segunda-feira, 20 de maio de 2013

Estado e prefeitura assinam ordem de serviço para UPA de Maceió nesta terça




Agência Alagoas 

O Governo de Alagoas e a Prefeitura de Maceió assinam, nesta terça-feira (21), a ordem de serviço para a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na capital alagoana. A solenidade acontece às 11h, na Rua Cabo Reis, na Ponta Grossa, com a participação do governador Teotonio Vilela Filho e do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda

Também participam da solenidade os secretários de Saúde do Estado, Jorge Villas Bôas, e de Maceió, João Marcelo Lyra, e o prefeito Rui Palmeira. As duas unidades, que contam com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Estadual, serão localizadas nos bairros do Benedito Bentes e Ponta Grossa, em terrenos doados pela administração municipal
.
As UPAs vão atender casos de urgência e emergência da capital, possibilitando que mais de 90% das ocorrências do tipo sejam solucionadas no local. “A iniciativa reafirma a parceria entre as três esferas de Governo e irá oferecer à população maceioense um atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressaltou o secretário Jorge Villas Bôas
.
Segundo a superintendente de Atenção à Saúde, Maria Aparecida Auto, os médicos terão ao seu dispor todo o aparato necessário para a análise do quadro do paciente. “Com isso, poderão decidir se ele será encaminhado a um hospital ou mantido em observação”, disse. “Haverá uma melhor distribuição dos pacientes que se concentram, em sua maioria, no HGE”, acrescentou
.
As Unidades de Pronto Atendimento contam com estrutura completa, com consultórios; salas de raio-X, sutura, gesso, inalação, aplicação de medicamentos e eletrocardiografia; área de observação, farmácia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação 24 horas.

O custeio é feito de forma tripartite, com 50% dos custos arcados pelo Governo Federal, 25% pela Secretaria de Saúde do Estado e os outros 25% pela prefeitura municipal.

UPAS

Atualmente, Alagoas conta com duas UPAs em funcionamento, nas cidades de Viçosa e Penedo. A primeira delas, inaugurada no último dia 5 julho de 2012, já realizou, até agora, 23.516 atendimentos, com apenas 270 remoções para o Hospital Geral do Estado. A média é de 100 casos atendidos diariamente, chegando a 180 em dias mais cheios.

A unidade conta com um total de 82 funcionários, sendo 14 médicos, 16 técnicos de enfermagem e nove enfermeiros. Também compõem o quadro funcional maqueiros, farmacêutico, radiologista e técnicos em radiologia, assistentes sociais, agentes administrativos, recepcionistas, seguranças, auxiliares de serviços gerais e motoristas.

Segundo a coordenadora administrativa do posto, Maria Aparecida da Silva Oliveira, a UPA tem feito a diferença na assistência aos moradores de Viçosa. “Com a unidade, houve uma redução considerável no número de encaminhamento de pacientes para o Hospital Geral do Estado (HGE). Mudamos isso e ainda prestamos um atendimento mais humanizado, conscientizando também as pessoas”, diz a gestora.

Ela destaca que outro benefício é o sistema de classificação que prioriza o atendimento aos pacientes com casos graves. “No hospital daqui, para onde as pessoas iam antes, o sistema era por ordem de chegada e muitos pacientes graves ficavam esperando durante muito tempo, o que acarreta mais riscos”, lembra Aparecida.

A população também ressalta as melhorias desde a inauguração. “O atendimento é muito bom. Antes, precisávamos procurar o hospital e, quando o médico solicitava um exame, por exemplo, tínhamos até que procurar um laboratório particular. Agora, fazemos tudo no mesmo lugar”, diz a professora Elizangela Oliveira, que levou a filha de quatro anos para uma consulta.

Filha de uma moradora do município, Karine Carneiro confirma a importância da UPA. “Está ótimo agora, tudo muito melhor. Já precisei dessa UPA várias vezes e sempre encontro um ótimo atendimento aqui, com médicos e toda uma equipe. Mas sempre que estou doente procuro a UPA e sou muito bem atendida”, expõe.

Junto com a de Penedo, a unidade de Viçosa foi qualificada pelo Ministério da Saúde no último mês. Para a mudança – que aumenta o volume de recursos para custeio –, ambas tiveram que seguir todos os pré-requisitos determinados pelo MS. Entre eles, atividades de educação permanente, funcionamento da grade de referência e implantação de protocolos de atendimento.

Também foram analisados a conformidade com as normas de vigilância sanitária vigentes, a padronização visual da unidade, a apresentação do Plano de Ação Regional de Atenção Integral às Urgências e a cobertura completa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de pelo menos 50% da população da cidade na área da Atenção Básica.

“O fato de elas seguirem todos esses itens e serem qualificadas demonstra que tanto o Estado quanto os municípios estão empenhados para que o sistema funcione da melhor maneira possível. O atendimento é diferenciado, com ações como a classificação de risco, e é a população que tem a ganhar com isso”, afirma a superintendente de Atenção à Saúde da Sesau.

Aparecida Auto destaca que Alagoas já tem mais quatro UPAs para serem inauguradas nas cidades de Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro, Maragogi e Delmiro Gouveia, além das unidades de Maceió. Inclusive já está sendo alinhada junto aos prefeitos a tramitação da passagem de gestão para os municípios.


Fonte: Agências Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário