quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Programa do Adolescente discute métodos de promoção a saúde

O Programa do Adolescente e Jovem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na última quarta-feira (12), uma reunião destinada aos profissionais que tratam da saúde dos adolescentes, atuantes nas unidades de saúde (US) de Maceió que implantaram a caderneta desse público-alvo. 
   
      Realizada no auditório Noraci Pedrosa, localizado na sede da SMS, o encontro possuiu como principal objetivo a aprendizagem através da socialização entre os profissionais das US da área, como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, para a realização da troca de experiências de sua rotina de trabalho.

      De acordo com a coordenadora do Programa do Adolescente e Jovem, Aline Rocha, sua equipe fornece orientações gerais, mas cada US tem a sua maneira de abordagem das informações a serem trabalhadas com esses usuários. Seja com grupos diretamente nas escolas, adotada por exemplo pela Unidade de Saúde Dídmo Otto Kummer, localizada no bairro do Benedito Bentes, seja com salas de espera - antes do adolescente ser atendido em consulta médica, um assistente social e um psicólogo realizam uma dinâmica ou alguma atividade com o intuito de aproximar o adolescente à realidade das questões de saúde presentes naquela fase da vida, de maneira agradável - adotada pela Unidade de Saúde Graciliano Ramos.

      “Nós nos deparamos com a dificuldade do comparecimento do adolescente na unidade de saúde, pois a frequência maior desses jovens é referente à saúde curativa, para pegar camisinha ou para área odontológica. Diante disso, que reconhecemos a necessidade de orientar os profissionais que acompanham esses jovens, para que eles possam com esses conhecimentos, atrair a atenção e presença do adolescente na unidade em busca da saúde preventiva”, ressaltou a coordenadora.

      A coordenadora do Programa destacou também que com a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente, as US necessitam estar aptas a acolhê-los em suas demandas e necessidades específicas para facilitar o vínculo com a equipe e ampliar o acesso aos serviços. A cardeneta tornou-se um instrumento de apoio aos profissionais no atendimento a essa população, favorecendo a atenção integral à saúde desses usuários.

      Na ocasião, foram distribuídas cartilhas informativas contendo orientações que contribuem para a resolutividade e efetividade das ações de saúde, articuladas com escolas, junto à população adolescente de 10 a 19 anos de idade. Foram disponibilizadas também, orientações básicas para a educação em saúde a serem desenvolvidas e para o atendimento clínico.
     
     
     
     
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário