sexta-feira, 20 de abril de 2012

Município reforça ações de combate à dengue em toda Maceió




        As equipes de combate à dengue do município continuam mobilizadas em ações pontuais por toda a cidade, com o objetivo de manter o controle sobre a proliferação do mosquito Aedes aegypti e reduzir a infestação predial pelo vetor em Maceió, registrado no 2º Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRA) de 2012, no patamar de 1,4%, considerado de risco médio. Além disso, as ações vêm sendo intensificadas nos bairros que apresentam significativos índices de infestação, com um reforço maior da conscientização junto à população.

     “Temos trabalhado continuamente para reduzir ao máximo o risco de uma epidemia, mas a população ainda deixa muito a desejar nos cuidados com depósitos de água em suas residências, contribuindo para a proliferação dos focos do mosquito”, afirmou o coordenador do Programa da Dengue em Maceió, Manoel Araújo.

     Reforçando as ações de campo, a Secretaria Municipal de Saúde tem ampliado as visitas domiciliares em inúmeros bairros que vêm apresentando altos índices de infestação, como Ponta Verde (9%), Guaxuma (9%), Pinheiro (6%), Jatiúca (5%), Jacarecica (5%), Pitanguinha (3%) e Jardim Petrópolis (3%). Em todas essas localidades, os imóveis que já tiveram focos detectados há cerca de 40 dias estão sendo revisitados, para que os agentes possam verificar se os moradores estão seguindo as orientações ou se houve nova proliferação de focos.

     De acordo com Manoel Araújo, as visitas são iniciadas com orientações e conscientização da população, além da eliminação de depósitos inservíveis, tratados, quando necessário, com larvicida. Locais considerados estratégicos como borracharias e cemitérios também têm sido alvo do trabalho dos agentes, com visitas quinzenais. Já terrenos baldios e construções são alvo de monitoramento permanente.

     “Nossas equipes têm demonstrado o empenho da saúde municipal em conter o avanço da dengue na Capital e chamado a população a fortalecer essa luta, mantendo-se alerta aos cuidados adequados, especialmente nos locais onde há uma grande necessidade de armazenamento de água. Cada um precisa fazer sua parte”, ressalta o coordenador de Endemias da SMS, Paulo Carvalho.

     O esforço das equipes de combate à dengue no município, no entanto, também tem obtido resultados positivos, com uma redução do número de casos de dengue notificados. Em 2011, foram 1.191 casos notificados, enquanto o mesmo período deste ano registrou 1.028 notificações, que representam uma redução de cerca de 16%. Destes, 83 foram notificados como casos graves, com 5 confirmações.

   
     
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário