quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saúde debate zoonoses em palestra no Cesmac

Atendendo ao convite da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais em Alagoas (Anclivepa/AL), o coordenador das Ações de Controle da Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Charles Nunes e Silva, realiza nesta quarta-feira (15), uma palestra no Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC). 

 A atividade é direcionada aos estudantes e profissionais da área de Medicina Veterinária, em especial, aos que atuam nas chamadas “clínicas pet”. A palestra será realizada no auditório João Sampaio, no prédio da rua Cônego Machado, a partir das 19h, sobre o tema “As Zoonoses de Maceió”.

“Esta será uma boa oportunidade para o município fomentar o debate acerca das doenças sobre as quais promove ações de vigilância, como raiva, leishmaniose, leptospirose e influenza. Nosso foco também é diminuir a distância entre o público e o privado, fortalecendo assim o processo de interação nas ações de combate e controle das zoonoses na cidade”, explicou Silva.

O coordenador disse ainda que farão parte da abordagem os acidentes com animais peçonhentos e a discussão sobre a Portaria 104/2011, do Ministério da Saúde, que torna obrigatória a notificação de doenças que possam causar emergências em saúde pública, a exemplo das zoonoses .

Na ocasião, Charles Nunes e Silva pretende ainda estabelecer uma parceria com as clínicas veterinárias, no que diz respeito à campanha de vacinação antirrábica – programada para novembro – e ao encaminhamento de animais oriundos da população carente para atendimento e tratamento especializado gratuito nesses locais.

Palestrante

Charles Nunes e Silva é médico veterinário pós-graduado em Ciências Veterinárias pela UFRPE, com especialização em clínica e cirurgia de pequenos animais pela Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária. Realizada pela Anclivepa/AL, a palestra tem apoio do Cesmac, Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV/AL) e da empresa Centrovet.

Fonte:  Ascom /SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário