quarta-feira, 15 de maio de 2013

Usuários de posto de saúde fazem protesto contra falta de vacinas

Unidade diz que problema na rede elétrica impede o armazenamento adequado do produto

Pacientes que dependem do atendimento médico do Posto de Saúde Frei Damião, localizado no Benedito Bentes, estão realizando, na manhã desta quarta-feira (15), um protesto contra a falta de vacinas e de materiais na unidade de saúde, o que estaria inviabilizando os atendimentos. Pneus estão sendo queimados em frente ao posto e os manifestantes, inclusive, já ameaçaram jogar pneus em chamas dentro da unidade. A Polícia Militar foi acionada e está no local.

A assessora técnica do Posto Frei Damião, Mônica Menezes, confirma que não existem vacinas disponíveis na unidade, ressaltando que o motivo é um problema na rede elétrica, que impossibilita o armazenamento adequado do produto. “Não adianta trazer vacinas para o posto se não teremos como armazená-las e elas vão acabar estragando. Estamos dependendo da Eletrobras, que já recebeu vários ofícios da unidade, mas que até agora não fez nada para resolver o problema”, afirmou.

Além da falta de vacinas, Mônica também confirma que a falta de materiais necessários aos atendimentos médicos é constante. “Está faltando material para o dentista trabalhar, mas sempre falta alguma coisa”, diz.

O Posto Frei Damião conta com duas equipes compostas por um médico, uma enfermeira, duas anestesistas e seis agentes de saúde cada. A médica que integra uma das equipes está de licença por problemas de saúde, o que, segundo uma funcionária do posto, que não quis se identificar, tem tornado ainda mais deficiente os atendimentos.

Segundo Mônica, a equipe que está sem médico está recebendo o suporte da diretora do posto, o que estaria garantindo o funcionamento normal da unidade.

“A reivindicação dessas pessoas diz respeito à falta de vacinas e de materiais. Eles estão no direito deles de reivindicar, mas não podem querer destruir o posto de saúde e nem prejudicar os funcionários, que não têm nada a ver com o problema”, falou Mônica, ao destacar que os manifestantes queriam jogar pneus em chamas dentro do posto.

Por meio da Assessoria, a Eletrobras Alagoas informou que o ofício enviado pelo Posto do Frei Damião não foi localizado, mas que estará encaminhando, ainda nesta quarta-feira, uma equipe à unidade de saúde com o objetivo de verificar a situação da rede elétrica do local.

Em contato com a Gazetaweb , a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou que vai enviar nota com explicações sobre o problema.  

Fonte: Gazeta Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário