terça-feira, 24 de setembro de 2013

FENAAC realiza assembleia em Santa Catarina


Da esq. p/ dir.: Ivo Dickmann (Diretor pedagógico da COOHABRAS), José Robeto Prebill (Presidente da FENAAC), Dra. Dânia Fiorin Longhi (Assessora Jurídica da FENAAC) e Josiane Rodrigues de Oliveira (Presidente do SINDACS-RS).

No último dia 19/09 (quinta-feira), o companheiro José Roberto Prebill, presidente da FENAAC, acompanhado da Dra. Dânia Fiorin Longhi, assessora jurídica da Federação, estiveram em Florianópolis (SC) para realizar uma Assembleia Geral com a diretoria da entidade e Sindicatos filiados. O encontro aconteceu no Hotel Sesc, que fica na Rodovia Haroldo Soares Glavan, 1670, Cacupe.
 
Também estiveram presentes o diretor pedagógico da COOHABRAS, Ivo Dickmann, que vem colaborando na organização do projeto “Minha Casa Minha Vida” na região Sul do País; O SINDICOMUNITÁRIO (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde, Combate às Endemias, Proteção Social e Promoção Ambiental e Acompanhantes Comunitários do Estado de São Paulo) e o SINDACS-RS (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Rio Grande do Sul), representado por sua presidente, a companheira Josiane Rodrigues de Oliveira.
 
Os objetivos da assembleia, além da discussão e deliberação sobre ações realizadas pela FENAAC em prol da categoria, assim como os encaminhamentos de suas reivindicações, seria também a fundação do Sindicato dos ACS e ACE do Estado de Santa Catarina.
 
Infelizmente, por problemas de saúde, o Vice-Presidente da FENAAC, companheiro Luiz Carlos Alves de Lara, não pôde dar sequência aos trabalhos. Dessa maneira, a UGT-SC (União Geral de Trabalhadores de Santa Catarina), se propôs em organizar a categoria para uma assembléia, no sentido de orientá-la e formar a chapa fundadora do Sindicato, conforme conversa com o Secretário Geral da central sindical, Prof. Carlos Magno da Silva Bernardo.

Prestação de contas

Logo no início dos trabalhos, foi apresentado aos presentes um manual com 247 páginas, contendo informações sobre os trabalhados desenvolvidos pela FENAAC, como: Registro das assembleias de Porto Alegre (de 18/01/2013), assim como a Ata de Ratificação da Fundação e eleição de diretoria, datada de 19/04/2013, demonstração da obtenção junto ao Ministério da Fazenda do CNPJ e assinatura digital da Federação.
 
No manual constavam também inúmeros ofícios a entidades públicas, como Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente da Comissão da Lei 7495, entre outras entidades, pleiteando um piso nacional no valor de R$ 950,00, cesta básica, plano de cargos e carreiras, auxílio creche, curso de formação técnica dos agentes, entre outros benefícios de interesse da categoria.
 
Outro documento importante constante no material entregue pelo companheiro José Roberto Prebill, foi o ofício de indicação do Presidente da FENAAC para a composição do Conselho Nacional de Saúde, como suplente da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos, indicado pela CGTB.
 
Foi apresentado ainda o plano de trabalho do SINDICOMUNITÁRIO de São Paulo e informe especial de lutas e vitórias no estado, também para servir como referência e sugestão aos demais sindicatos filiados à FEDERAÇÃO; apresentação dos contratos de parceria com Club de Férias, que atende de norte a sul do país; a PRODENT – Assistência Odontológica com bons descontos aos nossos associados; e a COOHABRAS, que é um projeto habitacional – Minha Casa Minha Vida – através do cooperativismo, que já está atendendo em várias regiões do Estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, levando os sonho da casa própria a todos os membros dos sindicatos filiados à FENAAC.

Cronograma de lutas

Durante a assembleia, o Presidente da FENAAC apresentou sugestões para o plano de trabalho até o final do ano.
 
No final de setembro ou início de outubro, participaremos da mobilização nacional para a votação do piso salarial da categoria e todos os sindicatos filiados e os simpatizantes foram convidados a participar deste importante movimento.
 
Roberto Prebill também convidou todos a participarem, para o fortalecimento dos nossos companheiros da região norte e nordeste, em outubro, do Congresso Estadual do Sindicato dos ACS e ACE do Estado do Piauí, nos dias 18 e 19 de outubro, onde a FENAAC apresentará uma palestra sobre o papel e a proposta da Federação junto à categoria.
 
Também foi anunciada uma confraternização da categoria programada para o dia 13 de dezembro deste ano, na cidade de São Paulo, no Hotel Data in Planalto. Em seguida a este evento, todos os Sindicatos filiados estão convocados para uma Assembleia Geral de planejamento do plano de trabalho para o ano de 2014, no mesmo local.
 
No encerramento, foi informado pelo Presidente que os Sindicatos dos Estados de Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Acre e Rio de Janeiro estão interessados em filiar-se à FENAAC, acreditando na nossa organização e representação.

Boa notícia

Durante a reunião, o companheiro Roberto Prebill recebeu convite, oficializado nesta segunda-feira, dia 23, para participar do Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde. O Presidente da FENAAC estará nos dias 3, 4 e 5 em Brasília para trabalhar na elaboração do projeto, onde também ministrará cursos.
 
O Seminário acontecerá no Instituto Israel Pinheiro, em Brasília (DF), e será promovido pelo Deptº de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. Na ocasião, a FENAAC participará com 2 representantes.

Ausências

Infelizmente, alguns Sindicatos de ACS e ACE, membros da FENAAC, não puderam comparecer à assembleia, mas enviaram justificativas.
 
O SINDACS-PR (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná) informou que não pôde comparecer por motivo de saúde de seu presidente, Luiz Carlos Alves de Lara, mas enviará representante para a cerimônia que ocorrerá no mesmo local, para a fundação do SINDICOMUNITÁRIO no Estado de Santa Catarina.
 
O SINDAS-AL (Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas) não compareceu em decorrência do excesso de trabalho, segundo sua justificativa.

O SINDACE-ZMMG (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemia de Juiz de Fora e Zona da Mata) justificou sua ausência por falta de recursos para a viagem.
 
Fonte: FENAAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário