segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Bombeiros farão levantamento sobre segurança em boates de Alagoas

A tragédia em Santa Maria – que culminou com a morte de 231 jovens – colocou em xeque um problema comum em todo o país: a falta de segurança em boates e casas de shows. Normalmente frequentados por jovens, esses locais são utilizados para a realização de shows, mas acabam funcionando de maneira precária, sem oferecer as mínimas condições de segurança que evitem uma tragédia como a ocorrida no Rio Grande do Sul na madrugada do último domingo.
 
Para evitar que tragédias como essas sejam vivenciadas em Alagoas, o Corpo de Bombeiros iniciou nesta segunda-feira (28) um levantamento para saber quais os estabelecimentos que estão em ordem com documentação e também apresentem todas as estruturas indispensáveis para possíveis situações de emergências. O levantamento deverá ser apresentado à imprensa numa coletiva nesta terça-feira (29).
 
Nessa listagem, os Bombeiros irão analisar se nos locais há extintores de incêndio, bem como outras questões relacionadas à segurança, como saídas de emergência e a metragem das portas, caso seja necessária a evacuação do local em incêndios ou outros problemas na estrutura.
 
De acordo com a capitã Viviane Suzuki, para que um estabelecimento seja liberado para funcionamento é necessária a apresentação de um projeto de segurança que passará por análise do Corpo de Bombeiros.
 
“Esse projeto é entregue e avaliado. Caso haja algo a ser corrigido, a casa de shows será notificada para fazer as modificações. O certificado somente é emitido pela corporação quando todas as medidas de segurança, indispensáveis ao funcionamento, estejam garantidas. Já com relação aos alvarás de funcionamento, isso fica a cargo da prefeitura da cidade”, colocou a capitã.
 
O último caso de incêndio em boate registrado em Maceió aconteceu no dia 26 de junho do ano passado. O Maikai bar e restaurante estava fechado e por volta das 11h30 as chamas começaram a atingir o estabelecimento devido uma pane elétrica. Apesar das grandes proporções do incêndio, ninguém ficou ferido.
 
Tragédia em Santa Maria
 
O fogo na Boate Kiss, em Santa Maria, teria começado por volta das 2h30 de domingo, durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que utilizou sinalizadores para uma espécie de show pirotécnico. Faíscas teriam atingido a espuma do isolamento acústico, no teto da boate, e iniciado o fogo, que se espalhou pelo estabelecimento em poucos minutos.
 
O incêndio provocou pânico e muitas pessoas não conseguiram acessar a saída de emergência. A festa "Agromerados" reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e dois cursos técnicos.
 
Na manhã desta segunda-feira, a polícia deteve um dos donos da boate Kiss e dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira, conhecido como Kiko. O músico foi preso nesta manhã de segunda-feira (28) em um hospital de Cruz Alta. O vocalista e um responsável pela segurança do palco da banda também foram detidos.
 
Eles tiveram o pedido de prisão temporária de cinco dias decretada. O vocalista do grupo que se apresentava no momento do incêndio foi detido durante o velório do gaiteiro Danilo Jaques na cidade de Mata, na Região Central. O outro proprietário da casa noturna também teve prisão temporária decretada, mas ainda não foi localizado pela polícia.
 
Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário