quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Sesau realiza reunião do Comitê Estadual da Dengue nesta quinta

 

o mosquito 'Aedes albopictus - transmissor da dengue - se espalhou do sudeste asiático para a América do Sul e África
 
o mosquito 'Aedes albopictus - transmissor da dengue - se espalhou do sudeste asiático para a América do Sul e África
 
 
Analisar a situação da Dengue em Alagoas e traçar as estratégias para barrar o aumento do número de casos da doença em 2013. Com este objetivo os integrantes do Comitê Estadual da Dengue realizam nesta quinta-feira (13), às 8h30, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Maceió, a última reunião de 2012.

O encontro irá reunir técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), representantes de órgãos públicos e privados, da sociedade civil organizada e dos 45 municípios com epidemia e risco de surto. Na oportunidade será apresentado um relatório com os dados referentes à Dengue em Alagoas, que até esta semana havia aumentado quase 200%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Para se ter uma ideia, de janeiro até a primeira semana de novembro, foram registrados 33.078 casos de Dengue, contra 11.059 no mesmo período de 2011. Pelos dados da Sesau, dos 102 municípios alagoanos, 61 estão com epidemia, 25 em alerta e 16 sob controle.

Diante deste quadro, é necessário reforçar as ações nos 102 municípios alagoanos, para evitar o aumento dos casos em 2013, segundo destaca a coordenadora do Comitê Estadual da Dengue, Ana Lúcia Oliveira. “Por esta razão, a última reunião do comitê irá discutir temas como, a situação atual da Dengue no Estado e, especificamente em Maceió”, evidencia.

Ainda de acordo com a coordenadora do Comitê Estadual da Dengue, serão discutidas quais as novas medidas para adotar em 2013, uma vez que o combate à doença necessita de integração entre governos e a sociedade civil organizada. Para isso, Ana Lúcia destacou que “todos devem adotar medidas simples em suas casas, como evitar plantas em vasos com água, manter fechados os recipientes que armazenam água, não deixar garrafas em áreas externas”, recomendou.

Programação - A partir das 8h30 horas, a diretora de Promoção da Saúde, Eliana Padilha, fará a abertura do evento. Em seguida, a coordenadora do Comitê Estadual da Dengue, Ana Lúcia Oliveira, estará apresentando as ações intersetoriais do comitê.

A gerente de Núcleo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Carmem Lúcia, fará uma apresentação sobre a situação epidemiológica e as perspectivas para o próximo ano. Evento será encerrado com uma palestra proferida pelo médico Celso Tavares, que abordará o tema “A Dengue em Alagoas e seus Entraves”.
 
Fonte: SESAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário