terça-feira, 27 de maio de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA SERVIDORES

Na manhã desta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), realizou uma campanha de vacinação contra o vírus da gripe para seus servidores. A vacinação teve como objetivo imunizar os funcionários que ainda não foram imunizados esse ano.

Servidor da SMS recebendo a vacina contra a gripe
Servidor da SMS recebendo a vacina contra a gripe









A campanha de vacinação contra a gripe teve início no dia 22 de abril e tinha como meta vacinar 80% do público-alvo, o que corresponde a 200 mil alagoanos. Seu término estava marcado para o dia 16 de abril, mas como a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) não havia sido alcançada, a campanha está sendo realizada nas Unidades de Saúde  até que todo o público-alvo seja imunizado.
Dados dos DataSUS desta segunda-feira apontam que já foram aplicadas em Maceió 121.886 doses da vacina, o que corresponde a 74% da meta estabelecida.
Público-alvo
O Ministério da Saúde (MS) estabeleceu como público-alvo da campanha crianças de 06 meses a 05 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com 45 dias pós-parto), reeducandos, funcionários do sistema prisional, povos indígenas e portadores de doenças crônicas como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicas (estes mediante apresentação de comprovação médica).
Segundo Júlia oliveira, coordenadora do PNI do município, a vacinação nesse período é essencial, pois previne contra complicações decorrentes da gripe, como a pneumonia ou mesmo a influenza. “A vacina é aplicada no período que antecede o inverno, pois é onde ocorre maior circulação da doença. A criação de anticorpos demora cerca de três semanas, então para garantir a prevenção as pessoas tem que se vacinar antes”, explica.
A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), por isso é importante que as pessoas que integram o público-alvo dessa campanha sejam imunizadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações da gripe.  Lembrando que as únicas contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.
O agendamento para vacinação em domicílio de pessoas acamadas ou idosos que não podem se locomover continua sendo feito pelo telefone 3315-5221.Segundo dados do Ministério, a vacinação contra a Influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalização por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações.
Fonte: Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário