capitais (Fonac), Sérgio Villela, participou da 41º Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, na cidade de Natal (RN). O Conaprev é um evento que reúne representantes das três esferas de governo (União, Distrito Federal, estados e municípios), destinando-se a propiciar espaço para debates sobre o fomento de ações de melhoria dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) no âmbito das entidades federativas. Além disso, a reunião do Conselho pretende promover oportunidade institucional para a definição das estratégias de desenvolvimento dos RPPS, com uma interveniência permanente do Ministério da Previdência Social como órgão de coordenação e orientação das ações previdenciárias pelas entidades de gestão. A reunião teve, ainda, como objetivo sacramentar a inclusão do Fonac nas discussões do Conselho, que é uma reivindicação antiga das gestões anteriores, propiciando a inserção da entidade em assuntos de relevo para o aprimoramento da gestão de previdência no país. Na ocasião, também foi apresentado o sucesso do Censo Funcional realizado pela Secretaria Municipal de Administração de Maceió. O evento contou com a presença de Nancy Abadia, coordenadora-geral de Estudos Técnicos, Estatísticas e Informações Gerenciais do Ministério da Previdência Social, Leonardo Rolim, secretário de Políticas de Previdência Social, Rosana Cólen, além dos grupos de trabalho e a presença do Ministro Garibaldi Alves, em comemoração aos 50 anos de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte.“Agradeço muito esta grande chance de representar meu município. Apresentei algo que foi feito em minha terra e que será modelo para todo Brasil em diversas áreas da gestão de previdência”, destacou Sérgio Villela. “É um verdadeiro congraçamento conquistar a participação do Fonac no Conaprev, pleito de outras gestões, já que se permitirão o amplo acesso e efetiva participação de todas as capitais do Brasil no debate de matérias de envergadura nacional na previdência social e nos RPPS”.


Fonte: SEMARPH

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Salmo 47


BATEI palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo.

Porque o SENHOR Altíssimo é tremendo, e Rei grande sobre toda a terra.

Ele nos subjugará os povos e as nações debaixo dos nossos pés.

Escolherá para nós a nossa herança, a glória de Jacó, a quem amou. (Selá.)

Deus subiu com júbilo, o SENHOR subiu ao som de trombeta.

Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.

Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.

Deus reina sobre os gentios; Deus se assenta sobre o trono da sua santidade.

Os príncipes do povo se ajuntam, o povo do Deus de Abraão; porque os escudos da terra são de Deus. Ele está muito elevado!
Moradores do Conjunto Santos Dumont são beneficiados com ações de saúde




Os moradores do Conjunto Santos Dumont foram beneficiados, neste sábado (26), com uma série de ações educativas e serviços de saúde, em mais uma etapa do projeto “CMS nas Comunidades”.

Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com diversas coordenações da Secretaria de Saúde de Maceió, o projeto tem como objetivo aproximar as ações e serviços da população nos mais diversos pontos da cidade, além de fortalecer e divulgar as ações do Conselho.

Na ocasião, serão disponibilizados serviços como aferição de pressão arterial, vacinação contra Tétano e Hepatite B, medição da glicemia, testes para o diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis como Aids e Sífilis, oficina de arte, ações educativas em saúde bucal (com distribuição de escovas de dente), orientações em DST/Aids, distribuição de preservativos e entrega de material informativo acerca da importância e ações do Conselho Municipal de Saúde.

O projeto “CMS nas Comunidades” ficou sediado no cruzamento da Avenida Carnavalesco José Teófilo com a Rua Benedito Batista, no Conjunto Santos Dumont, e desenvolveu suas ações no período das 8h às 12h.
    
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS de Maceió

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Edital do Enem 2012 é divulgado; inscrições começam na segunda



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do "Diário Oficial da União" o edital com as regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.

Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:

Inscrição

As inscrições para o Enem serão abertas às 10h desta segunda-feira (28) e poderão ser feitas até as 23h59 do dia 15 de junho no site do Enem. O valor da taxa de inscrição será de R$ 35. Ela poderá ser paga via boleto até 20 de junho. No ato de inscrição é emitida uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho.


A isenção do pagamento da taxa pode ser feita por meio do sistema de inscrição e é conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição. Os documentos serão analisados pelo Inep, que poderá negar a isenção.


No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. O Inep oferece provas diferenciadas, intérpretes e salas de aula e mobiliários acessíveis. Estudantes que estão internados e recebem aulas dentro do hospital poderão realizar a prova no próprio hospital, desde que indiquem a necessidade na inscrição.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Que não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas

Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação, como o Ciência sem Fronteiras. O Comprovante da Inscrição estará disponível no http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao.

As provas

O Enem será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Conferência dos dados

Antes de iniciar as provas, de acordo com o edital, o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões. O estudante deverá ler e conferir todas as informações registradas no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação, na lista de presença e demais documentos do exame.

Se notar alguma coisa errada, o candidato deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova.

Segundo o edital, a capa do caderno de questões possui informações sobre a cor do mesmo e uma frase em destaque, e caberá obrigatoriamente ao candidato marcar nos cartões-resposta, a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões; transcrever nos cartões-resposta a frase apresentada na capa de seu caderno de questões. As respostas das provas objetivas e o texto da redação do deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, nos respectivos cartões-resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador ao terminar o exame.

O que não pode

O edital proíbe ao candidato, sob pena de eliminação, falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Todos os pertences que não sejam a caneta azul de material transparente e o documento de identificação deverão ser guardados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.

A redação

O sistema de correção do Enem sofreu mudanças em 2012. A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Será atribuída nota zero à redação: que não atender a proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo; sem texto escrito na folha de redação, que será considerada "em branco"; com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "texto insuficiente"; linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas; com impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "anulada".

Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no "Diário Oficial", a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.



Fonte: Alagoas 24 Horas
Santa Casa de Maceió é a 30ª no ranking nacional do Sistema Único de Saúde


Em 2011, o País registrou mais de 367 mil internações cirúrgicas de pacientes oncológicos. Deste total, a Santa Casa de Maceió, primeiro Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) de Alagoas, respondeu por 1.647 internações.

Com isso, a instituição ficou em 30º lugar no ranking nacional do Sistema único de Saúde - entre 2.819 centros especializados - e em primeiro entre os hospitais alagoanos.

No cenário nacional, as 1.647 internações da Santa Casa de Maceió superaram as 1.327 do Hospital São Paulo, da Unifesp (SP); as 1.185 do Hospital das Clínicas, da UFMG (MG), as 981 internações do Hospital Femina (RS), as 895 do Hospital dos Servidores do Estado (RJ) e as 875 internações do reconhecido Hospital do Câncer AC Camargo (SP), um dos principais complexos brasileiros dedicados à luta contra o câncer.

No ranking alagoano, o o Hospital Afra Barbosa ficou em segundo lugar com 650 internações oncológicas cirúrgicas, o que representou 10% do total. Diferente da Santa Casa de Maceió, a unidade localiza-se em Arapiraca, segunda maior cidade do estado.

No ranking estadual constam ainda o Hospital Sanatório com a Unidade Paulo Neto (com 9,6% das internações) e a Casa de Saúde Santo Antonio (com 7,8%). Em quarto lugar aparece o Hospital Universitário (HU), vinculado à Universidade Federal de Alagoas, que responde por 6,5% do total de internações.

O Hospital Universitário é o segundo CACON de Alagoas e recebeu investimentos da ordem de R$ 7 milhões entre obras e equipamentos.

Segundo nota do Ministério da Saúde, este segundo CACON, inaugurado em 2006, teria a capacidade inicial de dar cobertura oncológica a 1000 novos casos de câncer por ano. Entretanto, em 2011 o Hospital Universitário registrou 422 internações cirúrgicas oncológicas e 137 internações clínicas.


Fonte: Cada Minuto
Ministério da Saúde prorroga vacinação contra a gripe até 1º de junho


O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Até esta quinta-feira (24), 305.329 alagoanos já haviam tomado a vacina, o que representa 67,41% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 452.944 mil pessoas.

De acordo com levantamento parcial das coberturas vacinais da Campanha de Vacinação contra Influenza em Alagoas, até às 10h desta quinta-feira (25), foram vacinados 65,50% dos idosos com 60 anos e mais; 74,85% das crianças de 6 meses a menores de 2 anos; 62,82% das gestantes; 73,65% dos trabalhadores da saúde; e 73,77% da população indígena.

Ainda segundo dados do vacinômetro – levantamento da alimentação do banco de dados – 79 municípios estão com cobertura maior ou igual a 50% e menor que 80%; 22 municípios têm com cobertura igual ou maior que 80%; e um município está com cobertura menor que 50%.
Campanha

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.

O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos no Brasil, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230.

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, descarta mitos de que a vacina possa ter efeitos nocivos. “Ela é segura. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, ressaltou. O secretário explicou ainda que é impossível contrair gripe após a vacinação, como algumas pessoas costumam afirmar. “O vírus usado nesta vacina é inativado”, observou.

A escolha dos grupos prioritários foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão para a população em geral.

Proteção

Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, de 39% a 75%, a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacina reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, aproximadamente de 50% a 68%, respectivamente.

Fonte: Cada Minuto
Justiça determina que Estado e Município forneçam medicamentos


A Juíza de Direito Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso determinou, hoje (24), que o Estado de Alagoas e o Município de Maceió, através de seus gestores, forneçam de imediato, gratuitamente e independente de qualquer formalidade burocrática, os medicamentos para portadores de glaucoma residentes em Alagoas.


De acordo com a decisão, tanto o Município quanto o Estado deverão fornecer consultas e, com prescrição médica, os medicamentos Latanoprosta (Xalatan), Latanoprosta + Maleato de Timolou (Xalacon), Travoprost 0,004% (Travatan), Dorzolamida, Brinzolamida, Brinomindina e Timolol.

“Determino, ainda, que os serviços passem a ser prestados sem a participação das empresas apontadas na auditoria feita pelo Ministério da Saúde, pela prática de atos ilegais na execução do programa em questão, ou de que seus sócios tenham participação”, diz a Juíza na liminar.

Segundo a Ação Civil Pública interposta pela Defensoria através do Núcleo Dos Direitos Difusos e Coletivos, após auditoria do Ministério da Saúde que constatou diversas irregularidades no programa, o Governo Federal suspendeu de forma preventiva os repasses de verbas, deixando à míngua os pacientes glaucomatosos, tudo, segundo o próprio Ministério da Saúde, por culpa da má execução e fiscalização do programa, não se admitindo que os pacientes percam a visão em virtude da desorganização da administração.

"As pessoas que não receberem seus medicamentos e consultas na administração municipal, devem procurar a Defensoria para informar o descumprimento da ordem judicial, pois medidas serão adotadas contra os gestores para garantir a continuidade do tratamento e o respeito ao Poder Judiciário, que, com certeza, não será desmoralizado pelo gestor público", pontua o Defensor Público Ricardo Melro, autor da ação.


Fonte: Cada Minuto
MP entra com ação para barrar gratificações de servidores municipais

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça para retirar artigos das leis municipais que criaram gratificações na Prefeitura de Maceió. Foram instituídas gratificações de Avaliação de Desempenho e gratificação de Estímulo à Produtividade Individual em três secretarias municipais (Planejamento, Infraestrutura e Esporte); e na Superintendência de Iluminação, além da Procuradoria-Geral do Município. O chefe do Ministério Público Estadual quer uma liminar suspendendo imediatamente a edição do decreto que autoriza o pagamento das gratificações.

Tavares atendeu ao expediente protocolado pelo promotor de Justiça Marcus Rômulo, da Fazenda Pública Municipal, que apontou que as leis municipais 6119, 6120, 6121, 6123, 6125, 6129, todas de 2012, trazem artigos que estabelecem gratificações aos servidores do município, mas não determinam critérios, nem valores para concessão e aferição das gratificações, deixando a cargo do prefeito a regulamentação, mediante decreto, das regras.

Com isso, a inconstitucionalidade consiste em atribuir aos decretos executivos poderes exorbitantes, deixando sob a responsabilidade de quem estiver no comando do Executivo o poder para definir a qualquer tempo e ao bel prazer o conjunto de regras para a concessão das gratificações. “A concessão de liminar até o julgamento final dessa Ação Direta de Inconstitucionalidade é imprescindível, pois a publicação do decreto ocasionará o pagamento continuado e indevido das gratificações”, explicou.

Para o promotor Marcus Rômulo, o que aconteceu neste caso foi a concessão de poderes ilimitados ao chefe do Executivo, criando atos que possuem força de lei e terminam por regrar a vida das empresas, dos estados e do cidadão em geral. “Como foi possível, ao aprovar a lei, afirmar que as despesas decorrentes das gratificações não ferem a lei de responsabilidade fiscal se o valor das referidas gratificações não foi fixado sequer em tese, ficando totalmente cometido aos decretos estabelecê-los?”, questionou o promotor.

Fonte: Tudo na Hora

Salmo 25

A TI, SENHOR, levanto a minha alma.

Deus meu, em ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim.

Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.

Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas.

Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.

Lembra-te, SENHOR, das tuas misericórdias e das tuas benignidades, porque são desde a eternidade.

Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR.

Bom e reto é o SENHOR; por isso ensinará o caminho aos pecadores.

Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.

Todas as veredas do SENHOR são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.

Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, pois é grande.

Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.

A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra.

O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança.

Os meus olhos estão continuamente no SENHOR, pois ele tirará os meus pés da rede.

Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito.

As ânsias do meu coração se têm multiplicado; tira-me dos meus apertos.

Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.

Olha para os meus inimigos, pois se vão multiplicando e me odeiam com ódio cruel.

Guarda a minha alma, e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em ti.

Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.

Redime, ó Deus, a Israel de todas as suas angústias.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cientistas conseguem transformar células da pele em tecido cardíaco


Experiência pode representar avanço no tratamento de doenças do coração


Cientistas afirmam ter conseguido transformar, em laboratório, células da própria pele de pacientes em tecido de coração.

Em última análise, eles esperam que as células-tronco possam ser utilizadas para tratar pacientes com insuficiência cardíaca.

Como as células transplantadas são do próprio paciente, o problema da rejeição de tecidos seria evitado, disseram os cientistas ao "European Heart Journal".


Os primeiros testes em animais mostraram-se promissores, mas o tratamento ainda está a anos de ser usado em pessoas.


Especialistas têm usado cada vez mais células-tronco para tratar uma variedade de problemas cardíacos e outras condições como a diabetes, doença de Parkinson ou Mal de Alzheimer.


As células-tronco são importantes porque têm a capacidade de se transformar em diferentes tipos de células, e os cientistas estão trabalhando para levá-las a reparar ou regenerar órgãos danificados ou tecidos.


'Nova e emocionante'

No mais recente estudo, uma equipe de Israel usou células da pele de dois homens com insuficiência cardíaca e as misturou, em laboratório, a um coquetel de genes e produtos químicos.


As células-tronco que eles criaram eram idênticas às células musculares saudáveis do coração. Quando estas células foram transplantadas para um rato, eles começaram a fazer ligações com o tecido do coração no entorno.


O professor pesquisador Lior Gepstein, disse: "O que é novo e instigante nessa pesquisa é que mostramos que é possível retirar células da pele de um paciente idoso com insuficiência cardíaca avançada e chegar a uma amostra de laboratório de células saudáveis e jovens -- em estágio equivalente ao das células do coração quando o paciente nasceu".


Os pesquisadores dizem que mais estudos são necessários antes que possam começar os testes em seres humanos.


Dr. Mike Knapton, da Fundação Britânica do Coração, disse: "Esta é uma área muito promissora de estudo. No entanto, ainda temos um caminho a percorrer antes que essas descobertas possam ser aplicadas".


Fonte: Gazeta Web
Vacinação contra a gripe é prorrogada até 1º de junho


O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.

Até esta quinta-feira (24), 305.329 alagoanos já tinham tomado a vacina, o que representa 67.41% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 452.944 mil pessoas.

De acordo com levantamento parcial das coberturas vacinais da Campanha de Vacinação contra Influenza em Alagoas, até as 10h desta quinta-feira (25), foram vacinados 65.50% dos idosos com 60 anos e mais; 74.85% das crianças de 6 meses a menores de 2 anos; 62.82% das gestantes; 73.65% dos trabalhadores da saúde; e 73.77% da população indígena.

Ainda segundo dados do vacinômetro - levantamento da alimentação do banco de dados – 79 municípios estão com cobertura maior ou igual a 50% e menor que 80%; 22 municípios têm com cobertura igual ou maior que 80%; e um município está com cobertura menor que 50%.
Campanha – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.

O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos no Brasil, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230.

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, descarta mitos de que a vacina possa ter efeitos nocivos. “Ela é segura. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, ressaltou. O secretário explicou ainda que é impossível contrair gripe após a vacinação, como algumas pessoas costumam afirmar. “O vírus usado nesta vacina é inativado”, observou.

A escolha dos grupos prioritários foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão para a população em geral.

Proteção - Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, de 39% a 75%, a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacina reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, aproximadamente de 50% a 68%, respectivamente.


Fonte: Alagoas 24 Horas
Sessão científica apresenta pesquisas sobre o Sistema Único de Saúde


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência da Gestão e Participação Social, realiza nesta sexta-feira (18) uma sessão científica, que vai apresentar quatro pesquisas científicas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A apresentação acontece a partir das 9h, no auditório da Gerência de Ciência e Tecnologia – prédio anexo à Sesau.

As pesquisas científicas para o SUS são do edital 2008/2009 e tem a finalidade de contribuir para a formação da capacitação instalada em pesquisa no Estado, como também com o esforço mundial e nacional na construção de uma cultura de ciência e tecnologia em saúde. Ainda tem a função de instrumento de gestão e programação das ações para incorporação do SUS.

As pesquisas a serem apresentadas são “Atenção à Saúde dos pacientes com Deficiência Mental atendidos pelo SUS de Alagoas”, coordenada por Carlos Guilherme Porciúncula; “Estudos de Polimorfismos Genéticos em pacientes epilépticos”, de Daniel Leite Góes Giatí; “Caracterização de aspectos essenciais para o planejamento da Atenção à Saúde de pessoas com fendas orofaciais no SUS”, tendo como coordenadora Isabella Lopes Monlleó; e “Atenção integrada em saúde a pacientes com ambiguidade genital em hospital terciário do SUS”, de Susane Vasconcelos Zanotti, que será apresentada por Isabella Lopes.

De acordo com Betânia Cotrim, gerente de Ciência Tecnologia em Saúde da Sesau, Alagoas vem nos últimos anos contribuindo para o fortalecimento das ações de Ciência e Tecnologia em Saúde, com a construção de local adequado de funcionamento, dotação orçamentária para ações do setor e apoio logístico aos eventos. A pesquisa regional visa reduzir as desigualdades regionais em Ciência e Tecnologia, criando uma cultura para utilizar a melhor evidência científica para resolver seus problemas de saúde.


Fonte: Cada Minuto
SMS e UFAL implantam Escola de Redução de Danos do SUS em Maceió


 
O Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Maceió inicia, nesta quinta-feira (24), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), as atividades da Escola de Redução de Danos do SUS (ERD Maceió). A abertura – que acontece às 14h, no auditório do Espaço Cultural da Ufal – contará com a presença de autoridades locais e palestra do Especialista em Redução de Danos, Marco Manso, que abordará o tema “A trajetória de um redutor de danos: vivendo e aprendendo a viver”.

A Escola de Redução de Danos do SUS é definida pelo Ministério da Saúde como “um projeto de fomento e qualificação das ações de redução de danos municipais e intermunicipais, voltado para a capacitação teórica e prática de segmentos profissionais e populacionais da comunidade, na forma de treinamento em serviço, para atuação em ambiente de consumo de álcool e outras drogas e de convívio com a população usuária, especialmente em contexto de vulnerabilidade”.

Em Maceió, vários segmentos foram convidados a participar da iniciativa, como as redes municipais de atenção à saúde e de assistência social, Universidades e Organizações da Sociedade Civil. Serão cinco meses de estudos teóricos e práticos com profissionais alagoanos e de todo o país, com experiência no cuidado ao usuário de álcool e outras drogas na perspectiva da melhoria da qualidade de vida e redução dos danos sociais e da saúde.

A atividade, que se destina à formação de multiplicadores, terá especial importância para o município que, antes mesmo da assinatura do termo de adesão ao programa federal “Crack, é Possível Vencer”, em março último – que inseriu Maceió no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas – já vinha ampliando suas ações nesse sentido, num grande esforço para garantir o suporte necessário ao atendimento dessa demanda de saúde, que vem crescendo em todo o país.

Para isso, além de expandir as ações dos Consultórios de Rua “Fique de Boa”, o Programa de Saúde Mental da SMS estará não só adaptando o CAPS AD que já existe no município para o atendimento 24h, mas implantando outro CAPS AD com a mesma finalidade e mais três casas de acolhimento transitório.

“Estamos cumprindo todas as etapas para garantir um serviço de qualidade. E a Escola é mais uma oportunidade de estarmos partilhando experiências e estudando novas e melhores formas de atender as pessoas que usam álcool e outras drogas em Maceió, principalmente aqueles que se encontram em situação de maior vulnerabilidade”, afirma a coordenadora do Programa em Maceió, Izolda Dias.

    

Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS de Maceió  

quarta-feira, 23 de maio de 2012


COMUNICADO



 Agentes de saúde de Endemias que foram contratados por tempo indeterminado vinculados a CLT de acordo com as leis nº 5669/07 e 5676/08  no concurso de 2008 no mês de Agosto, que estão incluindos  entre os 100 primeiros contratos no 1º lote  para pagamento do FGTS junto a Caixa Econômica Federal, é necessário que dirijam-se à SMS de Maceió no 3º andar na sala 302  munidos de xerox de RG, CPF e Carteira de trabalho e entregar a Adriana no horário das 08:00h às 14:00h para agilizar esse processo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Comissão de Certificação inicia análise de documentação para certificação de agentes




A Comissão de Certificação da Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta sexta-feira (18) à verificação da documentação apresentada pelos agentes de saúde e de endemias que pretendem ter sua efetivação reconhecida pelo município, tornando-se assim servidores da Prefeitura de Maceió. A análise está sendo feita com base na Emenda Constitucional 51/2006 e pela Lei Federal nº 11.350/2006, que garantem o direito à efetivação a todos aqueles que, à época, tinham contrato de trabalho registrado em carteira, tendo participado de processo seletivo.

“O prazo determinado pela Comissão para a apresentação dos documentos foi cumprido pelos agentes e todos aqueles que comprovarem o atendimento das exigências legais terão seu direito reconhecido, como determinou o prefeito Cícero Almeida”, frisa a presidente da Comissão, Dra. Maria José de Almeida Félix, Procuradora Setorial da SMS.

A Procuradora lembra ainda que o próximo passo da Comissão – composta pelo Diretor de Vigilância em Saúde da SMS, José Heriberto Teixeira, pelo Coordenador de Endemias do município, Paulo Carvalho, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citônio, pelos vereadores Théo Fortes e Ricardo Barbosa, e representantes do SINDAS e do SINDACS, sindicatos das categorias – será a publicação, após a finalização das análises, de todos os beneficiados com a certificação, no Diário Oficial do Município.

Paralelo à Comissão de Certificação, a Secretaria Municipal de Saúde dá continuidade, por meio da Comissão de Transmudação, à análise da documentação dos agentes de saúde e de endemias que aguardam ter sua efetivação reconhecida, cujo vínculo com o município foi estabelecido através de contrato celetista de trabalho. Estão sendo verificados, junto à Caixa Econômica, os extratos analíticos do FGTS junto à Caixa Econômica e calculados os valores da rescisão contratual dos agentes, que serão liberadas – após a mudança de regime de trabalho, quando for encerrado o contrato individual – por lotes, de acordo com a data de admissão de cada trabalhador.
    
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS de Maceió

sexta-feira, 18 de maio de 2012

PUBLICAÇÃO DAS NOMEAÇÕES EM CARÁTER EFETIVO DOS APROVADOS DE 2008



PORTARIA Nº899 DE 14 DE MAIO DE 2012.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, no uso de suas atribuições, com fundamento nos artigos 16 e 17 c/c o art. 46 inciso I da Lei 4.973 de 31 de março de 2000, Lei nº 5.669 de 28 de dezembro de 2007 e Art. 8º da Lei nº 6.114 de 09 de março de 2012, RESOLVE nomear Elias Ferreira Morais , aprovado (a) em concurso público classificação 28ª, para exercer o cargo de Agente de Combate às Endemias, com provimento em caráter efetivo da Secretaria Municipal de Saúde - SMS do Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal.

JOSÉ CÍCERO SOARES DE ALMEIDA

Prefeito

SÉRGIO LUIZ MAGALHÃES VILLELA

Secretário Municipal de Administração,

Recursos Humanos e Patrimônio

PORTARIA Nº900 DE 14 DE MAIO DE 2012.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, no uso de suas atribuições, com fundamento nos artigos 16 e 17 c/c o art. 46 inciso I da Lei 4.973 de 31 de março de 2000, Lei nº 5.669 de 28 de dezembro de 2007 e Art. 8º da Lei nº 6.114 de 09 de março de 2012, RESOLVE nomear Jakeline Viana da Silva , aprovado (a) em concurso público classificação 501ª, para exercer o cargo de Agente de Combate às Endemias, com provimento em caráter efetivo da Secretaria Municipal de Saúde - SMS do Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal.

JOSÉ CÍCERO SOARES DE ALMEIDA

Prefeito

SÉRGIO LUIZ MAGALHÃES VILLELA

Secretário Municipal de Administração,

Recursos Humanos e Patrimônio

PORTARIA Nº901 DE 14 DE MAIO DE 2012

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, no uso de suas atribuições, com fundamento nos artigos 16 e 17 c/c o art. 46 inciso I da Lei 4.973 de 31 de março de 2000, Lei nº 5.669 de 28 de dezembro de 2007 e Art. 8º da Lei nº 6.114 de 09 de março de 2012, RESOLVE nomear Carlos Henrique Tavares G. dos Santos, aprovado (a) em concurso público classificação 502ª, para exercer o cargo de Agente de Combate às Endemias, com provimento em caráter efetivo da Secretaria Municipal de Saúde - SMS do Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal.

JOSÉ CÍCERO SOARES DE ALMEIDA

Prefeito

SÉRGIO LUIZ MAGALHÃES VILLELA

Secretário Municipal de Administração,

Recursos Humanos e Patrimônio

Maceió, Terça-feira,

15 de Maio de 2012

Diário Oficial

Prefeitura Municipal de Maceió

3

PORTARIA Nº902 DE 14 DE MAIO DE 2012

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MACEIÓ, no uso de suas atribuições, com fundamento nos artigos 16 e 17 c/c o art. 46 inciso I da Lei 4.973 de 31 de março de 2000, Lei nº 5.669 de 28 de dezembro de 2007 e Art. 8º da Lei nº 6.114 de 09 de março de 2012, RESOLVE nomear Perlanio José Sandes dos Anjos, aprovado (a) em concurso público classificação 503ª, para exercer o cargo de Agente de Combate às Endemias, com provimento em caráter efetivo da Secretaria Municipal de Saúde - SMS do Quadro de Pessoal do Poder Executivo Municipal.

JOSÉ CÍCERO SOARES DE ALMEIDA

Prefeito

SÉRGIO LUIZ MAGALHÃES VILLELA

Secretário Municipal de Administração,

Recursos Humanos e Patrimônio


Fonte: Diário Oficial do Município de Maceió

Comissão de Certificação de agentes inicia análise de documentação






A Comissão de Certificação instituída pelo Prefeito Cícero Almeida para finalizar o processo de efetivação de agentes de saúde e de endemias do município dá início, nesta sexta-feira (18), à fase de análise dos documentos entregues pelos profissionais da área na Secretaria Municipal de Saúde para a necessária comprovação do período de trabalho e posterior efetivação.

De acordo com a presidente da Comissão, a Procuradora Setorial da SMS, Dra. Maria José de Almeida Félix, toda a documentação será analisada com base na Emenda Constitucional 51/2006 e pela Lei Federal nº 11.350/2006, que garantem o direito à efetivação a todos aqueles que, à época, tinham contrato de trabalho registrado em carteira, tendo participado de processo seletivo.

A Comissão dará início ao procedimento a partir das 9h, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Saúde (CMS), no 1º andar do prédio da SMS.
    
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS de Maceió

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Corrida por esporte ou estilo de vida requer cuidados para beneficiar a saúde

Muito se fala sobre os benefícios da prática regular da corrida para a saúde e bem estar. Seja no parque, na rua, na orla da praia ou na esteira da academia, correr é uma opção acessível para quem deseja melhorar o condicionamento físico, perder alguns quilos ou apenas manter a boa forma.

Porém, para se beneficiar dessa prática, é necessário fazer uma programação semanal que leva em conta a real disponibilidade de tempo, para que a adoção do esporte não implique em dormir menos que o necessário para a manutenção de uma boa qualidade de vida. Além disso, nem todos sabem que é necessário investir em calçados e roupas apropriadas, incrementar a alimentação para que o corpo enfrente o desgaste gerado, trabalhar o lado psicológico ao se iniciar na prática para que o cansaço das primeiras semanas ou meses não levem à desistência e ainda se informar ou contar com a ajuda de um personal trainer para que o treino seja adequado aos objetivos almejados.

"Além de ser uma ótima atividade aeróbica, que envolve todo o corpo e gera benefícios significativos para a saúde cardiovascular, a corrida é realmente uma das melhores aliadas para se queimar a gordura corporal. Se estiver acompanhada por uma alimentação realmente saudável e balanceada, correr regularmente, com traje apropriado, incluindo tênis de corrida, leva o praticante a perder peso com saúde. No entanto, antes de começar a correr é necessário passar por uma avaliação médica para se avaliar bem o estado físico, pois cada pessoa tem um ritmo diferente e é preciso respeitar quaisquer particularidades, evitando exageros que possam resultar em efeitos negativos à saúde", declara o personal trainer e consultor da farmácia Desejo Saúde (http://www.desejosaude.com.br), Ricardo Mendes.

Inicialmente, a maior queixa entre os novos praticantes podem ser as “fisgadas” na lateral do abdome, em geral do lado esquerdo. Para evitar esse sintoma comum, deve-se aprender a controlar a respiração. Na corrida, o diafragma se expande com a respiração curta e rápida, causando impacto em outros órgãos e a dor passageira. “O correto é inspirar pelo nariz e expirar pela boca da maneira mais lenta possível enquanto se corre, para evitar este incômodo”, afirma Ricardo.

Os benefícios da corrida para a saúde são percebidos rapidamente e vão além da queima de gordura e redução do peso corporal. Nota-se uma melhora nos níveis de colesterol e aumento da capacidade cardiorrespiratória. A circulação sanguínea fica mais ativa, diminuem-se os riscos de infarto e outros problemas do coração. A autoestima melhora e a ansiedade e o estresse diminuem.

Nas academias, é fácil contar com o apoio de profissionais que ensinem a postura correta para a corrida e que formatem um treino apropriado, que vai mudando com o tempo de prática. Já quem vai correr ao ar livre, na rua ou no parque, por exemplo, precisa se atentar para a necessidade de se proteger do sol, com a utilização do protetor solar, boné e óculos escuros, assim como de procurar um personal trainer ou instrutor de confiança para que o treino seja adequado em seus diferentes aspectos -- frequência semanal, tempo de cada sessão de corrida, dificuldades do percurso, aquecimentos, alongamentos e velocidade, entre outros.

“Correr acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo continue queimando mais energia por mais algumas horas após a atividade. É recomendável que os iniciantes variem a intensidade durante o treino, correndo 2 minutos e caminhando por 5, por exemplo. Isso ajuda a eliminar a gordura abdominal e a ir se acostumando gradualmente à corrida, que não é uma atividade fácil como a caminhada”, afirma o personal trainer.

Seguir uma dieta balanceada é fundamental para os corredores. Uma das dicas é consumir antes do treino alimentos ricos em carboidratos complexos, pois sua absorção pelo organismo é mais lenta e a liberação de energia ocorre aos poucos durante a corrida, evitando a hipoglicemia – queda da taxa de glicose no sangue. Iogurte desnatado, frutas ou cereais 15 minutos antes do treino ajudam a evitar a fome no decorrer da corrida. O melhor é optar por frutas que possuem índices glicêmicos (IG) baixos ou moderados como, por exemplo, a banana, a pera, a maçã, a ameixa e o damasco.

Como em toda atividade física, o excesso de treino – seja na intensidade ou na frequência – gera malefícios à saúde, desgaste físico e lesões. O personal Ricardo Mendes ressalta que “o importante não é a quantidade de horas num mesmo dia, mas sim a regularidade do exercício físico no cotidiano da pessoa."

A farmácia Desejo Saúde é dedicada à venda de suplementos alimentares, produtos para atletas, equipamentos e aparelhos de saúde. Oferece produtos voltados à saúde e também informações sobre dietas, exercícios físicos, nutrição e bem estar.

Sobre a Sare Drogarias -- Fundada em 2007, 100% nacional e com a farmácia física localizada na movimentada Rua do Oratório, em São Paulo, a Sare mantém duas farmácias online com portfólios distintos e complementares: Sare Drogarias e Desejo Saúde. A navegação nos sites da Sare Drogarias é simples. Todo o processo de cadastramento e compra não leva mais de alguns minutos e o sistema de pagamento é seguro. Na tela de finalização do pedido o cliente escolhe a modalidade de frete de acordo com os valores e prazos que deseja. A Sare mantém parcerias com os principais laboratórios nacionais e estrangeiros e disponibiliza na Internet um completo portfólio de medicamentos e produtos para a saúde, que são entregues diariamente para todo o território nacional. Para mais informações acesse: http://www.saredrogarias.com.br e http://www.desejosaude.com.br. Curta a página da Sare no Facebook (http://www.facebook.com/drogariaonline) e siga a Sare no Twitter: @saredrogarias.

Fonte: Cada Minuto
Um terço dos adultos tem pressão alta, diz relatório mundial

Diabetes atinge um em cada dez adultos, segundo levantamento da OMS. As duas doenças têm grande impacto sobre o coração


Um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial, ou pressão alta, uma condição que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo, destacou nesta quarta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu relatório anual sobre estatísticas sanitárias. A diabetes, que também tem grande impacto sobre a circulação, atinge um em cada dez adultos.


"Este relatório oferece uma evidência a mais do aumento dramático das condições que desencadeiam os problemas de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento", disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan.


Chan ressaltou o preocupante fato de que "em alguns países africanos, metade da população adulta sofra hipertensão", razão pela qual a OMS quer chamar a atenção para "o crescente impacto das doenças não contagiosas".


Pela primeira vez, o estudo estatístico da OMS inclui informação de 194 países sobre os altos níveis da pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue em homens e mulheres. Os dados revelam, entre outras coisas, que os diagnósticos e os tratamentos baratos destas doenças reduziram o problema nos países desenvolvidos.


A preocupação da organização é que em lugares como a África, onde não são aplicadas estas medidas preventivas, a maior parte das pessoas com estas doenças não sabem que correm um "alto risco de morte e incapacidade por um ataque no coração ou um derrame".


O documento contém também informação sobre níveis de glicose no sangue. A prevalência média global de diabetes está em torno de 10%, mas o índice chega a até um terço da população em alguns países do Pacífico. A OMS lembra que, se não for tratado, a diabetes pode causar doenças cardiovasculares, cegueira e falha renal.


A terceira grande preocupação é o excesso de peso, já que "em todas as regiões do mundo, o número de obesos dobrou entre 1980 e 2008", declarou Ties Boerma, diretor do Departamento de Estatísticas Sanitárias e Sistemas da Informação da OMS. "Hoje, cerca de 500 milhões de pessoas (12% da população mundial) são consideradas obesas", segundo Boerma.


O nível mais alto de obesidade foi registrado na região das Américas (26% dos adultos) e o mais baixo no Sudeste Asiático (3% dos adultos), sendo maior a proporção de mulheres obesas que a de homens. A obesidade aumenta risco de diabetes, problemas de coração e câncer.


A conclusão é que as doenças não contagiosas são atualmente a causa de dois terços das mortes no mundo, e por isso a OMS trabalha em um marco de acompanhamento e uma série de metas voluntárias para prevenir e controlar o problema.


Avanços


O relatório será um dos assuntos abordados na próxima Assembleia Mundial sobre a Saúde da OMS em Genebra (entre os dias 21 e 26 de maio), que também informará os avanços conquistados. Segundo a OMS, desde que se estabeleceram os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU, há mais de uma década, "foi possível um progresso substancial na redução da mortalidade infantil e maternal, em relação ao HIV, à tuberculose e à malária".


A desnutrição infantil ainda é a causa subjacente de aproximadamente 35% das mortes de crianças menores de cinco anos, embora no caso dos países em desenvolvimento tenha sido detectada certa melhora: entre 1990 e 2010 a proporção de crianças dessas idades que apresentavam peso abaixo do recomendável passou de 29% para 18%.


Já a mortalidade entre menores de cinco anos nas últimas duas décadas reduziu 35% no mesmo período. "As reduções foram particularmente impactantes nas mortes por diarreias e por sarampo", destacou a organização.


Especialmente significativo é o dado sobre a África, onde acontece metade das mortes de menores de cinco anos, já que a taxa de redução passou de 1,5% (1990-2010) para 2,8% (2005-2010).


O dado de redução é grande também no que se refere ao número de mortes maternais -- de 543 mil em 1990 para 287 mil em 2010 --, mas a OMS indica que 'a taxa de redução é apenas a metade do necessário para conseguir o objetivo relevante dos ODM'.   

Fonte: Gazeta Web
Excesso de açúcar pode afetar o cérebro, sugere estudo

Ratos que consumiram mais açúcar ficaram com reação mais lenta. Alterações do açúcar no sangue podem afetar aprendizado e memória

Comer açúcar demais pode consumir toda a sua energia cerebral, revelaram cientistas americanos que publicaram um estudo nesta terça-feira (15) no "Journal of Physiology", demonstrando como uma dieta com base em xarope de milho rico em frutose afetou a memória de cobaias.


Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) alimentaram dois grupos de ratos com uma solução contendo xarope de milho rico em frutose -- um ingrediente comum em alimentos processados -- e água potável durante seis meses.


Um grupo de ratos tomou também um suplemento de ácidos-graxos ômega-3, que estimula a memória, na forma de óleo de linhaça ou ácido docosahexaenóico (DHA), enquanto o outro grupo não fez o mesmo.


Antes do início da ingestão de açúcar, os ratos passaram por um treinamento de cinco dias em um complexo labirinto. Os roedores foram colocados novamente no labirinto seis semanas depois de ingerirem a solução doce para ver como se saíam.


"Os animais que não tomaram DHA foram mais lentos e seus cérebros demonstraram um declínio na atividade sináptica", afirmou Fernando Gomez-Pinilla, professor de neurocirurgia na Escola de Medicina David Geffen, na UCLA.


"Suas células cerebrais tiveram dificuldade em enviar sinais entre si, prejudicando sua capacidade de pensar com clareza e lembrar o caminho que tinham aprendido seis semanas antes", acrescentou.


Uma análise mais detalhada nos cérebros dos ratos revelou que aqueles que não foram alimentados com suplementos de DHA também desenvolveram sinais de resistência à insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue e regula a função cerebral.


"Uma vez que a insulina consegue penetrar a barreira sangue-cérebro, o hormônio pode sinalizar os neurônios, gerando reações que comprometem o aprendizado e causam perda de memória", disse Gomez-Pinilla.


Em outras palavras, comer frutose demais pode interferir na capacidade da insulina de regular como as células usam e armazenam açúcar, o que é necessário para o processamento de pensamentos e emoções.


"A insulina é importante no corpo para controlar o açúcar no sangue, mas pode desempenhar um papel diferente no cérebro, onde parece afetar a memória e o aprendizado", disse Gomez-Pinilla.


"Nosso estudo demonstra que uma dieta rica em frutose afeta tanto o cérebro quanto o corpo. Isto é algo novo", acrescentou.


"Nossas descobertas mostram que o que você come afeta como você pensa", emendou Gomez-Pinilla.


"Ingerir uma dieta rica em frutose a longo prazo altera a capacidade do cérebro de aprender e lembrar informações. Mas adicionar ácidos-graxos ômega-3 nas refeições pode ajudar a minimizar os danos", acrescentou.


O xarope de milho rico em frutose é comumente encontrado em refrigerantes, condimentos, comida de bebê e lanches processados.   

Fonte: Gazeta Web

Salmo 95

VINDE, cantemos ao SENHOR; jubilemos à rocha da nossa salvação.

Apresentemo-nos ante a sua face com louvores, e celebremo-lo com salmos.

Porque o SENHOR é Deus grande, e Rei grande sobre todos os deuses.

Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes são suas.

Seu é o mar, e ele o fez, e as suas mãos formaram a terra seca.

Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR que nos criou.

Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,

Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;

Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.

Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.

A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.