quarta-feira, 30 de abril de 2014

CEREST SE PREPARA PARA CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO TRABALHADOR

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou na manhã dessa terça-feira (29), no auditório do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), localizado no Centro, o II Encontro Preparatório para a elaboração de propostas a serem apresentadas na 1ª Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da I Macrorregião, que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso. 
Evento aconteceu no INSS
Evento aconteceu no INSS
O evento teve como objetivo eleger 24 delegados, sendo 12 usuários, seis trabalhadores e seis gestores/prestadores de serviços, que irão levar propostas aprovadas na plenária municipal para a plenária estadual e em seguida, as propostas seguirão para a Conferência Nacional, onde será decidida sua implementação. O tema central da conferência de 2014 é “Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e dever do Estado”. O evento nacional ocorrerá no período de 10 a 13 de novembro, em Brasília.
A plenária de abertura contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávia Citonio e do Coordenador do Cerest Municipal, Álvaro Pinto de Azevedo. “Hoje é um momento ímpar para o controle social, pois ele se fortalece na construção de propostas que irão beneficiar a saúde do trabalhador”, afirmou.
Sônia Moura, apoiadora estadual das redes de atenção à saúde (SAS) do Ministério da Saúde (MS), ministrou uma palestra sobre a implementação da política estadual de saúde do trabalhador e da trabalhadora, que tem como principal eixo o fortalecimento da participação do trabalhador no controle social e nas ações de saúde. 
Saúde do Trabalhador 
A 4ª Conferência Nacional tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da política nacional de saúde do trabalhador. Nesse sentido, as macrorregiões devem se organizar para deliberar sobre sua proposta de organização e formar as comissões que irão atuar. Essas comissões serão compostas da seguinte maneira: Comissão Executiva (oito membros), Comissão Organizadora (24 membros), Comunicação e Mobilização (21), Formulação e Relatoria (19). Todas elas contarão com suporte técnico do Cerest e dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde.
Essa etapa macrorregional tem uma importância fundamental nesse processo de construção de políticas públicas, pois é nesse período que serão analisadas as prioridades constantes no documento orientador, elaborado pelo Ministério da Saúde (MS), e a partir daí poderão ser formalizadas as propostas para municípios, macrorregiões, Estados e União para a prevenção de agravos decorrentes das atividades laborais dos trabalhadores formais e informais, rurais e urbanos. 
Fonte:  Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário