segunda-feira, 5 de maio de 2014

SMS DIVULGA DADOS PARCIAIS DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

Até a próxima sexta (09), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Município, prossegue com a campanha de vacinação contra o vírus da gripe, acompanhando o calendário nacional do Ministério da Saúde. A campanha, que teve início no dia 22 de abril, está sendo realizada em todas as unidades de saúde da capital e do interior do Estado. 
Vacina contra a gripe.  Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Vacinação contra a gripe.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
A meta da campanha é vacinar pelo menos 80% do público-alvo preconizado para Maceió, o que corresponde a 200 mil pessoas. Segundo dados do PNI do município, já foram aplicadas 43.302 doses em Maceió, o que corresponde a 23, 43 % de cobertura. Em Alagoas, o índice geral de imunização é de 31,62% tendo sido aplicadas 203.848 doses. 
“A vacinação contra a gripe ocorre justamente antes do inverno, pois esse é o período onde há maior circulação da doença. A criação desses anticorpos ocorre duas a três semanas após a aplicação, dessa forma as pessoas já estarão protegidas. Acreditamos também que os números dessa campanha irão aumentar no decorrer do prazo, pois é importante que as pessoas se vacinem e evitem que a doença evolua para formas mais graves”, afirma Júlia Oliveira, coordenadora do PNI de Maceió.
O público alvo da vacinação neste ano são crianças de seis meses a 05 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que acabaram de dar à luz (até 45 dias após o parto), reeducandos e funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar, mas precisam levar a comprovação do médico de que é portadora da enfermidade, tais como cardiopatias, problemas pulmonares, diabetes, Aids e doenças renais crônicos.
As pessoas que precisam tomar a vacina podem procurar as unidades de saúde, shoppings Pátio Maceió e Maceió Shopping, além dos supermercados Bompreço (Gruta e Buarque de Macedo) e G Barbosa (Praia e Tabuleiro). Durante a campanha haverá equipes nos hospitais da capital e interior do estado para vacinar os profissionais de saúde.
A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), por isso é importante que as pessoas que integram o público-alvo dessa campanha sejam imunizadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações da gripe.  Lembrando que as únicas contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.
O Ministério da Saúde informa ainda que estudos apontam que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Fonte: Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário