quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Hemoal realiza Campanha durante feriados



Instituição quer suprir estoque durante feriados da Independência do Brasil e Emancipação Política de Alagoas

O estoque de sangue no Hemoal é baixo
O estoque de sangue no Hemoal é baixo
Com o propósito de garantir sangue suficiente para atender a demanda transfusional durante os feriados da Independência do Brasil (7/09) e Emancipação Política de Alagoas (16/09), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza a Campanha Doação de Sangue: Compromisso Social com a Vida. A abertura do evento, que será realizado até o próximo dia 06 de setembro, acontece nesta sexta-feira (30), às 10 horas, com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, do secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas e da diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes.

Por meio de mais esta campanha, a direção do Hemoal espera formar um estoque de sangue estratégico, já que são necessárias no mínimo 300 bolsas diárias, visando atender com eficiência os hospitais e maternidades públicas do Estado, a exemplo do Hospital Geral do Estado (HGE) e Maternidade Escola Santa Mônica. A expectativa é obter cerca de 100 doações diárias, superando as 40 habituais, que são recebidas em dias convencionais, segundo destaca Verônica Guedes.

“Apenas 2% dos alagoanos que estão na faixa dos 16 aos 67 anos são doadores fidelizados. Por isso, temos que realizar campanhas pontuais para estabilizarmos nosso estoque, pois trabalhamos com a prevenção e precisamos captar novos doadores, pois nos feriados o consumo de sangue aumenta até três vezes, quando comparados aos dias normais”, destaca Verônica Guedes, ao informar que os doadores irão receber uma camisa da campanha.

Como doar - Somente os candidatos à doação com idade igual ou superior 16 anos, com peso igual ou superior a 50 kg, e portando um documento de identificação com foto, poderão se candidatar à doação sanguínea. Segundo especificação do Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação voluntária também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal bem alimentado. Para voltar a doar sangue, os homens devem respeitar um prazo de dois meses, e para as mulheres o período corresponde a três meses. Elas são impedidas de se candidatar à doação sanguínea quando estiverem grávidas ou amamentando.

No caso dos menores de 18 anos, é necessário ter a companhia dos pais ou devem portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis. Eles também necessitam de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal .

Onde doar


As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O órgão está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. Também é possível realizar a doação no Hemoal Farol, que está localizado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário