segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sesau reúne novos secretários municipais de saúde da I Macrorregião

Durante a 1ª Reunião Ordinária das Comissões Intergestores Regionais (CIRs) 2013, realizada nesta quinta-feira (21), no Hotel San Marino, em Maceió, os novos secretários municipais da I Macrorregião de Saúde foram acolhidos. A solenidade contou com a participação do novo secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, que assegurou a oferta de cooperação técnica para qualificar, ainda mais, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 102 municípios alagoanos.

Isso porque, dos 102 municípios alagoanos, 72 passaram a ser gerenciados por novos gestores, que segundo Jorge Vilas Bôas, contarão com todo o apoio dos técnicos da Sesau. Apoio que deve ser destinado a reestruturar e melhorar a saúde pública das suas cidades, sempre com foco na Atenção Básica, que segundo o titular da pasta, prima pela saúde preventiva, mais barata e eficaz do que a curativa.
 
“O foco da nossa gestão é trabalhar com transparência, em parceria com o Cosems [Conselho dos Secretários Municipais de Saúde] e fortalecendo os Colegiados de Gestão Regionais. Com isso, paralelamente, estaremos fortalecendo a relação entre o Estado e os municípios, para discutir as especificidades de cada região e pactuar as decisões importantes para os usuários do SUS”, destacou Jorge Villas Bôas.

Presente ao evento, o novo secretário de Saúde de Maceió, João Marcelo Lyra, destacou a importante de Estado e municípios trabalhares juntos, sempre cooperando tecnicamente, como evidenciou o secretário de Estado da Saúde. “Estamos vivendo um novo momento, onde Estado e o município de Maceió são parceiros. Por isso, já estamos trabalhando em parceria para que os serviços do SUS possam efetivamente trazer soluções às necessidades da população”, afirmou.

Regimento – Ainda durante a reunião foi apresentado o regimento interno da CIR e explicadas informações relevantes sobre a comissão. “As Comissões Intergestores Regionais são formadas pelos gestores municipais. Desse modo, é importante que eles entendam sua função na comissão e saibam como podem participar das pactuações”, informou a diretora de Gestão e Participação Social da Sesau, Lenize Abreu.

Também foi apresentada a agenda das reuniões de 2013 e o fluxo de funcionamento das Superintendências de Atenção à Saúde; Controle e Avaliação; Gestão e Participação e Vigilância em Saúde e as coordenações financeira e administrativa da Sesau. A diretora de Gestão e Participação Social destacou a necessidade de todos os secretários e assessores participarem das reuniões da CIR, para que deliberações sejam discutidas e aprovadas.

Arapiraca – Nesta sexta-feira (22), às 8h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Arapiraca, será realizada a Reunião Ordinária com os gestores da 2ª Macrorregião de Saúde. Em março acontecerá a eleição dos novos membros das CIRs, possibilitando a organização e funcionamento da Comissão.

Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário