quarta-feira, 30 de abril de 2014

1º DE MAIO DIA DO TRABALHADOR


 O SINDAS-AL parabeniza a todos os Agentes de Saúde (ACE e ACS) pela passagem do Dia 1º de Maio Dia do Trabalhador. Aproveitem para comemorar e fazer uma reflexão sobre as conquistas históricas da nossa categoria, pois sabemos a importância de lutarmos pela manutenção e ampliação dos nossos direitos trabalhistas.

somos fortes quando unidos lutamos por nossos direitos”.

FELIZ DIA DO TRABALHADOR !!!

CEREST SE PREPARA PARA CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO TRABALHADOR

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou na manhã dessa terça-feira (29), no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no Centro, o II Encontro Preparatório para a elaboração de propostas a serem apresentadas na 1ª Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da I Macrorregião, que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso. 
Evento aconteceu no INSS
Evento aconteceu no INSS
O evento teve como objetivo eleger 24 delegados, sendo 12 usuários, seis trabalhadores e seis gestores/prestadores de serviços, que irão levar propostas aprovadas na plenária municipal para a plenária estadual e em seguida, as propostas seguirão para a Conferência Nacional, onde será decidida sua implementação. O tema central da conferência de 2014 é “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e dever do Estado”. O evento nacional ocorrerá no período de 10 a 13 de novembro, em Brasília.
A plenária de abertura contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citonio e do Coordenador do Cerest Municipal, Álvaro Pinto de Azevedo. “Hoje é um momento ímpar para o controle social, pois ele se fortalece na construção de propostas que irão beneficiar a saúde do trabalhador”, afirmou.
Sônia Moura, apoiadora estadual das redes de atenção à saúde (SAS) do Ministério da Saúde (MS), ministrou uma palestra sobre a implementação da política estadual de saúde do trabalhador e da trabalhadora, que tem como principal eixo o fortalecimento da participação do trabalhador no controle social e nas ações de saúde. 
Saúde do Trabalhador 
A 4ª Conferência Nacional tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da política nacional de saúde do trabalhador. Nesse sentido, as macrorregiões devem se organizar para deliberar sobre sua proposta de organização e formar as comissões que irão atuar. Essas comissões serão compostas da seguinte maneira: Comissão Executiva (oito membros), Comissão Organizadora (24 membros), Comunicação e Mobilização (21), Formulação e Relatoria (19). Todas elas contarão com suporte técnico do Cerest e dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde.
Essa etapa macrorregional tem uma importância fundamental nesse processo de construção de políticas públicas, pois é nesse período que serão analisadas as prioridades constantes no documento orientador, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), e a partir daí poderão ser formalizadas as propostas para municípios, macrorregiões, Estados e União para a prevenção de agravos decorrentes das atividades laborais dos trabalhadores formais e informais, rurais e urbanos. 
Fonte:  Ascom/SMS

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vacinação contra a gripe irá imunizar idosos em domicílio


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), deu início, na última terça-feira (22), a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é vacinar, até o dia 09 de maio, pelo menos 80% do público-alvo da campanha em Maceió, o que corresponde a mais de 200 mil pessoas.
 
Vacina contra a gripe.  Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Para garantir ao público- alvo a sua dose de proteção contra a doença, o PNI vem realizando agendamentos para a aplicação de vacinas em domicílio, promovendo a imunização de idosos que se encontram acamados e, portanto, não podem se locomover até um posto de vacinação. O agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone 3315-5221, de 8 às 14h.

“Acreditamos que esse período de vacinação será estendido, de modo que consigamos contemplar todos os idosos de Maceió que precisam ser vacinados em casa”, afirma Júlia Oliveira, coordenadora do PNI do Município.

Além dos idosos, o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu como público- alvo da campanha crianças de seis meses a 05 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com 45 dias pós-parto), reeducandos e funcionários do sistema prisional, além de povos indígenas e portadores de doenças crônicas como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica).

“A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), por isso, é fundamental que todas as pessoas que integram o público-alvo da campanha sejam imunizadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe e a principal forma de prevenção é a vacinação”, explica Júlia. 

As unidades de saúde da capital já foram abastecidas e as pessoas que precisam tomar a vacina podem procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência ou os shoppings Pátio Maceió e Maceió Shopping, além dos supermercados Bompreço (Gruta e Buarque de Macedo) e G Barbosa (Praia e Tabuleiro). Durante a campanha também haverá equipes nos hospitais da capital e interior do estado para vacinar os profissionais de saúde.

Dia D

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a Campanha de Vacinação contra a Gripe realizando, no próximo sábado (26), o Dia D de mobilização. No Dia D, a vacina ficará disponibilizada, das 8h às 17h, em 57 unidades de saúde. A vacinação acontece também em postos volantes instalados nos Shoppings Pátio Maceió e Maceió Shopping, nos hipermercados Bompreço da Gruta e Buarque de Macedo e supermercados G Barbosa – Praia e Tabuleiro – no horário de funcionamento desses estabelecimentos.

Fonte: Ascom / SMS

quinta-feira, 24 de abril de 2014

INGRESSOS AOS ASSOCIADOS

 
O SINDAS-AL está disponibilizando para 100 associados, ingressos para assistir um espetáculo do Le Cirque.Os interessados compareçam amanhã dia 25/04/14 na sede do Sindicato das 9h00 às 12h00 para pegar o seu ingresso.

Horário da apresentação: sexta, às 15h00.

Frente Nacional realiza primeira reunião e discute mobilização em Brasília




Da esq. p/ dir.: Lindolfo Neto, José Roberto Prebill, Jorge Venâncio e Dr. Gabriel Santoro (Crédito: Erick Vizoki)

Às vésperas de completar 1 ano (19/04), a Fenaac realizou, na manhã do dia 15 de abril (terça-feira), a primeira reunião com a CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil) com o intuito de articular ida à Brasília para tentar angariar apoio de senadores e deputados federais na criação de uma Frente Parlamentar Mista. A iniciativa é uma das estratégias da Frente Nacional em Prol do Piso Nacional dos ACS e ACE, criada no ano passado pelo presidente da Fenaac e do Sindicomunitário-SP, José Roberto Prebill, após parlamentares que compõem a base de apoio da presidente Dilma Rousseff conseguir barrar, por três vezes em apenas dois meses (outubro e novembro), a votação da PL 7.495/06, que estabelece um piso salarial nacional para a categoria.

Estiveram presentes Lindolfo Luiz dos Santos Neto (secretário nacional de Finanças) e Jorge Venâncio (secretário nacional da Saúde do Trabalhador), ambos da CGTB, além de diretores da Fenaac e do Sindicomunitário-SP e o assessor jurídico das duas entidades, Dr. Gabriel Santoro. O encontro foi coordenado por Roberto Prebill.




Roberto Prebill faz a abertura do encontro e apresenta as propostas para diretores da Fenaac e Sindicomunitário-SP e para os representantes da CGTB (Crédito: Erick Vizoki)


Dívida interna

Também discutiu-se outras estratégias, como conseguir apoio de prefeituras de todo o País para pressionar a votação do PL 99/2013, que trata da renegociação da dívida dos estados e municípios brasileiros. Segundo os representantes da CGTB, a dívida da União com estados e municípios é o principal fator para a falta de investimento em direitos sociais dos cidadãos brasileiros, entre eles a área da Saúde.

“A Saúde está muito ruim no momento atual e a tendência é piorar bastante este ano. Essa é a realidade bem concreta, não estou querendo pintar nada de cor-de-rosa aqui para vocês”, disse Jorge Venâncio. “Eles (governo) estão tirando dinheiro da Saúde para pagar o tal do superávit primário, que é exatamente isso: é a cota que os bancos cobram do governo”, explicou.

“Os juros no Brasil estão cerca de 5 ou 6% acima da inflação. Ou seja, está se deslocando dinheiro para quem já tem e apertando em relação ao povo”, concluiu o secretário da CGTB.

“A opção pela política econômica do governo é uma opção para facilitar a atividade do sistema financeiro (bancos)”, levantou Neto.

O secretário de Finanças citou números divulgados pelo movimento Auditaria Cidadã da Dívida, que informa que do Orçamento Geral da União, de 2012, em mais de R$ 1,7 trilhão, 43,98% foram destinados a pagar juros e amortizações da dívida. Para a saúde, foram destinados apenas 4,17%. Segurança pública ficou com 0,39%, educação com 3,34% e habitação com 0,01%. A segunda maior fatia ficou com a Previdência Social, para qual foram 22,47%.




Gráfico divulgado pelo movimento Auditoria Cidadã da Dívida: de um orçamento de R$ 1,7 trilhão, 43,98% vão para os bancos e 4,17% para a Saúde.

“Agora iremos elaborar um documento e enviar para os sindicatos filiados à Fenaac e simpatizantes para que também mandem sugestões dentro de um prazo determinado”, informou o presidente Roberto Prebill.

Ao final do encontro ficou decidido que haverá uma nova reunião, com uma comissão menor, e será elaborado um novo documento baseado nas colaborações das outras entidades.

Os representantes da CGTB se comprometeram a contatar outras centrais sindicais, que já haviam manifestado seu apoio, para que colaborem com recursos que garantam a viagem de outras lideranças e representantes de ACS e ACE de todo o Brasil à Brasília e dar continuidade à mobilização junto aos parlamentares do Congresso Nacional e outras autoridades.

A data da viagem ainda não foi definida, mas deverá acontecer no mês de maio.

Assista trechos da Reunião:

https://www.youtube.com/watch?v=Qy0k1yBDl1A

TODOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO INCA

O Governo Federal quer entregar a gestão do INCA para uma Empresa de Direito Privado. O INCA, apesar das dificuldades enfrentadas por conta do subfinanciamento, é conhecido por sua excelência no atendimento. Para que o Instituto se mantenha com a mesma qualidade é necessário apenas que o Governo Federal cumpra seu papel, realize concurso público, valorize a categoria de profissionais da saúde e forneça o devido financiamento ao Hospital. A prática de abandonar hospitais públicos para depois apresentar a "solução mágica" da privatização é antiga e já se mostrou totalmente prejudicial para a população que necessita do SUS. Precisamos repudiar esta proposta do governo e cobrar um tratamento sério com a saúde, com os investimentos necessários e realização de concurso público! 


Acompanhe a luta dos servidores e pacientes do INCA:



sexta-feira, 18 de abril de 2014

FELIZ PÁSCOA!!!

A espiritualidade deve ser vivida todos os dias, quando entendemos o que realmente significa a Páscoa e colocamos esse ensinamento em prática em nosso dia-a-dia o mundo ao nosso redor se transforma, a renovação trazida pela Páscoa se faz presente em nossa vida.

Nesta Páscoa, O SINDAS-AL deseja a todos muita paz e harmonia. 

Feliz Páscoa!



terça-feira, 15 de abril de 2014

O SINDAS-AL estará presente no Fórum Alagoano Em Defesa do SUS e Contra a Privatização


O Fórum Alagoano Em Defesa do SUS e Contra a Privatização em conjunto com Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais vêm por meio deste, convidar a população alagoana à participar do seminário “A Privatização da Saúde em Alagoas: EBSERH e OSs”, no qual será debatido teórica e juridicamente as formas de privatização da saúde pública em nosso Estado. Com a participação de Eduardo Varandas – Procurador Chefe do Ministério Público da Trabalho da Paraíba – e Valéria Correia – Professora da UFAL Pós-Doutora em privatização da saúde. A ser realizado a partir das 8h, no do dia 24 de abril de 2014, no auditório do CSAU-UFAL.


terça-feira, 8 de abril de 2014

ATO DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Foto de Fórum em Defesa do SUS e Contra a Privatização.



Nesse dia mundial da saúde, viemos mostrar que somos contra as Organizações Sociais (OSs), contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), contra as Comunidades Terapêuticas, contra as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), contra as Parcerias Público Privadas (PPPs), contra a COPA e a favor de mais recursos para a Saúde Pública, a favor de que o recurso público para a saúde seja aplicado apenas no setor público estatal de saúde!!

quinta-feira, 3 de abril de 2014

LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE


O SUS é uma das maiores conquistas dos brasileiros por garantir legalmente o direito de todos e todas à saúde, mas os governos não implantam os serviços necessários para que ele funcione bem e chuta a bola de privatizações, repassando os serviços de saúde para entidades privadas como as Organizações Sociais (OSs) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

No dia 07 de Abril - DIA MUNDIAL DA SAÚDE,  acontecerá um Ato Público no calçadão da Rua do Comércio a partir das 08:00h, contra a Privatização da Saúde, contamos com a presença de todos.

PARTICIPEM DESTA LUTA!

 " O SUS é nosso, ninguém tira da gente, direito garantido não se compra, nem se vende! "

quarta-feira, 2 de abril de 2014

RETROATIVOS

COMUNICADO URGENTE

Prezados Companheiros,

O SINDAS/AL, solicita de seus filiados que tiverem processos de Diferença salarial; Restituição de Faltas; Anuênios; Abono família; Insalubridade; Verbas Irrenunciáveis e Verbas Rescisórias, e que estejam, pendentes de pagamento retroativo, que compareça a nossa sede situada a Rua Barão de Penedo, 213, sala 06, Centro, Maceió/AL, munidos de copia dos protocolos, para reavermos estes valores aos servidores!

Sem mais,
Saudações Sindicais!

Mauricio Sarmento da Silva

Secretário Geral do SINDAS/AL

terça-feira, 1 de abril de 2014

SINDAS-AL NOTICIA FALECIMENTO


É com pesar e tristeza que noticiamos o falecimento de mais um companheiro, IÊDO CÂNDIDO (estava aguardando a decisão judicial), onde toda a direção do SINDAS-AL se solidariza e envia suas condolências a todos seus familiares.
Não podemos questionar as razões, temos que apenas aceitar as coisas da melhor maneira possível. Ele partiu para o descanso, cumpriu seus afazeres neste plano, agora tudo que ele precisa é continuar em outro lugar e, com certeza, não deixará de olhar para quem ficou para trás.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressureição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá....
João 11:25-26