segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Hemoal realiza Semana Nacional do Doador de Sangue com ações culturais e de cidadania

Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza diversas ações culturais e de cidadania para os candidatos à doação voluntária. Os serviços estarão disponíveis à população de 21 a 25 deste mês, na sede do órgão, no bairro Trapiche, quando será realizada mais uma campanha para formar um estoque estratégico visando às festividades de final de ano.


Além da emissão de 50 Carteiras de Trabalho, os doadores voluntários poderão realizar exames de glicemia capilar e de hepatite, além de cortar o cabelo, realizar limpeza de pele e ter acesso a dicas de alimentação saudável, a fim de evitar diversas doenças, aumentando a expectativa de vida. Paralela às ações de cidadania, os candidatos à doação de sangue também irão receber um lanche especial, uma camisa com o tema da campanha, brindes, e poderão conferir as apresentações da Banda do Exército e de Fanfarras, além do Guerreiro do Mestre Benon e da Companhia Teatral do Avesso.


De acordo com a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, o objetivo dos serviços é possibilitar que os doadores de sangue sejam homenageados, diante do gesto nobre que é a prática da doação voluntária de sangue.


“Durante todo o ano realizamos diversos apelos por doações de sangue e, mesmo sabendo que a doação deve ser um gesto espontâneo e voluntário, estaremos promovendo ações de cidadania e culturais para recompensar toda a solidariedade dos alagoanos que procurarem as unidades do Hemoal no Trapiche e Farol, além do Hemoar [Hemocentro Regional de Arapiraca]”, ressaltou.


Ainda de acordo com Verônica Guedes, para realizar a Semana Cidadã-Cultural do Doador de Voluntário Sangue, o Hemoal contou com apoio do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas, 59ª Batalhão de Infantaria Motorizada, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Ao Pharmacêutico. “Também ressaltamos o apoio da imprensa alagoana, que assume papel fundamental na sensibilização dos doadores voluntários de sangue”, evidenciou a diretora do órgão.


Troféu Amigo do Hemoal – No encerramento da Semana Cidadã-Cultural do Doador de Voluntário Sangue, marcada para ocorrer às 16h da próxima sexta-feira (25) a direção do órgão fará a entrega do Troféu Amigo do Hemoal. Ele representa o reconhecimento aos doadores voluntários de sangue e às empresas e instituições parceiras do órgão, cuja missão é fornecer sangue e hemocomponentes em quantidade e qualidade suficientes à demanda transfusional.


Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo especificação do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.


Além destes pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável que o candidato à doação compareça bem alimentado. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.


Onde é possível doar sangue – As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal, localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados.


Também é possível se candidatar à doação na unidade Farol do Hemoal, localizada no Hospital do Açúcar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.


Fonte: Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário