Com o objetivo de
descentralizar os serviços das ouvidorias, a Secretaria de Estado da
Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (28), uma oficina para
gestores e técnicos dos municípios da 1ª Macrorregião. A atividade, que
aconteceu no Maceió Mar Hotel, abordou todos os passos para a
implantação do canal de comunicação com os usuários do Sistema Único de
Saúde (SUS).
Ao longo do dia, foram
tratados temas como o perfil do ouvidor, a rotina e o fluxo de trabalho,
o encaminhamento de demandas e a estrutura necessária para o
funcionamento. As competências da equipe do setor e as formas de
atendimento – que pode ser presencial, telefônico, por internet, carta e
em caixas coletoras – também foram abordadas na capacitação.
A gerente da Ouvidoria SUS em
Alagoas, Janaílma Azevedo, destacou que a oficina serviu ainda para
conscientizar quanto à necessidade da ferramenta. “Nossa meta é
qualificar os responsáveis para que todas as cidades tenham ouvidorias.
Elas são um importante canal, uma vez que hoje a população não tem isso e
acaba recorrendo a outros meios, como a rádio”, expôs.
Segundo ela, entre os
benefícios estão a aproximação com a sociedade, a identificação dos
setores que merecem mais atenção e da necessidade dos usuários, a
inovação dos processos produtivos e o fortalecimento da imagem da
instituição. “Com isso, as pessoas podem fazer suas denúncias de forma
anônima e saber que elas serão apuradas”, afirmou.
Janailma informou que,
atualmente, o Estado possui 12 ouvidorias e, para implantá-las, as
administrações municipais devem montar uma estrutura física, seguida da
disponibilização de uma equipe treinada para o serviço. A Ouvidoria do
SUS em Alagoas fornece suporte técnico para isso, com visitas às cidades
e qualificações para os técnicos.
Ouvidora de Viçosa, Lívia
Maria Passos ressaltou a importância do apoio. “Capacitações como essa
são fundamentais para que possamos saber como trabalhar e possamos,
inclusive, adotar novas ideias. Estamos em processo de reestruturação e
isso será importante para agilizar o processo”, disse ela, acrescentando
que o setor recebe em média cinco demandas por mês.
Participaram da oficina,
técnicos e gestores da 1ª Macrorregião de Saúde, que compreende 54
municípios. Os da 2ª Macro devem passar pelo treinamento no próximo mês.
Ouvidoria – A Ouvidoria do
SUS presta orientação e informações acerca dos serviços de saúde; acolhe
sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e elogios; encaminha
aos órgãos competentes para análise e providências; e elabora relatórios
para os gestores, contribuindo para a melhoria da saúde pública e o
fortalecimento do sistema.
Dados da Sesau revelam que
mais de 70% das denúncias recebidas pelo serviço em Alagoas têm
resolutividade. Segundo Janailma Azevedo, de acordo com o último
relatório, a média trimestral é de 350 demandas trimestrais na rede
estadual, que inclui o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), o Hospital Geral
do Estado (HGE) e a Unidade de Emergência do Agreste.
Para acessar o serviço, os
usuários podem procurar a secretaria (Avenida da Paz, Jaraguá, Maceió)
ou telefonar para o 0800-284-1945. Também é possível contatá-la pelo
e-mail ouvidoria@saude.al.gov.br ou procurar as Ouvidorias do Hemoal, da
Unidade de Emergência e do HGE.
Fonte: Ascom/Sesau
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