quinta-feira, 11 de abril de 2013

Técnicos da Sesau participam de vídeoconferência sobre Dengue


Técnicos da Sesau participam de vídeoconferência sobre Dengue
Vídeo conferência ocorreu na sede do Cievs 
 
As ações de combate à dengue serão intensificadas em todo o Brasil, principalmente nas regiões em que os casos continuam aumentando este ano, a exemplo do Centro-Oeste e Norte. Na tarde desta terça-feira (10), técnicos da secretaria de Estado da Saúde participaram de uma videoconferência com a participação do secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Alagoas está em uma situação confortável, com uma redução no número de casos de 80%.

O secretário Jarbas Barbosa disse que há uma preocupação do Ministério da Saúde com os casos de dengue no País, em especial nas áreas onde os casos estão em alta. Ele ressaltou que, para frear o aumento do número de casos da doença, é necessário que os gestores públicos reforcem as ações nos estados e municípios. O secretário informou que o Ministério da Saúde está preocupado com os óbitos registrados, já que 42,5% deles foram contabilizados em pessoas acima de 60 anos. Já no ano passado, as mortes afetaram com maior frequência as crianças e adolescentes.

Ainda na videoconferência, o secretário de Vigilância em Saúde, afirmou que serão encaminhados para os estados medicamentos e veículos, que serão destinados ao combate à dengue. Jarbas Barbosa informou que as secretarias estaduais de Saúde devem intensificar as ações do plano de contingência e realizarem mobilizações nos municípios, principalmente nos que estão como novos gestores. Ele sugeriu que os prefeitos sejam convocados para uma reunião, onde deverão ser repassados os informes e as medidas que devem ser realizadas.

Durante a conferência, a técnica da Sesau, Isolda Wanderley, fez um balanço do trabalho que alagoas estão realizando para frear o avanço da doença. Uma prova é que nesses primeiros meses do ano houve uma redução de 80% dos casos. Mesmo com esses números, Isolda  frisou que a secretaria continua reforçando as ações para manter o controle da doença.

Como a maioria dos casos é registrada em Maceió, num total de 40%, Isolda Wanderley afirmou que, em parceria com o Ministério Público Estadual e diversos órgãos, está sendo montanda uma força tarefa para fiscalizar os terrenos baldios e imóveis abandonados. São esses locais que servem para o surgimento dos focos do mosquito Aeds aegypti.

Participaram da videoconferência, a gerente de Agravos Transmitidos por Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais, Mariana Acioly; a gerente do Núcleo de Vetores e Zoonoses, Carmem Samico, e técnicos do Laboratório Central de Alagoas, Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Epidemiológica de Maceió.

Fonte: Ascom / Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário