Palmeira dos Índios é o primeiro Município alagoano a informatizar o trabalho dos agentes da Saúde
Desde o último mês, os profissionais passaram a receber aparelhos de tablets que irão facilitar o atendimento à população durante as visitas domiciliares.
Por Ascom
Os avanços na saúde pública de Palmeira dos Índios está entre as
prioridades da Prefeitura Municipal em relação à qualidade de vida da população.
Além da revitalização e abastecimento de insumos nos postos, a gestão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem buscado alternativas inovadoras para melhorar o atendimento. Neste sentido, uma das iniciativas mais importantes é a implantação pioneira do Sistema AtendSaúde na cidade, que consiste na informatização das atividades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Desde o último mês, os profissionais passaram a receber aparelhos de tablets que irão facilitar o atendimento à população durante as visitas domiciliares, acelerando a coleta de dados e melhorando a assistência. Segundo ressalta o prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro, o Município é o primeiro em Alagoas implantar esta tecnologia. A entrega dos aparelhos foi iniciada em setembro e, neste primeiro momento, 100 agentes já foram capacitados. No entanto , a expectativa é de que todos os ACS passem a usar a ferramenta no trabalho.
“Palmeira é o primeiro a utilizar essa tecnologia em Alagoas. A ideia principal aqui é a economia proporcionada. Temos uma população de 100 mil habitantes e necessitaríamos, em 3 meses, de aproximadamente um milhão de impressos para as visitas domiciliares, apenas para trabalho dos ACS. Com o uso de tablets há a economia do papel impresso e a comodidade de material levado pelos agentes, diminuindo consideravelmente o peso nas mochilas dos mesmos. Sendo assim, há uma diminuição real e imediata de custos”, ressaltou James Ribeiro.
O titular da SMS, Aerton Lessa, também destacou os benefícios da implantação do AtendSAÚDE para o Município. “Para a gestão, as melhorias trazidas pela ferramenta são as melhores, permitindo maior rapidez e segurança tanto para os agentes, quanto para a população. O programa auxilia nas tomadas de decisões e possibilita ações mais eficazes, pois as informações são repassadas em tempo real. Além da diminuição na quantidade de impressos que teriam que ser providenciados”, colocou o gestor.
A agente Lúcia Moraes, lotada do Posto de Saúde São Cristóvão II, relatou a experiência com a nova forma de atender a população palmeirense. "Sou agente há 21 anos, cumpro com meus deveres e obrigações, sempre procuro dar o melhor de mim. Agora com a nova mudança, com os tablets, irá facilitar nosso dia a dia. Pois, anteriormente, precisávamos preencher bastantes papeis e agora vai ser maravilhoso", salientou a profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário