sexta-feira, 4 de maio de 2012

Vacinação contra a gripe começa no próximo sábado

A Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, estarão realizando no próximo sábado (05), o Dia D da Vacinação Contra a Gripe. A campanha, que se estende até o dia 25 deste mês, será aberta oficialmente às 8h, na Unidade de Saúde Maria da Conceição Fonseca Paranhos, localizada no bairro de Jacarecica. A meta é imunizar, na capital alagoana, 80% da população acima dos 60 anos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos e trabalhadores da saúde.

Ampliada pelo Ministério da Saúde, desde o ano passado, a outros grupos considerados tão vulneráveis ao vírus Influenza quanto os idosos, a campanha terá o objetivo de imunizar 130.239 pessoas, sendo 23.388 crianças até 2 anos, 15.592 gestantes em qualquer período da gravidez, 79.087 idosos acima de 60 anos e 12.172 trabalhadores dos serviços de saúde que atuam no atendimento de pacientes e na investigação de casos de infecções respiratórias.

No Dia D, além das 56 unidades de saúde, serão disponibilizados à população, das 8h às 17h, um total de 116 postos volantes em locais como escolas, supermercados e shoppings, espalhados por todos os bairros da cidade, facilitando assim o acesso de todos à vacina. Já a partir da próxima segunda-feira (07), a campanha terá continuidade apenas nas unidades de saúde e em postos permanentes instalados no Maceió Shopping (antigo Iguatemi) e no Shopping Pátio Maceió (na entrada do Benedito Bentes) – no horário das 11h às 22h – além dos hipermercados G Barbosa (Praia e Serraria) e Hiper Bompreço da Gruta – no horário das 9h às 21h. É bom lembrar ainda que a vacina só não deverá ser administrada nas pessoas que apresentem sintomas como diarréia, vômito intenso e febre alta.

A SMS também colocará à disposição o agendamento da vacinação para os idosos que estejam acamados. Para que sejam realizadas as visitas, os familiares dos idosos deverão entrar em contato com o Programa Nacional de Imunização no município, para que os profissionais possam agendar a ida de um vacinador até sua residência. Os telefones para as marcações são 3315-5221 e 3315-5236. Os idosos moradores de abrigos também receberão a visita das equipes do Programa na próxima semana.

Segundo a Coordenação do PNI em Maceió, a meta da ação é garantir a proteção necessária contra a gripe e suas complicações, mais comuns nos grupos definidos para a campanha, com faixas etárias e condições físicas em que o sistema imunológico se mostra mais vulnerável a esse tipo de doença, podendo evoluir para quadros de pneumonia, levando à internação e até à morte.

GRIPE – Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar cerca de 40 mil internações, reduzindo consideravelmente o número de mortes nessa idade. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.
        

Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS de Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário