quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Servidores da saúde realizam protesto nesta manhã

 ''O objetivo é resgatar a saúde pública de Maceió'', disse o Diretor


Servidores realizam protesto e assembleia na manhã desta quinta-feira (5), em frente a sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Maceió. Os manifestantes estão ocupando as calçadas com faixas.




 
 Segundo Maurício Sarmento, Diretor Geral do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (Sindas-Al), trata-se de um grande manifesto no âmbito municipal de todas as categorias de saúde da capital. Ainda nesta manhã, os servidores se reúnem em assembleia para decidir o indicativo de greve. ''O objetivo é resgatar a saúde pública de Maceió'', complementou o Diretor.

Com relação ao ano passado, houve um atraso na demanda dos ciclos realizados pelos agentes. Maurício ressaltou que todos os anos, eles realizam quatro ciclos, porém, este ano, permanecem estagnados no primeiro ciclo. Já que em setembro do ano passado, estavam no terceiro plano, período em que os agentes trabalham intensamente para fiscalizar os focos de doenças virais. Após o ciclo é feito um levantamento para saber o índice de endemias.

A gestão cria um plano de saúde e estabelece metas para poder passar para a secretaria cumprir e beneficiar os servidores, mas neste período nada foi cumprido. Devido ao atraso, eles denunciam que a Secretária de Saúde está divulgando dados do ano passado.Há oito meses não se sabe a real situação dos casos de dengue na capital. Condições de trabalho precária, segundo Maurício, muitos trabalhadores estão fazendo o levantamento em praça pública. Sem apoio de unidades de saúde para realização do trabalho.

Alexandre Fernandes, presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde de Maceió, em entrevista à Gazeta web, uma vistoria foi realizada nas 70 unidades e ficou constatado o sucateamento. Mas, para amenizar a situação, realizaram uma pintura externa nas Unidades de saúde.

O secretário de saúde, Jaelson Gomes foi procurado, mas encontrava-se em uma reunião. A assessoria informou que ainda hoje, ele irá se reunir com uma comissão da saúde para dialogar com os servidores.
Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário