quarta-feira, 17 de julho de 2013

SMS anuncia a construção de uma unidade de saúde no Village Campestre I

GEDSC DIGITAL CAMERA


Dentro das ações do Programa Mais Saúde, o secretário João Marcelo Lyra anunciou hoje a construção de uma Unidade de Saúde no conjunto Village Campestre I. O anúncio aconteceu durante visita à Unidade de Saúde Village I, ocorrida na manhã desta terça-feira (16). De acordo com João Marcelo Lyra,  o governo federal liberou ontem verbas que vão garantir a construção da nova unidade.  As obras estão previstas para começar em novembro. A curto prazo os usuários já serão contemplados com melhorias que vão desde reparos na parte estrutural à aquisição de equipamentos e a contratação de um pediatra para trabalhar no local.

Apesar da unidade já funcionar há pouco mais de dez anos, o secretário municipal de saúde, João Marcelo Lyra, foi o segundo gestor a visitar o lugar. Depois de fazer uma visita técnica e ouvir diretores e funcionários sobre demandas emergenciais, ficou decidido, entre outras prioridades, que um pediatra passará a atender no local de forma imediata.

Atualmente, apenas uma equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) faz o atendimento de toda a demanda – que corresponde aos moradores do Village I e Acauã – o que corresponde a uma média de 400 consultas ao mês. Mas, como não há pediatra no quadro do PSF, os bebês e crianças da região têm que ser levados para atendimento em outras localidades.

“Também é muito comum as crianças daqui serem atendidas na unidade Ib Gatto Falcão, que fica próximo a Feirinha do Tabuleiro. A distância é muito grande. Graças a Deus, isso vai acabar e vai nos deixar com a sensação de poder acreditar novamente na saúde pública. É o resgate da credibilidade”, ressaltou o presidente da Associação dos Moradores do Village Campestre I, Waldson Dantas.

Mais melhoria – Durante a visita à Unidade Village I, o secretário João Marcelo Lyra anunciou também a chegada de equipamentos, como um colposcópio (de forma imediata) e uma maca, otoscópio e estetoscópio (logo após que a licitação for concluída), além de máscara odontológicas.

Os reparos emergenciais na parte estrutural também terão início imediatamente. Já está confirmado  o retelhamento, a retirada de infiltrações, a chegada de uma geladeira nova para acondicionar as vacinas, assim como dois aparelhos de ar-condicionado.

Os líderes comunitários dos conjuntos Benedito Bentes, Acauã, Village I, Village II e Graciliano Ramos também participaram da visita. Eles aproveitaram a oportunidade para expor suas demandas.

Fonte: Prefeitura de Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário