quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Sindas-AL inicia os trabalhos no Conselho Estadual de Saúde

Maurício Sarmento, Cristiano Firmino e Clodoaldo Guimarães são os novos conselheiros estaduais da Saúde. Eles representam os trabalhadores da saúde no Novo Conselho.


Sindas-AL - Lázaro Calheiros

1ª reunião do Conselho Estadual de Saúde ocorreu no CRP-AL, em Maceió (Foto: Lázaro Calheiros/Ascom Sindas-AL)
Três companheiros do Sindas-AL foram empossados na última sexta-feira (26) como Conselheiros Estaduais de Saúde, o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindas-AL), Mauricio Sarmento, o da União dos Agentes de Saúde de Alagoas (UNIASAU-AL), Cristiano Márcio Firmino de Lima, e o Conselheiro-Suplente Clodoaldo Vieira Guimarães.

Após a solenidade de posse, os conselheiros participaram nesta quarta-feira (1), da 158ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES-AL) realizada na sede do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP-AL), em Maceió.
Sarmento, Firmino e Guimarães representarão os trabalhadores e trabalhadoras da Saúde de Alagoas, assim como os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), no biênio 2014/2016 da nova composição do CES-AL.
Mauricio Sarmento (em destaque), Cristiano Firmino e Clodoaldo Guimarães representam os Trabalhadores da Saúde no CES-AL (Foto: Lázaro Calheiros/Ascom Sindas-AL)
1ª Reunião do Novo CES-AL
O presidente do CES, José Wilton da Silva, conduziu essa que foi a primeira reunião do biênio 2014/2016. Os trabalhos começaram às 14h e os conselheiros apreciaram quatro pautas.
A primeira foi referente à apreciação das atas das reuniões ordinárias do CES-AL: 47ª, 147ª, 148ª, 149ª, 151ª, 156ª e 157ª. Em seguida, teve a apresentação e apreciação do Parecer da Comissão de Orçamento e Programação sobre o Orçamento 2015 da Saúde em Alagoas.
O parecer foi elaborado após o pedido de vista do conselheiro Francisco Mata, na 50ª Reunião Extraordinária do CES-AL, no dia 20 de agosto deste ano. O orçamento foi apresentado pela equipe da Diretoria de Planejamento Estratégico do SUS da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) que participou da reunião em agosto.


Conselho inicia os trabalhos do biênio 2014/2016 (Foto: Lázaro Calheiros/Ascom Sindas-AL)

A terceira pauta apreciada foi sobre os ajustes de metas dos indicadores de Saúde de 2014 a 2015, solicitado pelo Diretor de Análises da Situação de Saúde, Herbert Charles Silva Barros.
Concluindo os trabalhos, foram criadas as Comissões do Conselho Estadual de Saúde e passados os informes gerais.
Informes Gerais
Após lembrarem a posse do Novo Conselho Estadual de Saúde, os presentes foram informados pela Superintendência de Gestão e Participação Social (SGPS) do calendário das reuniões da CIES Macroregional 2 (09/09, 14/10, 11/11 e 09/12) e de que as pautas das reuniões das Comissões Intergestores Regionais (CIR), em setembro, estão à disposição.
A SGPS também lembrou a realização da Oficina de Avaliação do 2º Quadrimestre de Ações do Programa Anual de Saúde (PAS 2014), da Sesau. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde de São Brás entregou um ofício solicitando cooperação técnica do CES-AL.
Também foi comunicada a resposta do Conselho Regional de Medicina de Estado de Alagoas (CREMAL) à solicitação do Conselho sobre uma reportagem dos casos de hepatite e tuberculose no Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche, em Maceió, divulgada pela imprensa.
CREMAL responde sobre casos de hepatite e tuberculose no HGE  (Foto: Lázaro Calheiros/Ascom Sindas-AL)
“O CREMAL informa que foram convocados os diretores médicos do referido hospital, os quais informaram que não existem registros de tais casos no setor de medicina do trabalho da referida instituição. Também cita que todas as providências cabíveis foram adotadas por parte do CREMAL junto aos gestores responsáveis”, segundo a nota divulgada pelo Conselho de Medicina ao Conselho Estadual de Saúde.
E por último, as participações das equipes do CES-AL nos eventos realizados em agosto: 13 e 14/08 – II Seminário sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Alagoas, em Arapiraca, e o Seminário de Educação Permanente para o Controle Social do SUS, em Brasília; 14/08 – IV Seminário Estadual do Sistema de Informações sobre o Orçamento Público em Saúde (SIOPS), em Maceió; 15/08 - Inaugurações da Central de Abastecimento Farmacêutico, da Farmácia de Acolhimento e do Mini Auditório da Diretoria de Assistência Farmacêutica, em Maceió; 15/08 - Plenária do Conselho Municipal de Santa Luzia do Norte; 18/08 – Seminário Mais Médicos para o Brasil, Mais Saúde para os Brasileiros, em Maceió; 28 e 29/08 – Oficinas Regionais: Financiamento e os 25 anos do SUS – Região Nordeste, em Salvador.
E ainda a reunião, em Maceió, entre os conselheiros municipais de Porto Calvo, Paripueira, União dos Palmares, Murici, Joaquim Gomes, Branquinha e Ibateguara com a equipe do DATASUS, do Ministério da Saúde, para o Projeto de Capacitação dos Conselheiros em Inclusão Digital.
CES apreciou o parecer da Comissão de Orçamento e Programação sobre Orçamento 2015 da Saúde em Alagoas (Foto: Lázaro Calheiros/Ascom Sindas-AL)
Sindas e o Conselho Estadual de Saúde
O Conselho de Saúde foi criado para promover estudos, análises, acompanhamentos e compatibilização de políticas e programas de interesse para a Saúde.
Este ano o Sindas-AL passou a fazer parte da categoria dos Trabalhadores da Saúde que junto a outras categorias compostas por membros do poder público e de entidades ligadas os usuários do SUS trabalharão por melhorias para saúde pública em Alagoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário