segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coração artificial brasileiro será mostrado em evento em Maceió


Congresso nacional deve reunir 1.500 participantes do Brasil e do exterior


Maceió vai sediar na próxima semana o maior congresso nacional já realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV). A expectativa, segundo o cirurgião-cardíaco José Wanderley Neto, anfitrião do evento, é de mais de 1.500 participantes, além de convidados da Inglaterra, Suécia, EUA, Itália, África do Sul, Portugal, Suíça e China.

O congresso de cirurgia cardiovascular da SBCCV é considerado o terceiro maior evento mundial do gênero. “Desta vez estaremos nivelando a importância com os dois primeiros, em razão do conteúdo, da apresentação de vasta quantidade de inovações tecnológicas e dos pesquisadores participantes”, disse Walter Gomes, presidente da entidade.

Entre essas inovações, serão apresentados à comunidade científica os dois primeiros modelos de coração artificial produzidos no Brasil. “Serão também mostrados os mais recentes lançamentos de próteses cardíacas e as mais novas técnicas de transplante de coração e procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos”, disse ainda Gomes, que chegará a Maceió na terça-feira (10).

O congresso fará também uma homenagem ao centenário do nascimento do professor Euryclides de Jesus Zerbini, responsável pelo primeiro transplante de coração no Brasil, em 1968, e um dos pioneiros mundiais em transplante cardíaco. “Muito do que fazemos hoje devemos a ele. O fato de a cirurgia cardíaca brasileira ser reconhecida como de Primeiro Mundo é consequência dos ensinamentos e da metodologia do professor Zerbini”, disse Wanderley Neto.

Uma inovação nesse congresso será a instalação de réplicas de centros cirúrgicos, chamadas Hands On, para aulas práticas destinadas a estudantes e formandos de medicina. “Teremos simulações técnicas com acompanhamento dos mais renomados cirurgiões-cardiovasculares brasileiros e do mundo”, disse ainda.

Walter Gomes destacou também o caráter multidisciplinar do evento, com participações de profissionais da área médica ligados à cardiologia, entre eles pediatras, fisioterapeutas, hiperfusionistas, enfermeiros e outros.

Este será o 39º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular e terá ainda a realização simultânea de outros eventos – II Simpósio de Perfusão em Cirurgia Cardiovascular, II Simpósio de Fisioterapia em Cirurgia Vascular, II Simpósio de Enfermagem em Cirurgia Cardiovascular e I Congresso Acadêmico em Cirurgia Cardiovascular, que reunirá estudantes de medicina de todo o Brasil.

O congresso será aberto na noite de quarta-feira (11), no Hotel Radison, e as discussões, exposições e debates acontecerão no Centro de Convenções de Maceió até o sábado (14).

Fonte: Tribuna Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário