segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Redistribuição de leitos obstétricos vai otimizar vagas às gestantes

 
Auditoria começou sábado a detectar com precisão leitos disponíveis.
 
A série de auditorias anunciada pelo secretário de saúde João Marcelo Lyra foi iniciada sábado, 26, por técnicos da SMS, a fim de detectar com precisão o total de leitos disponíveis nas maternidades de Maceió. O trabalho foi feita pelas enfermeiras Carine Duarte e Zenaide Omena, e a odontóloga Naira Honório, começando pela Santo Antônio e Nossa Senhora da Guia, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
A auditoria foi uma das medidas enérgicas de diagnóstico dos problemas nas maternidades. Também foi anunciada semana passada a ampliação de leitos na maternidade Paulo Neto. A primeira vistoria ocorreu na Maternidade Escola Santa Mônica, no bairro do Poço. A situação encontrada foi de superlotação, porém, não havia pacientes à espera de atendimento deitados em colchões pelos corredores, situação já constatada anteriormente e que motivou as medidas da prefeitura. A unidade faz parte da rede estadual de saúde, cabendo ao município apenas o credenciamento e fiscalização das unidades de saúde que prestam atendimento pelo SUS.
 
As enfermeiras também auditaram o Alerta Médico, também no bairro do Poço. De acordo com elas, quando as pacientes que são atendidas pelo Sistema Único de Saúde chegam para iniciar o trabalho de parto, precisam ser encaminhadas para os leitos da rede particular.
 
A vistoria chegou à Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, ainda no bairro do Poço. Enquanto a comitiva atuava coletando as informações, foi comunicado que existem vagas para receber as gestantes, no entanto, não havia médicos especializados em pediatria e obstetrícia para o atendimento.
 
VAGAS
 
No Hospital Geral Santo Antônio, no bairro da Cambona, dos 30 leitos disponibilizados para as pacientes atendidos pelo SUS, sete estavam desocupados. Já no Hospital Nossa Senhora da Guia, no bairro do Poço, dos 45 leitos para o Sistema Único de Saúde, 40 estão ocupados, restando cinco vagas para as pacientes de baixo risco.
 
Segundo a equipe de auditoria, as maternidades que estão com superlotação serão comunicadas das vagas existentes no Hospital Santo Antônio e no Hospital Nossa Senhora da Guia. A vistoria no Hospital Universitário, no Tabuleiro do Martins, foi realizada na sexta-feira (25). A inspeção na Casa Maternal Denilma Bulhões, no bairro Benedito Bentes, não pôde ser realizada em decorrência da falta de energia desde o início da noite de sexta-feira.
 
No domingo a equipe de vistoria visitou as mesmas unidades visitadas sábado, para verificar o cenário em dias distintos.
 
Fonte: Primeira Edição
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário