quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sesau realiza etapa da Conferência de Saúde do Trabalhador

Com o objetivo de discutir e melhorar a situação da saúde do trabalhador em Alagoas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde do Trabalhador, promove nesta quarta-feira (14) a etapa macrorregional I da 3ª Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cestt). A ação, que prossegue na quinta (15) e será realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, é destinada aos delegados eleitos nas plenárias municipais.

De acordo com a diretora estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o foco principal da conferência é a implementação da política estadual de saúde do trabalhador. A diretora explicou que também serão discutidas questões relativas ao desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador, o fortalecimento da participação dos trabalhadores, da comunidade e do controle social nas ações da saúde do trabalhador.

O documento orientador da 3ª Cestt seguirá o documento norteador da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que será realizada no período de 10 a 13 de novembro, em Brasília. “Durante as Etapas Macrorregionais e a 3ª Cestt, teremos grandes oportunidades para discussão de temas relevantes, analisar as prioridades do documento orientador e elaborar propostas para a Implementação da Política Nacional do Trabalhador e Trabalhadora/Política Estadual de Saúde do Trabalhador”, destacou Gardênia, lembrando que a etapa macrorregional II, será realizada nos dias 21 e 22 de maio,em Arapiraca. No período de 09 a 11 de junho será realizada a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador.

Gardênia ressaltou que a conferência será um espaço de articulação, em que as comissões e representantes de classe irão debater o fortalecimento do controle social e o processo participativo nas ações de saúde do trabalhador. Com isso, serão propostas soluções para os problemas enfrentados pelos trabalhadores, com um olhar voltado para ações de promoção e prevenção de doenças e agravos à saúde do trabalhador.

Também será tratada a evolução na assistência prestada aos trabalhadores, principalmente aqueles que vivem em situação de maior vulnerabilidade, como os inseridos em relações informais e precárias de trabalho. “A conferência vai apontar os desafios diagnosticados pelas comissões e representantes de classe, além de propor soluções que serão encaminhadas para os gestores públicos das esferas estaduais, municipais e federal”, ressaltou a diretora.
Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário