quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CENTRAIS REFORÇAM CAMPANHA DE ENFRENTAMENTO DO DENGUE





As Centrais Sindicais CGTB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT irão reforçar a mobilização no combate a dengue. O apoio foi definido durante reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou a importância das entidades utilizarem suas ferramentas de comunicação para divulgar informações sobre sinais e sintomas, como eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti e orientações para procurar serviços de saúde e não tomar medicamentos por conta própria.
Também foi debatido que os sindicatos filiados as Centrais também entrarão na campanha divulgando as peças da campanha do Ministério da Saúde contra a dengue em produtos e veículos de comunicação – como e-mails, newsletter, publicações, sites e mídias sociais.
Os materiais estão disponíveis para serem utilizados livremente pelas entidades sindicais e parceiros em suas iniciativas e podem ser retirados no http://www.combatadengue.com.br/material-da-campanha.
“Os dirigentes são lideranças importantes e contamos com o engajamento de cada entidade, que tem representação nos conselhos de saúde e comunidades de bairros”, disse Padilha na reunião realizada no último dia 24 de janeiro, ressaltando que a convocação do 1º de Maio Unificado das Centrais nos estados será um bom momento para mobilizar o movimento sindical no combate à dengue.
O representante da CGTB no Conselho Nacional de Saúde (CNS), Jorge Venâncio, saudou na reunião a iniciativa de Alexandre Padilha. “O que o ministro está fazendo agora é tentar mobilizar os vários setores para ir à luta, enfrentar o problema. Eu considero isso muito positivo e cumprimentei o ministro pela postura de mobilizar a sociedade”, falou Jorge.
“O que é importante dizer para a população não é que não dá para erradicar o mosquito e sim que é preciso juntar todo mundo para ir à luta para que a dengue não se espalhe. É preciso ficar de olho em tudo que é canto que possa ter depósito de água. Mobilizar a sociedade para isso. Parece que o mosquito vai ficar em algum lugar sujo, mas não é isso. Ele vai exatamente para os lugares limpos. Se tiver água parada e limpa, pode ter mosquito”, explicou Venâncio.
Jorge ressaltou que é preciso vigilância total para observar os lugares onde possam ter criadores de mosquitos “em tudo quanto é lugar. Em casa, no trabalho, caixas d’água sem tampa. Qualquer lugar deste tipo tem que ficar de olho. Quanto menos espaço para o mosquito menos gente vai morrer”.
“A pedido do Ministério da Saúde quero solicitar que os sindicatos filiados à CGTB façam parte dessa mobilização. Aqueles que têm página na internet e jornais periódicos é importante aderirem a campanha colocando o logo do combate a dengue nos seus materiais e espalhem essas informações em todos os lugares possíveis”, enfatizou Jorge Venâncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário