O simples gesto de amamentar uma criança até os seis primeiros meses de vida garante a sua proteção contra diarreias, infecções respiratórias, de ouvido e urinárias, além de várias alergias, segundo estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Todos estes benefícios são decisivos para a redução da mortalidade infantil e, por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) conta com a Rede de Bancos de Leite Humano (BLH).
Na terça-feira (18), será firmando entre a Sesau e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) um acordo de cooperação técnica, visando implementação de ações de expansão e consolidação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano em Alagoas. A ação irá acontecer na sede da Sesau às 8h.
A iniciativa irá garantir ao Governo do Estado apoio da Fiocruz para ampliar o número de unidades em Alagoas, além de realizar oficinas para implementação da portaria 2193, que trata da normatização das ações do Banco de Leite Humano. Graças ao convênio também será realizado um curso de processamento e controle de qualidade em Bancos de Leite Humano. E a Sesau poderá ainda promover oficina de treinamento no sistema de produção, BLH-WEB e Portal REDEBLH, além de contar com a realização de diagnóstico gerencial para credenciamento dos BLHs na Rede Ibero-amerciana.
Segundo a coordenadora estadual dos Bancos de Leite Humano, Rosângela Simões, o convênio irá garantir que as mães que não têm condições de amamentar seus bebês possam dispor de um serviço qualificado, que vai assegurar a saúde e bem estar de seus filhos. “Esteve convênio acontece em uma ocasião especial, já que no último dia 1º de outubro foi comemorado o Dia Nacional de Doação de Leite Humano”.
Brasil - A Rede Nacional de Bancos de Leite Humano é formada por 195 unidades, visando promover a saúde da mulher e da criança, sem fins lucrativos. Além disso, realiza atividades de incentivo ao aleitamento materno, coleta, processamento e controle de qualidade, para que seja feita a distribuição aos recém-nascidos que por ventura não conseguem mamar ao peito por apresentarem alguma patologia.
Os profissionais que atuam nos Bancos de Leite Humano de Alagoas foram capacitados pela Referência Nacional de Bancos da Fiocruz em processamento e controle de qualidade do leite. Os cursos de capacitação são promovidos pela Sesau, Universidade Federal de Alagoas e Fiocruz com a finalidade de qualificar os serviços. Os bancos de leite humano representam uma das ações de políticas públicas do aleitamento materno com eficácia para diminuição das taxas de mortalidade infantil em Alagoas e no País.
Bancos de Leite de Alagoas:
1 – Banco de Leite da Maternidade Santa Mônica
Avenida Comendador Leão, s/n.
Poço – MACEIO / AL – Cep: 57025-640
Telefone: 82-3315-4434
2 -Banco de Leite da Maternidade do HU
Rua Lourival de Melo Mota s/n
Tabuleiro dos Martins – MACEIO / AL – Cep: 57072-900
Telefone: 82-3322-3717
3 – Banco de Leite de Arapiraca
Rua Padre Cícero s/n.
Centro – ARAPIRACA / AL – Cep: 57300-000
Telefone: 82-3522-2820
4 – Banco de Leite de Palmeira dos Índios
Avenida Deputado Medeiros Neto, 76.
São Cristóvão – PALMEIRA DOS ÍNDIOS / AL – Cep: 57601-370
Telefone: 82-3421-9000 – Fax: 82-3421-9015
5 – Banco de Leite de São Miguel dos Campos
Praça Dr. José Inácio, 43.
Centro – SAO MIGUEL DOS CAMPOS / AL – Cep: 57240-000
Telefone: 82-3271-1389 – Fax: 82-3271-4308
Fonte: O Jornal 17/10/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário