quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos de Maceió são diplomados



 
 
O prefeito eleito de Maceió, Rui Palmeira, o vice Marcelo Palmeira, os 21 vereadores eleitos de Maceió e seus suplentes foram diplomados, na noite desta quarta-feira (19), em sessão solene da Justiça Eleitoral, realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas.
 
Um dos pontos altos da solenidade foi quando o juiz Erick Costa de Oliveira Filho anunciou a decisão do presidente do Tribunal de Justiça, Sebastião Costa Filho, suspendendo uma liminar que aumentava para 31 o número de vereadores de Maceió. O anúncio foi recebido com aplausos do público presente.
 
O auditório estava lotado de políticos, familiares dos eleitos e convidados. Antes da solenidade, Rui Palmeira deu rápidas entrevistas. Disse que a escolha da equipe está sendo feita “com todo cuidado, dando primazia ao conhecimento técnico das pessoas”. Disse que o início da gestão será naturalmente cheio de atribulações, mas temos que enfrentar isso com tranquilidade”. Confirmou que tem se reunido com os secretários até agora escolhidos para analisar as questões mais importantes.
 
Rui disse estar “ciente da grande responsabilidade que é administrar Maceió” e que vai agir com “humildade, muita cautela e procurar ouvir sempre as pessoas”.
 
Sobre a polêmica do número de vereadores da Câmara Municipal, Rui disse que esta é uma questão judicial ainda pendente, com decisões em caráter precário. “Se tivermos que trabalhar com 21 vereadores, ou com 31, vamos procurar fazer da melhor forma possível”, disse Palmeira.
Ao TNH1, o prefeito eleito disse que pretende fazer uma reforma administrativa bem estudada, avaliando cada secretaria. Adiantou que vai criar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e que pretende adotar medidas para descentralizar as ações da Prefeitura.
 
Iniciada a solenidade, com a presença de diversas autoridades na mesa, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, , Erick Costa de Oliveira Filho, fez um breve discurso de saudação aos diplomandos. Em seguida, os vereadores eleitos foram chamados, um a um, para receber o diploma e assinar o termo de diplomação. A primeira a ser diplomada, muito aplaudida, foi Heloísa Helena (Psol), por ser a mais votada.
 
Depois dos 21 vereadores titulares (alguns faltaram à diplomação, mas a presença não é obrigatória), foram chamados os primeiros e segundos suplentes, que receberam seus diplomas e posaram para fotos com familiares.
 
Heloísa, também por ser a mais votada, teve o direito de discursar. Ela lembrou sua mãe, que faleceu durante o processo eleitoral, e disse que mais uma vez pensou em desistir da política. Citou o poeta alagoano Ledo Ivo, ao afirmar “falo pelos que não falam; grito pelas bocas mudas”. Dirigindo-se a Rui Palmeira, assegurou que “tudo que for bom para a cidade terá meu apoio, sem a necessidade de pedido”.
 
Em seguida, Rui Palmeira e Marcelo Palmeira, prefeito e vice eleitos, receberam seus diplomas das mãos do magistrado que representava o presidente do TRE, Alberto Jorge Correia de Barros Lima.
O discurso de Rui Palmeira foi breve, mas muito aplaudido. Enalteceu o trabalho da Justiça Eleitoral, prometeu trabalho duro na Prefeitura e fez questão de manifestar “o respeito por todos que concorreram nessas eleições, porque eles abrilhantaram a nossa democracia, e principalmente ao povo da nossa cidade, razão de ser do mandato”. Depois, emocionado, agradeceu o apoio dos pais, Guilherme e Suzana Palmeira, e da esposa Tatiana, que estavam na primeira fila do auditório.
 
A sessão solene, que havia começado com a execução do Hino Nacional, foi encerrada com o Hino de Alagoas, executado ao saxofone por um policial militar músico.

Fonte: TNH 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário