quinta-feira, 16 de maio de 2013

Programa SOS Emergências será lançado em Alagoas na terça-feira

O Programa SOS Emergências será lançado em Alagoas na terça-feira (21) pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda. A iniciativa visa adotar medidas para melhorar o atendimento na alta complexidade no Estado e faz parte de uma estratégia do Ministério da Saúde, em conjunto com os gestores locais (estaduais e municipais), lançada em 2011 para qualificar o atendimento nas principais emergências do País. O lançamento será no Hospital Geral do Estado (HGE), às 9h.

Em outubro de 2012, o Hospital Geral do Estado foi selecionado para integrar o programa SOS Emergências. O governo federal disponibilizará R$ 3 milhões em equipamentos para o HGE. Além do aporte financeiro para os equipamentos, a Rede também vai garantir o repasse de R$ 200 mil mensais para o custeio da qualificação do atendimento no HGE e na Unidade de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, o programa já vem mudando a realidade dos hospitais de urgência e emergência que foram credenciados. “São hospitais de São Paulo, Porto Alegre, Fortaleza, entre outras capitais. Atualmente, a iniciativa, que integra a Rede Saúde Toda Hora, já abrange 12 hospitais de grande porte, referências regionais, com mais de 100 leitos, pronto-socorro e que realizam grande número diário de internações e atendimentos ambulatoriais. É um avanço para a saúde em Alagoas, reduzindo a lotação no HGE, diminuindo o tempo de espera e dando assistência humanizada aos que precisam”, disse.

A médica Verônica Omena, diretora do Hospital Geral, explicou que entre as frentes de atuação, estão a ampliação de leitos de retaguarda, a melhoria da organização das equipes e do fluxo de atendimento, além da qualificação dos serviços e a otimização do acolhimento e da classificação de risco.

“Estamos todos muito esperançosos com o SOS Emergências presente aqui no estado. Afinal, o programa não prevê apenas mais recursos financeiros para equipamentos e reforma da estrutura física como também para custeio da assistência. É uma oportunidade impar para minimizar o problema da porta de entrada de grandes hospitais como o HGE”, destacou.

Entre as ações que vêm sendo trabalhadas na unidade hospitalar, Verônica Omena, citou a implantação do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH), instituído em março e responsável por averiguar as demandas da unidade hospitalar, diagnosticando as principais necessidades do hospital. Os representantes do núcleo, profissionais do hospital, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde já foram capacitados para elaboração do plano de ação do HGE para o programa.

A oficina foi conduzida pela apoiadora matricial do MS, Yara Ribeiro, e, pela apoiadora local, Valéria Pereira. Também contou com a presença do representante do Hospital Samaritano, Jackson Vilela. O hospital foi escolhido, através de uma parceria, para contribuir com o aprimoramento da gestão e dos profissionais do HGE que fazem atendimento aos usuários do SUS. Até 2014, o programa SOS Emergências pretende alcançar os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, abrangendo todos os 26 estados e o Distrito Federal (DF).

Fonte: Cada Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário