sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Vacinação antirrábica canina e felina terá Dia “D” neste sábado

 
Visando prevenir a transmissão da raiva urbana transmitida por cães e gatos em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e da coordenação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará neste sábado (24), o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A abertura oficial da campanha será às 8h, no próprio CCZ, que se localiza no Loteamento Campos dos Palmares, na Cidade Universitária. O objetivo da campanha é imunizar cerca de 120 mil animais na capital alagoana.
 
Ao todo, serão disponibilizados, das 8h às 17h, 200 postos de vacinação espalhados pela cidade, instalados nas unidades de saúde e em locais como escolas e associações de moradores, facilitando o acesso à imunização dos animais. Para atingir a meta da campanha, a SMS estará mobilizando 840 vacinadores, 9 Médicos Veterinários e 53 técnicos de apoio aos postos, além do Programa Municipal de Imunização.
 
“A campanha faz um alerta e ressalta a importância dos proprietários levarem seus animais para vacinar, reforçando assim a imunidade contra a doença, especialmente pelas consequências que pode trazer ao ser humano”, ressalta o coordenador do CCZ, Charles Nunes e Silva.
 
A Coordenação do CCZ alerta, porém, que cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 60 dias de nascido e a imunização é contraindicada em animais com sinais de doença sistêmica (sarna generalizada, vômito, diarreia, caquexia, entre outras) ou fêmeas em período de gestação. Além disso, os proprietários que tiverem dificuldade para deslocar seu animal até o local de vacinação, poderão solicitar ao vacinador, a visita do CCZ para imunização no domicílio. O pedido será submetido à avaliação da Coordenação de Ações de Controle da Raiva do CCZ, para ser incluído ou não nas ações de rotina do órgão.
 
Se por algum motivo os proprietários não puderem vacinar seus animais no Dia D, poderão fazê-lo, no período de 26 a 30 deste mês, mas apenas no Centro de Controle de Zoonoses e em uma unidade de cada Distrito Sanitário. Para fechar a programação, as equipes de vacinadores trabalharão com postos volantes, instalados nos dias 01 e 02 de dezembro na área externa (estacionamento) dos shoppings Maceió (antigo Iguatemi) e Pátio Maceió, onde serão realizadas também feiras de adoção com cães e gatos do CCZ.
 
Doença - A raiva é causada por um vírus (Rhabdovírus), que se multiplica e se propaga, via nervos periféricos, até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplica. A forma mais comum de transmissão é através de contato com saliva de animal raivoso, seja por mordeduras ou lambeduras de mucosa e, até mesmo, por arranhaduras. Em áreas urbanas, o cão é o principal responsável pelas transmissões (quase 85% dos casos), seguido do gato.
 
O período de incubação da doença, no homem, varia de duas a dez semanas (em média, 45 dias). Uma vez infectado, não há tratamento específico e a letalidade é de 100%. O tratamento aplicado visa minimizar o sofrimento do paciente. Por seu caráter incurável, é imprescindível a realização da vacinação em gatos e cães.
  
Fonte:Assessoria de Comunicação/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário