sexta-feira, 23 de março de 2012

Centro cirúrgico do PAM Salgadinho está fechado há um ano

Direção da unidade afirma que aguarda conclusão de reforma no espaço

Centro cirúrgico do PAM Salgadinho está fechado há um ano


Pacientes que precisam ser submetidos a pequenas cirurgias no PAM Salgadinho denunciam que, há mais de um ano, o centro cirúrgico da unidade está fechado e não há expectativa de retorno do serviço. A direção reconhece a demora e espera a conclusão de uma reforma no espaço, enquanto tenta distribuir os pacientes de acordo com a urgência dos procedimentos.

O pai de Josefa Moura, Eloi Pereira, foi orientado pela dermatologista a realizar uma cirurgia para retirada de um sinal no rosto. Após meses tendo o procedimento adiado sem explicações claras, Josefa recebeu a informação da direção da unidade de que o espaço passava por uma reforma há um ano e dois meses, de modo que ele não tinha como ser atendido.

“Foram os funcionários que passaram essa informação. O Cora quem nos encaminhou para lá e, ao chegarmos, eles dizem que não tem vaga nenhuma porque não está funcionando. Acaba que, lá mesmo, o diretor encaminha as pessoas para outros postos e, quando vamos, sempre dizem que só no próximo mês”, relata. Sem conseguir a marcação da cirurgia, Josefa decidiu reunir esforços e custear a cirurgia do pai.

A situação, segundo o diretor médico do PAM, André Peixoto, se estende a muitos outros pacientes que buscam a unidade sem um motivo de urgência. “De fato, o centro cirúrgico precisou passar por reforma para readaptação de novos métodos para esse tipo de cirurgia e está demorando um pouco mais do que o esperado”, resume. “Os procedimentos com um grau de emergência maior são levados para outros centros cirúrgicos, como o Sanatório, porque a prioridade são esses casos emergenciais, como retirada de sinais que sugerem potencial caso de câncer de pele futuramente”, esclareceu.

Por esse motivo, segundo Peixoto, os casos menos ‘urgentes’, como o do senhor Elói, devem aguardar mais pelo atendimento. “Esses procedimentos serão feitos apenas após conclusão da reforma, já no PAM”, diz. “Como o fluxo é muito grande, já que atendemos não só Maceió como em todo o estado, são muitas as pessoas que aguardam o atendimento”.

Ainda de acordo com o diretor médico, a demora nas reformas tem se dado devido à burocracia. “Essa parte é a Secretaria de Saúde do Município que deve ter uma resposta. Mas sabemos que existe todo um processo de licitação para a compra de material, com pregão eletrônico, e isso leva tempo”.

A reportagem da Gazetaweb entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Município e foi informada, por meio de assessoria, que até o fim do mês de abril o centro cirúrgico deve ser entregue e disponibilizado à população.
 
Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário