segunda-feira, 17 de junho de 2013

Maceió Mais Saúde realiza mais uma etapa de atendimento extra no PAM Salgadinho


GEDSC DIGITAL CAMERA

 Dando continuidade as ações do Programa Maceió Mais Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), realizou neste sábado (15), mais uma etapa do mutirão de atendimento médico no PAM Salgadinho, para reduzir o tempo de espera dos usuários da rede pública de saúde de Maceió.

O PAM Salgadinho abriu suas portas em mais um sábado para atender 1000 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para melhor atendê-los, os paciente receberam uma pulseira onde puderam identificar seus locais de consultas e exames. Foram beneficiados com o atendimento extra os pacientes que já estavam agendados pelo Complexo Regulador Assistencial (Cora), em especialidades como ortopedistas, ginecologista, oftalmologistas, cardiologistas, neurologistas, dois cirurgiões vasculares e otorrinos. Após as consultas, os pacientes que precisaram de exames e cirurgias durante o mutirão receberam seus encaminhamentos.

Além dos especialistas, o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió ( Laclim) também funcionou e atendeu exclusivamente a demanda gerada durante o mutirão. Também foram realizados exames de RX, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Mamografia e Vacinas de Hepatite B, Tétano e Gripe.


GEDSC DIGITAL CAMERA

Segundo o secretário de Saúde, João Marcelo Lyra, o mutirão foi planejado para atender à demanda reprimida de consultas do Cora. “Temos uma demanda de cerca de 1.000 consultas por especialidades. Esta ação é para reduzir o tempo de espera do atendimento”, afirma o secretário.

Ainda segundo João Marcelo, este atendimento extra será realizado duas vezes por mês, até normalizar as consultas, esta medida pretende organizar o atendimento do SUS em Maceió. “No último, realizado em 25 de maio, chegamos a atender quase 1000 usuários, o que é considerado um número bastante expressivo ”, reforça o secretário.

Conforme o Diretor Administrativo do PAM Salgadinho, César de Oliveira, a ação reduz a demanda reprimida, possibilitando uma organização nos atendimentos, além de ampliar o acesso da população às especialidades que são oferecidas somente nas unidades de referência.


GEDSC DIGITAL CAMERA


Durante o mutirão, médicos de diversas especialidades como cardiologista, otorrinolaringologista, ortopedistas entre outras aéreas participaram do atendimento extra do Pam como voluntários na realização de consultas, exames e cirurgias.

Entre eles, o médico cardiologista e vereador Cléber Costa. Costa explicou que o mutirão de atendimentos vai aliviar e diminuir angustia da população, a demanda é muito grande. ” Pacientes cardíacos não pode esperar”, afirma médico cardiologista.

A paciente Maria Helena, aguardava há dois meses um exame de ecocardiograma quando, na tarde do dia 4 de junho, recebeu um telefonema dizendo que seu exame já estava agendado onde iria realizar no dia 15/06, no Pam Salgadinho. “Estou muito confiante finalmente consegui fazer meu exame. Antigamente, a gente até perdia a vontade de fazer exames, era muito demorado, agora tudo mudou”, conta a dona de casa.

Além de Maceió, o atendimento extra tem atendido ainda a macrorregião da capital, abrangendo outros municípios. Segundo o agricultor José Manoel Francisco de 39 anos, do município de Colônia Leopoldina, em Alagoas, o mutirão veio para agilizar os atendimentos. “Estou muito confiante, tive um acidente de carro e desde de então venho sofrendo com esse problema há quatro anos e nada é resolvido. Agora, Maceió tem um Prefeito e um Secretario de Saúde que sabe como cuidar do povo de Maceió e dos municípios vizinhos”, explica o agricultor.


GEDSC DIGITAL CAMERA


Além dos atendimentos, foi servido um lanche, oferecido aos pacientes que aguardavam dentro da unidade. O PAM Salgadinho é um posto de saúde referencial na capital alagoana e o segundo maior posto de especialidade de média complexidade do pais.

 Maceió Mais Saúde

 

O Programa Maceió Mais Saúde é uma série de medidas com foco no atendimento de saúde através de várias frentes de atuação. O Programa, com investimentos na ordem de R$ 12 milhões, que incluem reformas hidráulica e elétrica em 35 unidades de saúde e do PAM Salgadinho, construção das 12 novas Unidades Básicas de Saúde e de duas Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) e contratação de mais de 800 aprovados em concurso público.

Fonte:  Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário