terça-feira, 8 de novembro de 2011

Moção de Solidariedade à Heróica Resistência do Povo Líbio



O VI Congresso da CGTB manifesta sua firme e combativa solidariedade com os trabalhadores e o povo da Líbia, atingidos de forma brutal pela criminosa agressão imperialista que assassina seus dirigentes, sua gente, rouba suas riquezas, destruindo o país e sua cultura.
 Repudiamos e condenamos a brutal execução do líder coronel Muamar Kadafi, capturado ferido e torturado dentro de seu território já arrasado por 203 dias de bombardeio (desde 19 de março) pelos caças da OTAN (Organização do Atlântico Norte), e pelos assassinos armados e financiados pelos EUA e as potencias européias para se apoderar do petróleo e dos gás que enchem o subsolo do país.
 Como é sabido, a Líbia é a maior reserva comprovada de petróleo da África (44 bilhões de barris) e é um dos 10 países mais ricos em petróleo do mundo, (produz 1,8 milhões de barris/dia) e detém grandes depósitos de gás natural, com estrutura para canalizá-lo para os mercados europeus.
 Condenamos as mentiras da mídia, financiada pelas grandes corporações bélico-financeiras que comemoraram este bárbaro genocídio como uma “vitória da democracia”.
 Repudiamos ainda o pretexto de falta de Direitos Humanos utilizado pelas grandes potencias para invadir a Líbia.  
A Líbia era considerada pela ONU como o país de mais alto Índice de Desenvolvimento Humano da África. Tinha saúde e educação gratuitas; a moradia era considerada um Direito Humano; os juros eram proibidos de ser cobrados dos consumidores; os trabalhadores do campo tinham terra, sementes e equipamentos agrícolas; os alimentos e os combustíveis eram disponíveis para todos; a taxa de alfabetização, mesmo com o bloqueio das potencias imperialistas, era superior a 90% (antes de Kadafi era 9%); e as mulheres que antes viviam discriminadas e analfabetas, passaram a estudar e a ocupar postos de trabalho.
 O povo líbio não vivia desamparado e na miséria, nem sofria repressão como na Tunísia, no Qatar ou na Arábia Saudita que o obrigasse a se levantar contra o governo. E até 7 meses atrás, início da agressão, a Líbia de Kadafi era um país solidário que sempre ajudou a luta contra o retrocesso e o atraso de muitos países irmãos da África que são explorados e escravizados pelas potencias imperialistas colonizadoras.
 O VI congresso da CGTB manifesta seu total apoio à heróica resistência que desmascarou perante o mundo o “imperialismo humanitário” das forças invasoras e que não arreda pé na sua luta em defesa da sua Pátria.

Viva a Líbia!
Viva o coronel Kadafi!
Viva a luta do povo líbio pela sua independência, soberania e liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário