segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saúde realiza seminário sobre as doenças relacionadas ao tabagismo

Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a segunda maior causa de morte evitável do fumante ativo, e terceira do passivo. O tabaco pode provocar mais de 50 doenças, entre elas neoplasias, enfisema pulmonar e câncer.
 
Para discutir propostas que visem a conscientizar os fumantes a abandonarem o vício, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza nesta segunda-feira (19), a partir das 8h30, no Conselho Regional de Medicina (CRM), o II Seminário de Doenças Tabaco Relacionadas, que contará com palestras de especialistas que atuam nas áreas de cardiologia, oncologia e pneumologia.
 
 
O evento é destinado a secretários municipais de saúde, técnicos, usuários, educadores, integrantes dos Núcleos de Promoção à Saúde, dos Núcleos de Atenção aos Fumantes e representantes da sociedade civil organizada. Por meio da ação, a Sesau pretende fortalecer a Política de Promoção da Saúde, estimulando o debate sobre a participação de setores da sociedade civil organizada e instituições públicas e privada promotoras de melhorias da qualidade vida.
 
Para a coordenadora Estadual do Programa de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, reduzir o número de fumantes em Alagoas representa uma ação de saúde pública importante. Isso porque, somente de 2005 a 2011, o governo de Alagoas gastou R$ 124 milhões em procedimentos da alta complexidade com Neoplasias, doenças do aparelho circulatório e respiratório.

“Refletindo sobre a implicação desse diagnóstico e, em defesa da vida de fumantes ativos e passivos, o Programa de Controle do Tabagismo optou por informar, debater e intensificar a sensibilização dos segmentos que compõem a sociedade civil organizado. Temos que mostrar as gravidades sociais e econômicas das doenças relacionadas ao tabaco, porque atualmente, dos cerca de 1,3 bilhão de fumantes, 80% vivem em países em desenvolvimento, e dos 100.000 jovens que começam a fumar a cada dia, 80% são de países em desenvolvimento”, ressaltou Vetrúcia Teixeira.

No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. A proporção de fumantes no país é de 23,9% da população. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), em 2008, o Brasil tinha 24,6 milhões de fumantes habituais com idade a partir de 15 anos ou 17,2% da população de pessoas dessa faixa etária, sendo 15,1% fumantes diários. A região Sul do país é a que apresenta maior proporção de dependentes - 45% dos fumantes.

O cigarro tem mais que nicotina e alcatrão. São cerca de 4.700 substâncias tóxicas. Do total, 40 são cancerígenas. Estudos mostram que a cada tragada, o fumante manda para dentro do seu organismo um coquetel de substâncias químicas nocivas.

Conheça as substâncias tóxicas contidas no tabaco

Naftalina – veneno empregado para afastar baratas, a naftalina provoca tosse, irritação na garganta e náusea. O contato prolongado com a substância ataca os rins e os olhos.
 
Amônia – usada para limpeza de banheiros, a amônia pode cegar e até matar. Ela é adicionada ao cigarro para acentuar o sabor do tabaco e aumentar a absorção da nicotina.
 
Methoprene – inseticida usado como antipulgas, o methoprene provoca irritação na pele e lesões no aparelho respiratório.
 
Pólvora – explosivo que provoca tosse, falta de ar e até câncer. A pólvora é adicionada ao cigarro para facilitar a queima e produzir uma fumaça suave.
 
Cádmio – presente em pilhas e baterias, o cádmio é um metal altamente tóxico que causa danos aos rins e ao cérebro. Provoca também perda do olfato e edema pulmonar.
 
Acetona – usada como removedor de esmaltes, a acetona está presente na fumaça do cigarro, causando irritação na pele, na garganta e dor de cabeça.
 
Fósforo (P4 ou P6) – usado para matar ratos. É venenoso e letal, dependendo da porção ingerida.

Formol – usado para conservar cadáveres, o formol provoca câncer no pulmão, problemas respiratórios e gastrointestinais.
 
Acetato de chumbo – usado para tingir cabelos, é um cancerígeno que se inalado ou ingerido atrapalha o crescimento, causa dor de cabeça e pode gerar câncer no pulmão e nos rins.
 
Xileno – substância cancerígena presente em tintas spray. A simples inalação do xileno irrita fortemente a vista, causa tontura, dor de cabeça e perda de consciência.
 
Lei Antifumo – Na última quarta-feira (15), a presidenta Dilma Rousseff sancionou a nova Lei do Fumo, que estabelece um preço mínimo de venda de cigarro no varejo, aumenta a carga tributária sobre o produto e proíbe o fumo em locais fechados, os chamados fumódromos, sejam eles privados ou públicos. A nova Lei também proíbe a propaganda nos pontos de venda.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, considera a nova lei um avanço no combate ao tabagismo. “A luta contra o tabaco tem que ser incansável por aqueles comprometidos com a saúde pública do nosso país”, diz. Segundo ele, a meta estipulada pelo MS é reduzir a frequência de fumantes em diferentes grupos, principalmente a iniciação de adolescentes e adultos.
Conforme previsto no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis, a expectativa é chegar a 2022 tendo reduzido a frequência de fumantes de 15% para 9% na população adulta. Fica estabelecida em 300% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o cigarro. O aumento no preço do produto está previsto para o início de 2012. Com o reajuste do imposto e o estabelecimento de um preço mínimo, o cigarro subirá cerca de 20%, em 2012, chegando a 55% em 2015.


Fonte: Cada Minuto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário