sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Rui decreta situação de emergência na saúde de Maceió

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) decretou situação de emergência na saúde pública de Maceió. O decreto está publicado na edição desta quinta-feira, dia 10, do Diário Oficial do Município. O decreto tem validade de 60 dias para compras e 180 dias para as obras e serviços de quaisquer natureza, a partir da data da sua publicação.

Apontada como área prioritária da sua administração, a saúde vem enfrentado sérios problemas no município. Rui já havia anunciado, em maio desse ano, o Programa Maceió Mais Saúde, que previa um investimento da ordem de R$ 12 milhões em ações de saúde. Durante o lançamento, Palmeira anunciou a reforma de 35 unidades, além da construção de outras 12 unidades básicas de saúde. Outra obra anunciada à época foi a reforma do PAM Salgadinho, e a nomeação de todos os aprovados no concurso da saúde, o que deve ocorrer até este mês de novembro.

Apesar das medidas já adotadas e da mudança do titular da pasta, com a saída de João Marcelo Lira e a entrada de Jaelson Gomes, o setor de saúde de Maceió apresenta um quadro complexo. No decreto, o prefeito afirma que considerou o quadro de desabastecimento de medicamentos, precariedade e equipamentos, além de risco epidemiológico para decretar a situação de emergência.

Na prática, com o decreto Palmeira poderá superar alguns entraves burocráticos e assegurar soluções mais rápidas e pontuais. Vale lembrar que Maceió é uma das poucas cidades em que a cobertura do Programa de Saúde da Família é insignificante, herança ainda da administração do prefeito Cícero Almeida.
 
Fonte: Alagoas 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário