quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

SMS promove I Seminário Regional em Saúde do Trabalhador‏

“Melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador no seu ambiente de atuação através da prevenção e vigilância”. Com essa declaração, o secretário municipal de Saúde, Adeílson Loureiro, deu início ao I Seminário Regional em Saúde do Trabalhador de Maceió, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por iniciativa do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest Maceió) e da Diretoria de Vigilância em Saúde.

No ciclo de palestras – que contou com a participação da coordenadora do Cerest Maceió, Denise Moreira Barbosa; dos representantes do Ministério do Trabalho, Elton Roberto Machado, e do Ministério da Saúde, Edigleide Soares Castro; do engenheiro de Segurança do Trabalho, Paulo César Fernandes; da enfermeira do Trabalho, Léa Cynthia Calheiros; e do diretor de Vigilância em Saúde, José Heriberto Teixeira – foram abordados os temas “A importância da parceria do Cerest nas ações do Ministério Público”, “Programação e trabalhos realizados pela equipe de vigilância do Cerest” e “A importância das notificações de agravos e acidentes de trabalho referentes à saúde do trabalhador”, amplamente debatidos com os participantes.

“No seminário, a emissão de conhecimentos sobre as notificações de agravos e acidentes de trabalho, assim como a construção de planejamentos e a análise das ações que têm sido efetivadas pela nossa equipe, farão com que estejamos cada vez mais conscientes e qualificados para dar esse suporte aos trabalhadores em 2012”, afirmou Denise Barbosa.

O engenheiro de segurança do trabalho, Paulo Fernandes, destacou, entre as atividades realizadas pelo Cerest, as capacitações no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) em relação aos conceitos de acidentes de trabalho; noções de direito trabalhista e previdenciário; inspeções em ambientes laborais nas empresas; palestras em eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) nas empresas que solicitam ao órgão; visitas técnicas às cooperativas de catadores de material reciclável e aconselhamento psicológico.

Ele informou ainda que a principal atribuição do órgão é educar e atuar como um apoio técnico orientador nas empresas, além de investigar as condições do ambiente de trabalho, orientar e encaminhar trabalhadores formais dos setores privados e públicos, autônomos e informais enviados pela rede básica de saúde e desempregados afetados por doença relacionada ao trabalho.

Para o representante do Ministério do Trabalho, Elton Roberto Machado, as empresas já vêm adotando uma postura mais consciente em relação aos procedimentos exigidos pela legislação, especialmente após a intensificação das ações do órgão federal, através de notificações, o que já vem acontecendo há um bom tempo. “A fiscalização está cada vez mais intensa e rigorosa”, reforçou.

A equipe do Cerest é constituída por três engenheiros de segurança do trabalho, duas psicólogas do trabalho, uma assistente social, uma enfermeira do trabalho, uma técnica em enfermagem, um técnico em segurança do trabalho, e um médico do trabalho.

Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário