quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AGRESTE. Secretarias de Saúde realizam ações para orientar a população


Medidas de combate à dengue são adotadas
 
Arapiraca – Para os gestores de saúde dos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios, o levantamento do Ministério da Saúde que classificou as duas cidades como sendo de alto risco para epidemia de dengue não modifica a estratégia de ações preventivas contra a doença, que já são executadas de modo contínuo. No ano passado, as duas cidades já haviam recebido essa mesma classificação.

A secretária de Saúde de Arapiraca, Aurélia Fernandes, explicou – por meio da assessoria – que o município se destaca em casos de dengue devido à grande cobertura das notificações da doença, “o que talvez não aconteça em outros municípios”. Mesmo assim, a secretária destacou que a quantidade de notificações da doença e o índice de infestação predial, percentual usado pelo Ministério da Saúde para classificar o risco de epidemia, sofreram redução.

Prefeitura organiza mutirões

A secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, Alessandra Ludugero, explicou que o levantamento que indicou o “alto risco” de epidemia de dengue no município não foi nenhuma surpresa.

“No ano passado, também recebemos essa classificação. Por causa disso, a qualificação dos nossos profissionais em relação à prevenção da doença foi realizada ao longo do ano”, explicou.

Alessandra Ludugero disse ainda que está sendo elaborado um cronograma de “mutirões contra a dengue”, a exemplo dos que foram realizados no início do ano.

Plano de ação é traçado no Litoral Norte

SEVERINO CARVALHO - REPÓRTER

Maragogi – O município de Maragogi não integra a lista divulgada pelo Ministério da Saúde com potencial risco de apresentar surto de dengue no próximo ano, a exemplo de Arapiraca e Palmeira dos Índios. Mas, para a Coordenadoria Municipal de Vigilância Epidemiológica, esse risco existe e, por isso, uma série de providências para conter o avanço da doença, que só este ano registrou 534 casos, já está sendo adotada.

“Conseguimos isolar o vírus circulante em Maragogi, que é do tipo 1. Estamos atentos porque nosso município é de divisa, recebe grande quantidade de turistas, e por isso precisa de atenção especial, para que aqui não chegue o tipo 4 e não tenhamos um novo quadro epidêmico em 2012”, avaliou a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Rosana Rios. Segundo ela, a primeira ação será uma sensibilização de todos os agentes de saúde sobre o combate à doença. 

Fonte: Gazetaweb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário