terça-feira, 30 de julho de 2013

Secretaria municipal de Saúde promove vacinação contra Hepatite B no Centro de Maceió

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um dia especial de vacinação contra Hepatite B para o maceioense e turista se precaverem contra a doença que tem fama de silenciosa. Desde o início desta manhã (29), as pessoas na faixa etária de 14 a 49 anos que se deslocarem até o calcadão do Comércio vão poder fazer a prevenção. A campanha se estenderá até às 16h.
 
Gestantes, profissionais do sexo e da saúde, caminhoneiros, manicures, policiais, tatuadores e profissionais que trabalham com piercing – independente da faixa etária  – também são o público-alvo da vacinação. “Nossa meta é fazer a prevenção da doença e incentivar o diagnóstico precoce”, ressalta a coordenadora do Programa DST/Aids da SMS, Sandra Gomes.
 
Até a próxima sexta-feira (2), as unidades de saúde do município estarão disponibilizando testagem rápida para hepatites B e C, além de sífilis e HIV. Contudo, o Bloco I do PAM Salgadinho e o Hospital Universitário (HU) oferecem rotineiramente atendimento direcionado ao portador da doença.
 
Além disso, como parte da programação da Campanha Nacional de Prevenção às Hepatites, está havendo palestras educativas em escolas da rede municipal. Na manhã desta segunda-feira (29), foi a vez dos alunos da Escola João XXIII receber orientações de como se prevenir e tratar da doença.
 
A  Hepatite B é uma doença considerada silenciosa, ou seja, quase não apresenta sinais de que o vírus está instalado no organismo, apesar de ter cura. “Por isso é que é muito importante o exame para fazer a sorologia”, explica Sandra Gomes.
 
Em alguns casos, os sintomas da doença se manifestam através de náuseas, vômitos, dores abdominais e cansaço.
 
O comerciário Luciano Guerra Ferreira, 29, foi um dos que se vacinou. “A Prefeitura está fazendo sua parte, cabe a população se conscientizar da importância de se vacinar”, diz
 
O estande montado pela SMS tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed|), Sesc Alagoas, Aliança Comercial e Sindicato da Beleza (Sindibeleza).
 
Fonte: Ascom /SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário