sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CGTB e Tarso Genro debatem redução juros e reestruturação da dívida pública dos Estados

O presidente da CGTB, Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), se reuniu com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, no Palácio Piratini na terça-feira. No encontro, foi debatida a reestruturação da dívida pública dos Estados e a necessidade da redução da taxa básica de juros para o país voltar a crescer.

O governador Tarso Genro pediu o apoio da CGTB para a reestruturação da dívida pública dos Estados. Conforme o governador, o contrato vigente de rolagem da dívida foi firmado num período de alta inflação do Brasil. Hoje, o custo do pagamento da dívida é um dos impeditivos para um maior desenvolvimento do país. 

“Em 1998, foi feito um acordo entre o então governador Antônio Brito e o Fernando Henrique Cardoso para que o Estado do Rio Grande do Sul pagasse 13% do que arrecada para União. Na época do acordo, em 1998, a dívida era de R$ 14 bilhões. Hoje foi para R$ 37 bilhões. A proposta mais concreta é reduzir esse percentual para o Estado poder investir na saúde e educação. A CGTB está abraçando essa causa e o governador pode contar conosco”, afirmou Bira, ressaltando que o governo do Estado tem se preocupado com os mais humildes e está sempre debatendo com as centrais sindicais. 

O presidente da CGTB deixou claro que o “nosso pleito em nível nacional é redução drástica dos juros para investir na indústria nacional, na pequena, micro e média empresa para que a gente possa fortalecer o mercado interno e consequentemente o Estado, o País. Eu senti no nosso governador uma disposição grande de trabalharmos juntos”, disse.

Na semana passada o governador Tarso Genro se reuniu com todas as centrais sindicais para debater o reajuste do piso regional. A reivindicação dos trabalhadores é o reajuste de 18,7%.

Fonte: Jornal Hora do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário