terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Núcleo de Apoiadores da Humanização do 6º DS debate novas ações

  Empenhadas na construção de propostas de ações mais humanizadas, as unidades de saúde que integram os Núcleos de Apoiadores da Humanização vêm se reunindo regularmente, por Distrito Sanitário, com o objetivo de fortalecer ações, iniciativas e projetos voltados à construção de uma saúde de melhor qualidade para usuários, gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). 

     Na última sexta-feira (22), foi a vez do Núcleo de Apoiadores da Humanização do 6º Distrito Sanitário reunir, na USF Dídimo Otto Kummer – localizada no Conjunto Carminha (Benedito Bentes), que já conta com um trabalho importante de Humanização, a partir da implantação do Acolhimento com Classificação de Risco na Unidade, importante diretriz e dispositivo da PNH – gestores e trabalhadores das unidades Robson Cavalcante, Hamilton Falcão, Dr. Aliomar Lins e da Casa Maternal Denilma Bulhões.

     O encontro contou ainda com a participação da psicóloga e gerente de metas para a Política Nacional de Humanização da SMS/Maceió, da Coordenação de Desenvolvimento de RH (CDRH/SMS), Lysianne Maia, e das técnicas do setor, a enfermeira Claudiane Guimarães e a pedagoga Ana Cláudia Lippo.

     Reunindo-se continuamente há cerca de um ano, o coletivo das unidades começam agora a estruturar, com base em diagnósticos fundamentados na Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão (PNH/SUS), as ações que deverão ser implementadas, com a finalidade de superar os chamados “nós críticos” relacionados aos processos de trabalho de cada unidade. Além disso, é importante destacar que o trabalho se volta exatamente para a construção de ações a partir do próprio coletivo, por meio de uma gestão participativa e da valorização do trabalho e do trabalhador.

     A próxima reunião já está agendada para o próximo dia 05/04, na US Hamilton Falcão. Todas as demais Unidades do 6º DS estão convidadas desde já a participarem e contribuírem, trazendo suas experiências e fomentando, desse modo, a ampliação e o fortalecimento da rede municipal de saúde, base para um SUS mais resolutivo e digno.
     
Fonte: Assessoria de Comunicação/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário