terça-feira, 16 de julho de 2013

SMS promove ação para comemorar Dia Nacional de Saúde do Homem


Conscientizar o homem da necessidade de cuidar sempre de sua saúde. Este é o objetivo da ação que estar sendo realizada na manhã desta segunda-feira (15) na Estação Central da Companhia Nacional de Trens Urbanos (CBTU), no Centro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um evento educativo para comemorar o Dia Nacional de Saúde do Homem com orientações de como prevenir doenças específicas do sexo masculino, realização de exames, ginástica laboral e dicas de como obter uma vida mais saudável.

O coordenador do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem (PAISH) da SMS, Mário Jucá, explicou que o foco da ação é ressaltar a importância de se fazer a prevenção de doenças de forma periódica. Quem foi ou estar indo ao local (a iniciativa permanece até o meio-dia desta segunda) pode medir a pressão arterial, fazer exame de glicemia (que diagnostica o diabetes) e, em alguns casos, se submeter ao exame de PSA – que indica se há alguma alteração na próstata.

 No local, também estão sendo dada dicas sobre a importância de uma alimentação saudável no dia a dia, de se investir na prática de atividades físicas e da necessidade de fazer uso de contraceptivos.

 Atualmente, de acordo com o coordenador Mário Jucá, as doenças cardiovasculares – incluindo a hipertensão, o diabetes e o infarto agudo do miocárdio – representam a segunda causa de morte masculina no país. E em terceiro lugar estão as doenças da próstata. “Esse quadro poderia ser modificado se os homens investissem mais na prevenção dessas doenças e modificassem para melhor o estilo de vida, incorporando atividade física e tendo uma alimentação mais saudável”, disse.

 O funcionário da CBTU, Luiz Carlos de Souza, foi um dos muitos homens atendidos pela ação. Ele ressaltou a importância desse tipo de iniciativa para conscientizar a população. “Essa ação é muito útil porque serve de alerta para muita gente”, declarou. O evento é fruto de uma parceria entre a SMS e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e conta com o apoio da CBTU.

Fonte: Prefeitura de Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário