terça-feira, 15 de julho de 2014

SMS REFORÇA PREVENÇÃO COM CUIDADOS DA SAÚDE DO HOMEM

GEDSC DIGITAL CAMERA
Foto: Ascom/ SMS

Nesta terça-feira (15) é celebrado o Dia Nacional da Saúde do Homem e com a finalidade de estimular a população masculina para a adoção de cuidados preventivos com a saúde de forma periódica, a Coordenação de Atenção à Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve ações permanentes de conscientização. Um dos objetivos é ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, melhorando sua qualidade de vida.
As ações possuem foco na prevenção, despertando a necessidade dos homens em ficar atentos aos riscos de doenças como as cardiovasculares – infarto agudo do miocárdio –, diabetes, hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e diferentes tipos de câncer, como o da próstata, que estão na lista das que mais provocam mortes entre os homens brasileiros. Incorporar exercícios físicos e alimentação saudável ajuda a reduzir esses índices.
De acordo com Mário Jucá, coordenador da Saúde do Homem da SMS, o público masculino apresenta maior resistência ao procurar cuidados médicos. “Eles vivem em média sete anos menos do que as mulheres. A essa falta de cuidados preventivos, somam-se ainda a utilização de bebidas alcoólicas em maior quantidade e a grande exposição, não só a acidentes de trânsito, mas também a maioria das situações de violência”, explica Jucá.
Ainda segundo o coordenador, as doenças cardiovasculares, diabetes e infarto do miocárdio são algumas das principais causas de morte entre o público masculino, ficando atrás apenas do câncer de próstata. “Esse quadro poderia ser modificado se eles investissem mais na prevenção dessas doenças e modificassem para melhor o estilo de vida, incorporando atividade física e tendo uma alimentação mais saudável. Nós da coordenação atuamos no sentido de incentivar essas ações e práticas em busca de uma saúde integral, informou.
Política Nacional de Atenção
Para facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde que o Ministério da Saúde criou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, agora desenvolvida de forma mais efetiva pela SMS. A meta do Ministério é ter, a cada ano, no país pelo menos 2,5 milhões de homens na faixa etária de 20 a 59 anos procurando o serviço de saúde, contribuindo assim para a redução da mortalidade da população masculina, com a melhoria de sua condição de saúde.

Fonte: Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário