quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SMS intensifica ações de combate a dengue em Maceió

O Programa de Combate à Dengue da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) deu início, no último sábado (19), à intensificação das ações de controle de focos do mosquito Aedes aegypti na capital. Os maceioenses contaram com o desempenho de 200 agentes de endemias espalhados pela cidade procurando orientar e estimular a adoção de uma atitude consciente por parte da população, principalmente nos bairros da Ponta Verde, Pajuçara, Mangabeiras, Chã da Jaqueira, Chã de Bebedouro, Jatiúca e Guaxuma, que vêm apresentando significativos índices de infestação. 

     “Começamos esse reforço hoje devido a maior possibilidade das pessoas estarem em suas casas, pois durante a semana encontramos muitos imóveis fechados. Nosso ideal é diminuir os índices de pendência de imóveis fechados e fazer um tratamento na maior quantidade de lugares possíveis para que o próximo índice de infestação seja reduzido”, encorajou Manoel Gomes, coordenador do Programa.

     Durante a visita, as equipes procuram orientar, conscientizar a população, eliminar os depósitos inservíveis e, quando necessário, tratar os depósitos com larvicida, principalmente nos ralos pouco utilizados.

     “Além de evitar jogar lixo no chão para que a água não fique parada fora de casa, todo mundo deve manter seus depósitos com água sempre cobertos”, destacou Manoel.

     Com o aparecimento dos sintomas – febre alta, dor de cabeça forte, dor atrás dos olhos, perda do paladar, manchas avermelhadas, náuseas e vômitos, entre outros – o coordenador ressaltou também a importância de procurar uma Unidade de Saúde para diagnosticar a doença, que pode ser confundida com uma gripe comum e evoluir para a dengue do tipo hemorrágico.

     Gomes alertou ainda que tanto a água limpa quanto a água suja podem se transformar em focos do mosquito, vetor do vírus, pois a sujeira se acomoda no fundo do depósito e, depois de certo tempo, torna o ambiente favorável para proliferação do mosquito.

     Deise Uchôa, moradora que recebeu a visita de um dos agentes, contou sua preocupação a respeito do alto índice de recusa da entrada de agentes nas residências. “Como eu trabalho na área da saúde tenho uma consciência maior sobre isso, mas infelizmente não adianta que só eu abra as portas da minha casa. É essencial a presença do agente para conscientizar e orientar as pessoas, mas, para isso, é preciso que deixemos os agentes nos ajudarem”, desabafou.

     A ação acontecerá durante vinte dias e, posteriormente, o Programa dará seguimento às atividades normais de combate à dengue em toda cidade. Em caso de suspeita de foco, a população poderá ligar para 0800-284-8189 ou 3315-5457 e informar o local para que uma equipe seja encaminhada.
     
   
     
    Fonte:  Assessoria de Comunicação/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário