quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Comissões vão investigar caos na Saúde e em Oscips

Comissões vão investigar caos na Saúde e em Oscips
 
Após o secretário de saúde de Maceió declarar que a situação da saúde pública na capital está em estado crítico, os novos vereadores decidiram nomear uma comissão para acompanhar os trabalhos da Secretaria de Saúde. A portaria foi publicada na edição desta quarta-feira (30) do Diário Oficial do Município.
 
Segundo a publicação, a comissão foi criada após o conhecimento do caos da saúde e da suspensão de serviços de saúde e demais neces¬sidades essenciais.
 
Os vereadores Tereza Nelma , Cleber Costa de Oliveira, Fátima Santiago, Silvânio Barbosa e Antônio Holanda vão preparar um relatório nos próximos 90 dias acerca da situação da secretaria e do serviço ofertado na capital.
 
Em entrevista ao CadaMinuto no último dia (23), João Marcelo Lyra revelou que quase todos os postos de saúde da capital estão em calamidade pública. Com falta de 80 medicamentos, condições de estrutura precárias e outros problemas, os postos da cidade vivem à beira do caos.
 
O secretário contou que em um diagnóstico realizado por técnicos da secretaria nos primeiros quinze dias de gestão, dos 70 postos em funcionamento que foram avaliados, incluindo o PAM Salgadinho, 90% deles estão em situação crítica.
 
Empresas terceirizadas do município também serão investigadas
 
A Mesa diretora da Câmara Municipal também resolveu criar uma comissão para acompanhar a pro¬blemática em relação às Oscips que prestam serviços essenciais ao município de Maceió nas pastas de Saúde, Educação e Assistência Social. Algumas delas estão com os salários de prestadores atrasados. A portaria também está no Diário Oficial de hoje.
 
Os vereadores Wilson Júnior, Silvania Bar¬bosa, Marcelo Gouveia , João Eduardo Martins e Simone Andrade irão investigar a situação das prestadoras de serviço à prefeitura e emitirá um relatório final em até 90 dias.
 
Fonte: Cada Minuto

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SINDAS/AL


Maceió, AL (31/01/2013) – A direção colegiada do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (SINDAS/AL), emite Nota de Esclarecimento aos trabalhadores Agentes de Saúde de Maceió, na qual detalha o perigo que todos os trabalhadores ACE e ACS de Maceió estão correndo com as atividades ILEGAIS.

 

 

ESCLARECIMENTOS:

 

  1. Esclarece que os Servidores públicos municipais aprovaram, em assembleia geral realizada quinta-feira (17), proposta de reajuste salarial, para todas as categorias, de 15%;
  2. Esclarece que a decisão já foi encaminhada, segunda-feira (21), ao Prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB);
  3. Esclarece que a referida assembleia foi encabeçada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipal, composto pelos Sindicatos Legalmente Constituídos como representantes Legais das Categorias por eles representados: SINDAS/AL, SINDSPREF, SINDISAÚDE, SINDACS/AL, SINTCOMARHP e SINDGUARDA;
  4. Esclarece que estamos propondo um aumento linear. Neste percentual consta a inflação e a diferença que não recebemos em 2012, além do ganho real;
  5. Esclarece que além da pauta econômica o movimento encaminhou pauta específica de reivindicações por sindicato;
  6. Esclarece ainda que é desnecessário e prejudicial aos trabalhadores e ao andamento das negociações a participação de trabalhadores em movimento ILEGAL;
  7. Por fim, esclarece que já esta prevista para sexta-feira dia (25), audiência com o Secretário de Administração de Maceió Jaelson Gomes responsável pelas negociações da Data Base.

 

PARA SUA REFLEXÃO:

 

 

Podem acontecer durante Audiência, Reuniões, assembleias e outras atividades de conciliação do Acordo Coletivo de Trabalho, o questionamento da representatividade de outras entidades sindicais não legalmente constituídas ou que representem outras categorias nas negociações, gerando aos trabalhadores os transtornos de faltas por dias não trabalhados e a ilegalidade de movimento grevista e de qualquer Acordo de Trabalho;

 

 

Nossa orientação é para colaborar com todos os trabalhadores visando o bem de nossa categoria;

 

 

ORIENTAMOS A NÃO PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES EM QUALQUER MOVIMENTO ILEGAL QUE POSSA PRODUZIR PREJUÍZO AOS TRABALHADORES QUE LUTAM POR DIAS MELHORES PARA TODOS OS SERVIDORES;

 

 

É licito tentar desorganizar um movimento UNIFICADO que visa à melhoria de todos os Servidores Públicos Municipal, em detrimento de objetivos pessoais?

 

 

É licito por em risco toda categoria expondo-a a prováveis prejuízos financeiros?

 

 

Não podemos brincar de Sindicalista!

 

 

Devemos fortalecer o MOVIMENTO UNIFICADO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MACEIÓ!!!!!!!

 

Junte-se a nossa luta,

 

Filie-se ao SINDAS/AL!

 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ASSEMBLEIA GERAL NO DIA 30 de Janeiro de 2013

 
O SINDAS-AL no uso de suas atribuições convocam todos Agentes de combate as Endemias e Agentes Comunitário de Saúde de Maceió a comparecerem a Assembleia Geral, que se realizará na Quarta-feira, dia 30 de Janeiro de 2013, às 8:00h, no auditório do Sindicato dos Urbanitários, localizado na Avenida Manoel Moreira e Silva, 54, Farol( na subida da ladeira dos Martírios), Centro, Maceió, Alagoas, com o Movimento Unificado da categoria para debater a seguinte ordem do dia:  CAMPANHA SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS 2013 E OUTROS INFORMES.

Coordenação Geral dos Distritos Sanitários da SMS apresenta nova equipe

 

A Coordenação Geral dos Distritos Sanitários da Secretaria de Saúde de Maceió realizou, nesta segunda-feira (28), no auditório da sede, uma reunião com todas as coordenações do órgão para apresentar os novos técnicos que irão coordenar os Distritos Sanitários do município. Além da apresentação, a reunião teve como objetivo definir os aspectos do modelo que a organização irá admitir e restituir a comunicação entre a sede do órgão e os DS da cidade.
 
Para a coordenadora geral dos Distritos Sanitários, Flávia Melro, a proposta da nova gestão é a reestruturação dos Distritos, seguindo o modelo de saúde de Curitiba (PR). Ela ressalta que apesar de todos os técnicos já fazerem parte da SMS, a escolha das equipes foi feita através de análise curricular.
 
"Além da apresentação da equipe técnica que vai coordenar os Distritosessa foi uma oportunidade importante para discutir as dificuldades enfrentadas pela população com relação ao atendimento e a formulação de melhorias do sistema de saúde pública”, destacou Flávia Melro.
 
Em sua nova formação, a Coordenação terá, à frente dos Distritos, as seguintes colaboradoras: Isabela Lima (1º DS), Adília Pacheco (2º DS), Virgínia Maria dos Anjos (3º DS), Lorena Brandão (4º DS), Gabriela de Araújo (5º DS), Viviane Cristine Cavalcante (6º DS) e Maria do Socorro França (7º DS).
Do encontro, participaram os coordenadores dos Programas das diretorias de Vigilância à Saúde (DVS) e de Atenção à Saúde (DAS), como os de DST/Aids, Saúde Mental, Saúde do Idoso, PSF, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Adolescente, PSE, Programa de Hipertensão e Diabetes, entre outros da SMS.
 
    
Fonte: Assessoria de Comunicação / SMS

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Toledo é exonerado na Saúde e deve assumir vaga em Brasília

Toledo é exonerado na Saúde e deve assumir vaga em Brasília
 
A edição deste segunda-feira (28) do Diário Oficial do Estado, trouxe o decreto do Governador Teotônio Vilela Filho, exonerando, a pedido, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, que agora, irá assumir a vaga deixada pelo prefeito Rui Palmeira na Câmara dos Deputados em Brasília.
 
A exoneração já era esperada, uma vez que a mudança já deveria ter acontecido, mas, em entrevistas, o então secretário, Alexandre Toledo (PSDB), afirmou que ainda estava decidindo o cargo quer assumiria.
 
Na mesma edição do Diário, o decreto do governo também confirmou quem assume a pasta da Saúde. De forma interina, Jorge de Sousa Vilas Boas, assume a secretaria até uma próxima decisão.
 
Ao deixar a secretaria, Toledo reassume o cargo que já ocupou uma vez, quando o atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), se afastou da bancada em Brasília, para se dedicar a campanha.
 
Porém, o retorno as atividades na Secretaria de Saúde, fez com que Alexandre Toledo abrisse espaço para o suplente, João Caldas (PTN) assumir a vaga e permanecendo no cargo até esta data.
 
A data da posse ainda não está marcada, o que deve acontecer nos próximos dias e confirmar as mudanças na bancada alagoana em Brasília. Anteriormente, Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT), assumiu a vaga de deputado federal, substituindo Joaquim Beltrão (PMDB), empossado como prefeito na cidade de Coruripe.
 
Quem também assumiu vaga na Câmara Federal foi o Delegado Polícia Civil e que já esteve em Brasília por quatro anos, Francisco Tenório, substituindo Célia Rocha (PTB), eleita para comandar o executivo na cidade de Arapiraca, onde já foi prefeita por oito anos.
 
Fonte: Cada Minuto

Bombeiros farão levantamento sobre segurança em boates de Alagoas

A tragédia em Santa Maria – que culminou com a morte de 231 jovens – colocou em xeque um problema comum em todo o país: a falta de segurança em boates e casas de shows. Normalmente frequentados por jovens, esses locais são utilizados para a realização de shows, mas acabam funcionando de maneira precária, sem oferecer as mínimas condições de segurança que evitem uma tragédia como a ocorrida no Rio Grande do Sul na madrugada do último domingo.
 
Para evitar que tragédias como essas sejam vivenciadas em Alagoas, o Corpo de Bombeiros iniciou nesta segunda-feira (28) um levantamento para saber quais os estabelecimentos que estão em ordem com documentação e também apresentem todas as estruturas indispensáveis para possíveis situações de emergências. O levantamento deverá ser apresentado à imprensa numa coletiva nesta terça-feira (29).
 
Nessa listagem, os Bombeiros irão analisar se nos locais há extintores de incêndio, bem como outras questões relacionadas à segurança, como saídas de emergência e a metragem das portas, caso seja necessária a evacuação do local em incêndios ou outros problemas na estrutura.
 
De acordo com a capitã Viviane Suzuki, para que um estabelecimento seja liberado para funcionamento é necessária a apresentação de um projeto de segurança que passará por análise do Corpo de Bombeiros.
 
“Esse projeto é entregue e avaliado. Caso haja algo a ser corrigido, a casa de shows será notificada para fazer as modificações. O certificado somente é emitido pela corporação quando todas as medidas de segurança, indispensáveis ao funcionamento, estejam garantidas. Já com relação aos alvarás de funcionamento, isso fica a cargo da prefeitura da cidade”, colocou a capitã.
 
O último caso de incêndio em boate registrado em Maceió aconteceu no dia 26 de junho do ano passado. O Maikai bar e restaurante estava fechado e por volta das 11h30 as chamas começaram a atingir o estabelecimento devido uma pane elétrica. Apesar das grandes proporções do incêndio, ninguém ficou ferido.
 
Tragédia em Santa Maria
 
O fogo na Boate Kiss, em Santa Maria, teria começado por volta das 2h30 de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
 
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
 
Na manhã desta segunda-feira, a polícia deteve um dos donos da boate Kiss e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, conhecido como Kiko. O músico foi preso nesta manhã de segunda-feira (28) em um hospital de Cruz Alta. O vocalista e um responsável pela segurança do palco da banda também foram detidos.
 
Eles tiveram o pedido de prisão temporária de cinco dias decretada. O vocalista do grupo que se apresentava no momento do incêndio foi detido durante o velório do gaiteiro Danilo Jaques na cidade de Mata, na Região Central. O outro proprietário da casa noturna também teve prisão temporária decretada, mas ainda não foi localizado pela polícia.
 
Fonte: Cada Minuto

Cicero Almeida aguarda coletiva de Rui para reagir contra denúncias

Cicero Almeida aguarda coletiva de Rui para reagir contra denúncias

 
Os poucos aliados que o ex-prefeito Cicero Almeida tem ainda ao seu lado revelam, de acordo com o que foi apurado pelo Cadaminuto, preocupação com o futuro de Almeida, as notícias da prisão dos prefeitos de Maragogi e Estrela e o início de críticas mais fortes por parte do atual prefeito de Maceió, Rui Palmeira, deixaram o ex-prefeito em alerta.
 
Um isolamento temporário já estava previsto pelo próprio Almeida, que pretendia deixar o foco por um período de tempo. Mas a atual administração vem aumentando a crítica sobre a “herança” deixada por Almeida na prefeitura e ele já disse aos amigos que irá “se defender”.
 
O que pode desencadear a reação de Almeida é a coletiva, marcada para a próxima quinta-feira, do prefeito Rui Palmeira, onde ele deverá anunciar medidas de emergências e denunciará diversas situações da gestão anterior.
 
Esta coletiva deve ocasionar mais denúncias no Ministério Público, que vem sendo comunicado dos “fatos” encontrados pela atual equipe de governo.
 
Entre os vários itens da coletiva, alguns deles serão as denúncias de contratação e pagamento de Oscips sem contratos, relação da prefeitura com empresas irregulares e superfaturamento na contratação de vários serviços.
 
As ações do MP-AL, pedindo a prisão de ex-gestores por denúncias de corrupção também preocupam Almeida, mas ele já avisou, que após a coletiva de Rui não ficará calado. É aguardar.
 
Fonte: Cada Minuto
 

Redistribuição de leitos obstétricos vai otimizar vagas às gestantes

 
Auditoria começou sábado a detectar com precisão leitos disponíveis.
 
A série de auditorias anunciada pelo secretário de saúde João Marcelo Lyra foi iniciada sábado, 26, por técnicos da SMS, a fim de detectar com precisão o total de leitos disponíveis nas maternidades de Maceió. O trabalho foi feita pelas enfermeiras Carine Duarte e Zenaide Omena, e a odontóloga Naira Honório, começando pela Santo Antônio e Nossa Senhora da Guia, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A auditoria foi uma das medidas enérgicas de diagnóstico dos problemas nas maternidades. Também foi anunciada semana passada a ampliação de leitos na maternidade Paulo Neto. A primeira vistoria ocorreu na Maternidade Escola Santa Mônica, no bairro do Poço. A situação encontrada foi de superlotação, porém, não havia pacientes à espera de atendimento deitados em colchões pelos corredores, situação já constatada anteriormente e que motivou as medidas da prefeitura. A unidade faz parte da rede estadual de saúde, cabendo ao município apenas o credenciamento e fiscalização das unidades de saúde que prestam atendimento pelo SUS.
 
As enfermeiras também auditaram o Alerta Médico, também no bairro do Poço. De acordo com elas, quando as pacientes que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde chegam para iniciar o trabalho de parto, precisam ser encaminhadas para os leitos da rede particular.
 
A vistoria chegou à Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, ainda no bairro do Poço. Enquanto a comitiva atuava coletando as informações, foi comunicado que existem vagas para receber as gestantes, no entanto, não havia médicos especializados em pediatria e obstetrícia para o atendimento.
 
VAGAS
 
No Hospital Geral Santo Antônio, no bairro da Cambona, dos 30 leitos disponibilizados para as pacientes atendidos pelo SUS, sete estavam desocupados. Já no Hospital Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço, dos 45 leitos para o Sistema Único de Saúde, 40 estão ocupados, restando cinco vagas para as pacientes de baixo risco.
 
Segundo a equipe de auditoria, as maternidades que estão com superlotação serão comunicadas das vagas existentes no Hospital Santo Antônio e no Hospital Nossa Senhora da Guia. A vistoria no Hospital Universitário, no Tabuleiro do Martins, foi realizada na sexta-feira (25). A inspeção na Casa Maternal Denilma Bulhões, no bairro Benedito Bentes, não pôde ser realizada em decorrência da falta de energia desde o início da noite de sexta-feira.
 
No domingo a equipe de vistoria visitou as mesmas unidades visitadas sábado, para verificar o cenário em dias distintos.
 
Fonte: Primeira Edição
    

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SINDAS/AL

 

Maceió, AL (22/01/2013) – A direção colegiada do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (SINDAS/AL), emite Nota de Esclarecimento aos trabalhadores Agentes de Saúde de Maceió, na qual detalha o perigo que todos os trabalhadores ACE e ACS de Maceió estão correndo com as atividades ILEGAIS.

 

ESCLARECIMENTOS:

  1. Esclarece que os Servidores públicos municipais aprovaram, em assembleia geral realizada quinta-feira (17), proposta de reajuste salarial, para todas as categorias, de 15%;
  2. Esclarece que a decisão já foi encaminhada, segunda-feira (21), ao Prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB);
  3. Esclarece que a referida assembleia foi encabeçada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Municipal, composto pelos Sindicatos Legalmente Constituídos como representantes Legais das Categorias por eles representados: SINDAS/AL, SINDSPREF, SINDISAÚDE, SINDACS/AL, SINTCOMARHP e SINDGUARDA;
  4. Esclarece que estamos propondo um aumento linear. Neste percentual consta a inflação e a diferença que não recebemos em 2012, além do ganho real;
  5. Esclarece que além da pauta econômica o movimento encaminhou pauta específica de reivindicações por sindicato;
  6. Esclarece ainda que é desnecessário e prejudicial aos trabalhadores e ao andamento das negociações a participação de trabalhadores em movimento ILEGAL;
  7. Por fim, esclarece que já esta prevista para sexta-feira dia (25), audiência com o Secretário de Administração de Maceió Jaelson Gomes responsável pelas negociações da Data Base.

PARA SUA REFLEXÃO:

 

Podem acontecer durante Audiência, Reuniões, assembleias e outras atividades de conciliação do Acordo Coletivo de Trabalho, o questionamento da representatividade de outras entidades sindicais não legalmente constituídas ou que representem outras categorias nas negociações, gerando aos trabalhadores os transtornos de faltas por dias não trabalhados e a ilegalidade de movimento grevista e de qualquer Acordo de Trabalho;

 

Nossa orientação é para colaborar com todos os trabalhadores visando o bem de nossa categoria;

 

ORIENTAMOS A NÃO PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES EM QUALQUER MOVIMENTO ILEGAL QUE POSSA PRODUZIR PREJUÍZO AOS TRABALHADORES QUE LUTAM POR DIAS MELHORES PARA TODOS OS SERVIDORES;

 

É licito tentar desorganizar um movimento UNIFICADO que visa à melhoria de todos os Servidores Públicos Municipal, em detrimento de objetivos pessoais?

 

É licito por em risco toda categoria expondo-a a prováveis prejuízos financeiros?

 

Não podemos brincar de Sindicalista!

 

Devemos fortalecer o MOVIMENTO UNIFICADO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MACEIÓ!!!!!!!

 
Junte-se a nossa luta,

Filie-se ao SINDAS/AL!

Sem repasse, mais de 500 funcionários de Oscip ficam sem salários

Prefeitura promete resolver situação até o fim de semana


Mais de 500 profissionais terceirizados de conselhos tutelares, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão há um mês sem receber salários devido a falta de repasse de verba da gestão do ex-prefeito Cícero Almeida. A informação é da coordenadora administrativa da Tocqueville, Sheila Andrade, que negocia o repasse de salários da prefeitura aos profissionais.
 
“Não é culpa nossa. E nem é culpa da gestão atual da prefeitura. O último repasse, que é feito no quinto dia útil do mês, não foi efetuado”, observou ela, acrescentando que o município está agilizando as nomeações e documentos necessários para que a situação dos colaboradores seja regularizada.
 
De acordo com o vereador Silvanio Barbosa, os funcionários de conselhos tutelares chegaram a paralisar as atividades na manhã desta segunda-feira (21), mas foram convencidos a voltar ainda no início da tarde de ontem.
 
A Tocqueville é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) e tem convênio com a prefeitura para fornecer mão de obra terceirizada para órgãos públicos, como os conselhos tutelares, a Semas e a Semed. Em 2011, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil público para investigar possíveis irregularidades no contrato entre a prefeitura e a Oscip.


Prefeitura promete resolver situação até o fim de semana
 
Procurada pelo TNH1, a Secretaria de Comunicação de Maceió repetiu que o problema foi "herdado" da gestão anterior e afirmou que até o final de semana deve ser apresentada uma solução para normalizar o pagamento aos funcionários terceirizados.
 
Fonte: TNH 1

Instituições federais abrem 1,4 mil vagas de graduação à distância

Os estudantes alagoanos que estão interessados em conseguir um diploma de curso superior terão uma ótima oportunidade de iniciar o caminho para a realização deste sonho em 2013. Serão abertas mais de 1,4 mil vagas de graduação à distância nas instituições federais em Alagoas.
 
Ufal
 
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para o processo seletivo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Cursos de graduação em Sistemas de Informação, Licenciatura em Física, Letras – habilitação Espanhol, Ciências Sociais, Pedagogia e Geografia estão na lista das 900 vagas que serão distribuídas da seguinte maneira: 600 para o primeiro semestre e 300 para o segundo.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Cmissão Pernamente de Vestibular (Copeve) até às 23h59 do dia 13 de fevereiro e os candidatos deverão, obrigatoriamente, marcar em campos apropriados do requerimento o nome do Curso/Polo/Demanda que pretende estudar, podendo optar por apenas uma configuração. Vale reforçar para os candidatos ao curso de Sistema de Informação deverão marcar também a opção por Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
 
A lista das vagas e suas respectivas distribuições por polos pode ser vista no edital de abertura do processo seletivo.
 
Ifal
 
Já o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também está com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro para cursos superiores de graduação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
 
Para concorrer a uma das 525 vagas, distribuídas nos câmpus Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Mata de São João/BA, é necessário ter concluído o ensino médio ou equivalente.
 
Estão sendo ofertados cursos de Letras-Português, Ciências Biológicas e Hotelaria. As inscrições, no valor de R$ 30, serão realizadas exclusivamente pela internet. As provas estão marcadas para o dia 10 de março e o resultado final está previsto para até 10 dias após a realização do vestibular.
Veja maiores informações sobre a seleção para Ifal no edital de abertura da seleção.
 
Fonte: TNH 1

Secretário decreta emergência na compra de medicamentos

João Marcelo Lyra garante desenvolver ações, como a reabertura da Paulo Neto e aumento de 26 leitos no Hospital do Açúcar 



O secretário municipal de Saúde, João Marcelo Lyra, decretou emergência por três meses na compra de medicamentos essenciais. Segundo ele, há quadro caótico instalado nas unidades do Município. Além disso, Lyra informou, em entrevista concedida à Rádio Gazetaweb na manhã desta quarta-feira (23), que ações emergenciais serão feitas dentro de 45 dias. Entre elas, estão a reabertura da Maternidade Paulo Neto e o aumento de 26 leitos para parturientes a serem disponibilizados no Hospital do Açúcar.

De acordo com o secretário, Maceió ainda não convive com a falta de medicamentos, mas encontra-se na iminência, tendo em vista o apelo da população e o desespero frente à imprensa. Por sua vez, a secretaria conseguiu apoio junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), cujo empréstimo dará condições para a compra emergencial dos remédios. “Ao todo, oitenta itens iriam faltar nos postos e precisávamos fazer algo; portanto, decretamos – por três meses – a emergência para a aquisição dos materiais essenciais”, explicou Marcelo.

Há mais de oito anos, Maceió enfrenta inúmeros entraves na área da Saúde; porém, o secretário garantiu que dentro de 45 dias os problemas que necessitam de maior atenção serão sanados por intermédio de ações emergenciais. A primeira delas é a instauração de uma auditoria permanente e contínua nos dias de quinta, sexta, sábado e domingo, para fiscalizar os trabalhos nas unidades. Paralelo a isso, o Município organizará suas finanças.

“Antes, os recursos destinados a determinada área eram desviados para outra, a exemplo da dengue. E outro ponto a avançarmos é a formação de uma comissão técnica para acompanhar o Cora [Complexo de Regulação de Serviços de Saúde], com a maternidade informando em tempo real a saída do paciente”, detalhou João Marcelo.

Superlotação

A superlotação na Maternidade Escola Santa Mônica, que culminou em um parto na recepção da unidade, foi outro ponto elencado pelo gestor. Na oportunidade, ele citou que a reabertura da Paulo Neto, com 40 leitos, e o aumento de 26 no Hospital Usineiros, devem amenizar o sofrimento de gestantes e desafogar a unidade de saúde situada no Poço. O secretário pondera, entretanto, que a Paulo Neto não pode ser aberta se não há critérios.

“Por esta razão, equipes da Vigilância Sanitária e do departamento de Infraestrutura da Secretaria irão a Paulo Neto, amanhã, às oito horas, para avaliar o prédio e fazer pequenos ajustes, mas, por enquanto sem prazo para reabrir a unidade”, informou Lyra ao sinalizar, também, para a construção do Hospital Geral de Maceió, cujo recurso de 100 milhões está em caixa; porém, deve-se pensar na manutenção.

Quanto às Unidades de Pronto Atendimento, Maceió dará início à construção de uma na Cabo Reis e outra no complexo Benedito Bentes, por meio de um convênio entre o governo federal (50%), Estado (25%) e Município (25%).

PAM Salgadinho

Já com relação ao PAM Salgadinho, principal posto de saúde da capital, o gestor afirmou que reformas serão feitas em caráter emergencial, dentro de dois meses. Ele informou ainda que a rede elétrica do local já foi toda reformada. “A partir de agora, não mais haverá apagões dentro do PAM Salgadinho”, garantiu o secretário.

Equipe mínima nas maternidades

No Diário Oficial do Município de hoje, o secretário publicou portaria em que faz alguns ajustes no atendimento e na regulamentação dos leitos nas maternidades públicas de Maceió. De acordo com a publicação, as unidades de saúde que atendem gestantes na capital deverão manter equipe mínima durante 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

As gestantes também deverão, já durante o pré-natal, saber qual maternidade será levada para a paciente dar à luz. E, durante os finais de semana e feriados, equipe de auditores do Sistema Único de Saúde (SUS) do município farão visita nas maternidades, para conferir quais as disponibilidades de leitos e se a equipe mínima está trabalhando corretamente, com um obstetra, anestesista e um pediatra.

“As maternidades que compõem o Sistema Único de Saúde de Maceió deverão informar à Central de Leitos do Complexo Regulador Assistencial a ocupação dos leitos em tempo real, diuturnamente”, informa o secretário, na portaria. E continua que se as unidades não cumprirem com as regras sofrerão sanções e penalidades previstas na regulamentação do SUS. 
 
Fonte: Gazeta Web

SMS intensifica ações de combate a dengue em Maceió

O Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) deu início, no último sábado (19), à intensificação das ações de controle de focos do mosquito Aedes aegypti na capital. Os maceioenses contaram com o desempenho de 200 agentes de endemias espalhados pela cidade procurando orientar e estimular a adoção de uma atitude consciente por parte da população, principalmente nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Mangabeiras, Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Jatiúca e Guaxuma, que vêm apresentando significativos índices de infestação. 

     “Começamos esse reforço hoje devido a maior possibilidade das pessoas estarem em suas casas, pois durante a semana encontramos muitos imóveis fechados. Nosso ideal é diminuir os índices de pendência de imóveis fechados e fazer um tratamento na maior quantidade de lugares possíveis para que o próximo índice de infestação seja reduzido”, encorajou Manoel Gomes, coordenador do Programa.

     Durante a visita, as equipes procuram orientar, conscientizar a população, eliminar os depósitos inservíveis e, quando necessário, tratar os depósitos com larvicida, principalmente nos ralos pouco utilizados.

     “Além de evitar jogar lixo no chão para que a água não fique parada fora de casa, todo mundo deve manter seus depósitos com água sempre cobertos”, destacou Manoel.

     Com o aparecimento dos sintomas – febre alta, dor de cabeça forte, dor atrás dos olhos, perda do paladar, manchas avermelhadas, náuseas e vômitos, entre outros – o coordenador ressaltou também a importância de procurar uma Unidade de Saúde para diagnosticar a doença, que pode ser confundida com uma gripe comum e evoluir para a dengue do tipo hemorrágico.

     Gomes alertou ainda que tanto a água limpa quanto a água suja podem se transformar em focos do mosquito, vetor do vírus, pois a sujeira se acomoda no fundo do depósito e, depois de certo tempo, torna o ambiente favorável para proliferação do mosquito.

     Deise Uchôa, moradora que recebeu a visita de um dos agentes, contou sua preocupação a respeito do alto índice de recusa da entrada de agentes nas residências. “Como eu trabalho na área da saúde tenho uma consciência maior sobre isso, mas infelizmente não adianta que só eu abra as portas da minha casa. É essencial a presença do agente para conscientizar e orientar as pessoas, mas, para isso, é preciso que deixemos os agentes nos ajudarem”, desabafou.

     A ação acontecerá durante vinte dias e, posteriormente, o Programa dará seguimento às atividades normais de combate à dengue em toda cidade. Em caso de suspeita de foco, a população poderá ligar para 0800-284-8189 ou 3315-5457 e informar o local para que uma equipe seja encaminhada.
     
   
     
    Fonte:  Assessoria de Comunicação/SMS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prorrogadas até fevereiro inscrições no Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde

Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde (Quali Conselhos) prorrogou as inscrições de alunos para o dia 8 de fevereiro. Para concorrer a uma das vagas, é necessário ser conselheiro municipal ou estadual de saúde, ser indicado pelo respectivo conselho de saúde, possuir conhecimentos básicos de informática, ter um e-mail e disponibilidade de dez horas semanais para desempenhar as atividades propostas.

A Quali Conselhos é um curso livre nacional promovido pela Vice-Direção de Cooperação e Escola de Governo (VDCEG) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, com o apoio da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública. O objetivo do curso é formar 24 mil alunos em três anos, sendo oito mil por ano entre 2012 e 2014, totalizando 80h na modalidade a distância e 36h de momentos presenciais a cada oferta.

O processo seletivo para a escolha de alunos é organizado em duas etapas: inscrição on-line e postagem de documentos, e a análise dos currículos. Para participar, o candidato deve se inscrever no site da EAD/ENSP. Nesta primeira oferta, são 12 vagas para cada um dos conselhos estaduais (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo) e 10 vagas para os demais estados. Já os conselhos municipais têm entre nove e 12 vagas para as capitais e entre quatro e oito para outras cidades.
 
Fonte: Portal da Saúde

Secretaria Municipal de Saúde anuncia normas para atendimento

O secretário municipal de Saúde, João Marcelo Lyra, anunciou a normatização do atendimento nas unidades maternais da rede credenciada junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a portaria, que será publicada esta semana no Diário Oficial do Município, todas as unidades serão obrigadas a manter equipe mínima composta por anestesiologista, pediatra e ginecologista. A medida visa, sobretudo, garantir o atendimento em todas as unidades maternais e reduzir a superlotação nas unidades consideradas de referência, a exemplo da Maternidade Escola Santa Mônica.

As metas estabelecidas pelo gestor da saúde foram apresentadas na tarde desta segunda-feira (21) durante uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que contou com a presença de representantes de várias unidades, além de técnicos da SMS. O secretário de saúde informou, ainda, que a portaria prevê a realização de auditorias para acompanhar o cumprimento da determinação nas unidades.
João Marcelo Lyra destacou a importância dos parceiros e anunciou medidas austeras que buscam assegurar atendimento de qualidade às gestantes da capital. O secretário citou a desestruturação global da rede de atenção básica, cujo diagnóstico foi apresentado ao Ministério da Saúde, mas voltou a destacar que a nova gestão está empenhada em mudar essa grave realidade.

Ministério da Saúde

Na próxima quinta-feira (24), o secretário de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, chega a Alagoas para avaliar a situação na capital. O representante do MS também deverá intermediar a implantação das medidas anunciadas pelo secretário João Marcelo Lyra.

Além das diretrizes, o gestor informou que negocia junto a duas unidades de saúde a criação de novos leitos de obstetrícia, entre 30 e 50, na capital alagoana. Haverá, também, um reforço na comunicação entre as unidades maternais e o Complexo de Regulação de Serviços de Saúde (Cora), que regula a quantidade de leitos disponíveis no município.

O gestor da saúde municipal classificou as medidas anunciadas como um plano de ação emergencial e voltou a ressaltar a excelência dos parceiros.

Fonte : Cada Minuto
 

MISSA DE 7º DIA

 

Irmãos e irmãs, para quem crê, a morte é apenas mudança de uma aparência passageira, Jesus Cristo nos garante; a saudade triste, que hoje nos aflige, traz consigo a esperança de que um dia nos encontraremos de novo para nunca mais nos separarmos. Amanhã estaremos reunidos para celebrar a Missa de sétimo Dia de falecimento da Srª Vandete Rosa de Souza Bernardo, mãe do Agente de Saúde Josivaldo (Aldo) do 5º Distrito Sanitário , pedindo a Deus que a acolha e a toda sua família dando lhes forças para superar estes momentos difíceis. 



Dia 23/01/2013 às 19:00
Igreja São Judas Tadeu
Bairro: Feitosa 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SINDAS-AL PARTICIPA DA FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS AGENTES DE SAÚDE




Em reunião realizada nos dias 17 e 18 de janeiro de 2013 na sede da Federação Sindical dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico de Porto Alegre, reuniram-se os representantes legais dos Sindicatos dos Agentes de Saúde dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Paraná e Alagoas, este representados pelos Diretores Maurício Sarmento e Almir dos Santos, onde discutiram e deliberaram sobre a Fundação da Federação Nacional da  Categoria  dos  Agentes de Saúde( ACS e ACE), Cuidador de Idoso, Proteção Social e Promoção Ambiental denominada de FENAAC.
Confirmada a Fundação da Federação, foram eleitos os seguintes membros para as seguintes funções:
Presidente - JOSÉ ROBERTO PREBILL (SÃO PAULO)
Vice- Presidente - LUIZ CARLOS ALVES LARA (PARANÁ)
Secretaria Geral - MAURÍCIO SARMENTO (ALAGOAS)
Secretaria Administrativa - RITA DAS DORES DUQUE (MINAS GERAIS)
Secretaria Financeira - JOSIANE RODRIGUES DE OLIVEIRA (PORTO ALEGRE)
Secretaria consultiva- ALMIR DOS SANTOS (ALAGOAS)
COM A FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO ( FENAAC) DEMOS MAIS UM PASSO PARA A UNIÃO DE TODOS AGENTES DE SAÚDE DO BRASIL.
TRABALHADOR FILIE-SE AO SINDAS-AL.

Município reforça ações de combate à dengue em 18 bairros de Maceió

Mobilizadas em atividades pontuais por toda a cidade, as equipes do Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Maceió continuam a realizar a intensificação de ações de controle de focos do mosquito Aedes aegypti na Capital. Para reforçar as ações de campo, os agentes de endemias estarão percorrendo, a partir deste sábado (19), todos os bairros que vêm apresentando significativos índices de infestação, especialmente em áreas nobres, levando orientações e estimulando a adoção de uma atitude consciente por parte da população.
 
A ação deste sábado terá início às 9h e ficará concentrada nos bairros de Ponta Verde, Pajuçara, Ponta da Terra e Poço, que registram um índice de infestação predial maior de 3%. Nesses bairros, os focos do mosquito da dengue foram detectados nos chamados depósitos fixos – tanques, calhas, lajes, etc. – encontrados em canteiros de obras e borracharias.
 
Durante a semana, a atividade se estenderá aos bairros de Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiúca, Mangabeiras, Jaraguá, Centro, Levada, Chã da Jaqueira e Chã de Bebedouro, que também apresentaram índices preocupantes de infestação no 1º ciclo de 2013 do Levantamento de Índice Rápido (LIRAa), realizado no período de 07 a 09 deste mês.
 
Nas visitas – repetidas a cada 20 dias – as equipes procuram, além de orientar e conscientizar a população, eliminar os depósitos inservíveis e, quando necessário, tratar os depósitos com larvicida. Os bairros que já tiveram casos notificados – Tabuleiro (6), Ponta Verde (3), Jatiúca (2), Bebedouro (1), Jacintinho (1), Jardim Petrópolis (1), Pinheiro (1), Poço (1), Prado (1) e São Jorge (1) – está sendo aplicado um bloqueio de transmissão, evitando a proliferação de focos do mosquito e um consequente surgimento de novos casos.
 
“Os agentes do município têm trabalhado para conter o avanço da dengue na Capital, chamando a população a fortalecer essa luta, mantendo-se alerta aos cuidados adequados, especialmente nos locais onde há uma grande necessidade de armazenamento de água. Cada um precisa fazer sua parte”, afirma o coordenador de Endemias da SMS, Paulo Carvalho, ressaltando que o número de casos notificados este ano (18), representa uma redução de 82% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou a notificação de 100 casos.
    
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS

Reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió

No último dia 11 de janeiro do corrente mês o SINDAS-AL, esteve em reunião com o movimento unificado que  tratou sobre nossa data base salarial que será agora em janeiro, nesta reunião o sindicato apresentou nossa pauta de reivindicações,  nesta comissão estão sindicatos: SINDAS, SINDSAÚDE,  SINDSPRF, SINDGUARDA, SINTCOMARHP, SINDACS.
 
 


 
 
 
 

 
 

 

 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

REUNIÃO NO AUDITÓRIO DA SMS

 
O SINDAS-AL, através dos diretores esteveram em reunião com o procurador setorial da SMS de Maceió, Dr. Paulo patriota e a coordenadora do RH a Coordenadora izaline, para tratamos assunto referente a nossa categoria que se encontra sobre a liminar da 2º vara de trabalho, onde ficou acordado na reunião que todos os trabalhadores serão reintegrados aos seus postos de trabalho, o SINDAS-AL solicitar que todos que se encontram nesta situação procurar o setor de Recursos Humanos  na SMS, secretaria de saúde.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ASSEMBLEIA GERAL NO DIA 17 DE JANEIRO DE 2013


O SINDAS-AL no uso de suas atribuições convocam todos Agentes de combate as Endemias e Agentes Comunitário de Saúde de Maceió a comparecerem a Assembleia Geral, que se realizará na Quinta-feira, dia 17 de Janeiro de 2013, às 8:00h, no auditório da antiga reitoria, localizada na Praça Sinimbu, Centro, Maceió, Alagoas, para debater a seguinte ordem do dia:

 

CAMPANHA SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS 2013 E OUTROS INFORMES.

 

Prazo para candidatos se inscreverem no Sisu termina hoje

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam às 23h59 de hoje (11). Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet e, até o encerramento, pode mudar as opções de instituição e curso. A primeira chamada de selecionados está prevista para a próxima segunda-feira (14).
 
Até as 20h de ontem (10), cerca de 1,6 milhão de candidatos fizeram a inscrição no Sisu, de acordo com balanço do Ministério da Educação (MEC). Nesse período, o sistema eletrônico registrou 3,2 milhões de inscrições, já que cada candidato pode fazer duas opções de curso.
 
A primeira edição de 2013 do Sisu oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. Podem concorrer às vagas estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e não tenham tirado nota zero na redação. A nota do Enem é usada como critério de seleção pelas instituições.
 
Os convocados na primeira chamada (dia 14 de janeiro), devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro. Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera para concorrer a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro.
 
As inscrições são feitas no endereço eletrônico do Sisu. Na mesma página, há informações detalhadas sobre o processo de inscrição, notas de corte, vagas oferecidas e sobre como recuperar o número de inscrição e senha no Enem 2012.
 
Fonte: Cada Minuto