segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VI Congresso CGTB: ocupar as ruas pela redução dos juros, por mais emprego e desenvolvimento


A vibração de trabalhadores de todo o Brasil contagiou a região da Praça da Sé, no centro de São Paulo, com a realização do VI Congresso da CGTB que elegeu como presidente da entidade o metalúrgico Ubiraci Dantas de Oliveira (Bira), na sexta-feira (04).

O VI Congresso também aprovou a “Carta do VI Congresso aos trabalhadores e à nação brasileira”. Um dos trechos do documento diz que “a hora é de ampliarmos nossas mobilizações no Banco Central e prepararmos uma paralisação unitária no dia da reunião do Copom, como foi proposta na última manifestação junto com a Fiesp contra os juros” Dando uma demonstração de como a CGTB irá atuar em todo o país, após o encerramento do Congresso os delegados convocados por Bira fizeram uma manifestação pelas ruas da região com palavras de ordem de apoio ao presidente Lula e outras, como “Aqui é CGTB, a luta é pra valer!”.

Logo após a execução do Hino Nacional na abertura do Congresso, foi exibido um filme em homenagem a Lula desejando força para ele se recuperar e continuar lutando pelo povo brasileiro.
Bira lembrou em seu discurso que o VI Congresso ocorreu em um momento muito especial no Brasil e no mundo inteiro com a explosão da luta dos trabalhadores que estão perdendo os seus postos de trabalho e, junto com a juventude, têm tomado as ruas do Chile, Portugal, Espanha, da França e da Grécia contra o corte de investimentos, o fechamento de postos de trabalho e as tentativas de privatizações.

“No Brasil os monopólios e oliogopólios querem impor sua agenda com altas taxas de juros e câmbio flutuante atraindo uma enxurrada de dólares para o nosso país. Nesses 25 anos a CGTB se pautou na luta em defesa da Pátria e pela soberania. E no momento que o Brasil mais precisa da unidade, da união, tentaram um golpe enfiando uma faca nas costas da Central, mas a CGTB vai continuar no rumo da luta pelo desenvolvimento, pelo salário, para defender o pré-sal, pelo fim do fator previdenciário, contra a terceirização na atividade fim e dar continuidade a luta de Tiradentes, Getúlio Vargas e do companheiro Lula”, disse Bira.

O VI Congresso deu continuidade ao processo de discussão do Moinho Santo Antônio e das Plenárias estaduais realizadas durante os meses de maio e junho quando foram aprovadas as teses gerais da CGTB.
Foram aprovadas moções de apoio ao povo líbio e sírio contra os invasores imperialistas; apoio a luta dos trabalhadores europeus contra as medidas causadas pela crise; pela construção do estado Palestino e seu reconhecimento pela ONU; e apoio a luta dos trabalhadores norte-americanos que ocupam as ruas do país contra o sistema financeiro.

Também foi aprovada uma moção pelo aumento de 11,7% em 2012 para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo e outra pela reformulação da Ordem dos Músicos do Brasil e regulamentação da profissão de músico.

No final os delegados participaram de uma roda de samba promovida pelo grupo EduBatata sob o comando de Helinho do Cavaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário