sexta-feira, 25 de abril de 2014

Vacinação contra a gripe irá imunizar idosos em domicílio


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), deu início, na última terça-feira (22), a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é vacinar, até o dia 09 de maio, pelo menos 80% do público-alvo da campanha em Maceió, o que corresponde a mais de 200 mil pessoas.
 
Vacina contra a gripe.  Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Para garantir ao público- alvo a sua dose de proteção contra a doença, o PNI vem realizando agendamentos para a aplicação de vacinas em domicílio, promovendo a imunização de idosos que se encontram acamados e, portanto, não podem se locomover até um posto de vacinação. O agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone 3315-5221, de 8 às 14h.

“Acreditamos que esse período de vacinação será estendido, de modo que consigamos contemplar todos os idosos de Maceió que precisam ser vacinados em casa”, afirma Júlia Oliveira, coordenadora do PNI do Município.

Além dos idosos, o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu como público- alvo da campanha crianças de seis meses a 05 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com 45 dias pós-parto), reeducandos e funcionários do sistema prisional, além de povos indígenas e portadores de doenças crônicas como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica).

“A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), por isso, é fundamental que todas as pessoas que integram o público-alvo da campanha sejam imunizadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe e a principal forma de prevenção é a vacinação”, explica Júlia. 

As unidades de saúde da capital já foram abastecidas e as pessoas que precisam tomar a vacina podem procurar o centro de saúde mais próximo de sua residência ou os shoppings Pátio Maceió e Maceió Shopping, além dos supermercados Bompreço (Gruta e Buarque de Macedo) e G Barbosa (Praia e Tabuleiro). Durante a campanha também haverá equipes nos hospitais da capital e interior do estado para vacinar os profissionais de saúde.

Dia D

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a Campanha de Vacinação contra a Gripe realizando, no próximo sábado (26), o Dia D de mobilização. No Dia D, a vacina ficará disponibilizada, das 8h às 17h, em 57 unidades de saúde. A vacinação acontece também em postos volantes instalados nos Shoppings Pátio Maceió e Maceió Shopping, nos hipermercados Bompreço da Gruta e Buarque de Macedo e supermercados G Barbosa – Praia e Tabuleiro – no horário de funcionamento desses estabelecimentos.

Fonte: Ascom / SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário