terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sesau não sabe situação da dengue em mais da metade dos municípios

Gestores de 53 cidades não notificaram nenhum caso à Secretaria de Estado da Saúde 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não sabe qual é a real situação da dengue em mais da metade dos municípios alagoanos. Das 102 cidades, 53 (52%) não notificaram nenhum caso da doença, o que preocupa a Superintendência de Vigilância à Saúde (Suvisa).

“Os gestores desses municípios alegam que não há incidência da doença, mas nós sabemos que, em muitos deles, houve casos, mas eles não são notificados”, disse a superintendente da Suvisa, Sandra Canuto. “Isso é muito preocupante porque nós ficamos sem saber qual é a real situação dessas cidades”, explicou.

Ela garantiu que o número de casos da doença em Alagoas reduziu se comparado ao mesmo período do ano passado, mas ainda há risco de surto em 22 municípios. Outras 40 cidades estão em estado de alerta, segundo nota técnica emitida pela Sesau no dia 18 de fevereiro de 2013.

“Esta situação se agrava pelo fato de que o período do ano em que estamos é um dos mais críticos no que diz respeito à proliferação da doença, pois as altas temperaturas associadas a chuvas frequentes constroem ambientes propícios ao surgimento de larvas”, afirmou a superintendente.

Canuto recomendou aos gestores que se preocupem com a dengue e notifiquem a Sesau sobre as ocorrências da doença. Já à população, ela reiterou que é preciso redobrar os cuidados domésticos para evitar a proliferação de larvas, como manter caixas d’água tampadas e evitar o acúmulo de água parada. 

Fonte: Gazeta Web


Nenhum comentário:

Postar um comentário