quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SMS apresenta Sistema Informatizado do Ouvidor SUS

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Ouvidoria do SUS em Maceió, realizou na manhã desta segunda- feira (25), no auditório da Sede, a apresentação do Sistema Informatizado do OuvidorSUS para os novos coordenadores e diretores da SMS. É através dessa ferramenta que as demandas são encaminhadas, on line, aos setores que integram a sub-rede de atendimento da SMS, eliminando a burocracia de papéis e assegurando agilidade às respostas para as manifestações de demandas inseridas no Sistema.
 
Composta pelo conjunto de órgãos vinculados à Ouvidoria, a sub-rede é formada pelas diretorias de Atenção à Saúde (DAS) e de Vigilância em Saúde (DVS), as coordenações de Vigilância Sanitária e de Farmácia e Bioquímica, o Complexo Regulador da Assistência (CORA), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Coordenação Geral dos Distritos.
 
De acordo com a Ouvidora do SUS em Maceió, Josiene Barbosa, a atuação da Ouvidoria é fortalecida diariamente, no recebimento de solicitações, reclamações, elogios e sugestões relativos ao serviço prestado pela Rede SUS do município. Para ela, o setor é o principal canal de comunicação da gestão municipal de saúde com o usuário, funcionando também como porta de entrada para as demandas do SUS.
 
“Possibilitar ao usuário a condição de apresentar reclamações ou elogios referentes aos serviços da rede pública torna mais rápido a solução de problemas e nos permite visualizar onde as coisas estão dando certo”, afirma Josiene Barbosa.
 
Aberta ao atendimento do usuário, a Ouvidoria do SUS em Maceió funciona no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569, Centro), de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone 3315-5254 ou pelo e-mail ouvidoriasaude@bol.com.br.
Ministério da Saúde – A Ouvidoria do SUS, além de ser um espaço de cidadania, é também um instrumento que contribui com a gestão do Sistema Único de Saúde. Este é o espaço que o cidadão tem para manifestar suas queixas, sugestões, denúncias, elogios, solicitações e, claro, solicitar informações importantes relativas à Saúde.
 
A Ouvidoria Geral do SUS acredita que o indivíduo bem informado reúne mais condições para o exercício pleno da cidadania. O conhecimento dos direitos e deveres seus e do Estado é o primeiro passo na busca da concretização dos princípios do SUS. Além disso, a informação é capaz de promover no cidadão uma reflexão sobre a necessidade de ampliar o conceito de saúde, que deve dar lugar a tudo o que conceitue, em última análise, a qualidade de vida.
  Fonte: Assessoria de comunicação/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário