quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NÚCLEO DE CESSAÇÃO DO TABAGISMO ABRIRÁ DUAS NOVAS TURMAS

2º Centro Saúde - Projeto contra o Tabagismo.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
O primeiro Núcleo de Cessação do Tabagismo de Maceió, ligado à Coordenação de Promoção em Educação e Saúde (Copes), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurado em agosto, vai reunir na tarde do dia dia 23 de setembro um novo grupo de trinta novas pessoas interesadas em largar o vício do cigarro. Segundo a coordenadora do Núcleo, Gilda Teodósio, devido ao grande registro de procura serão abertas duas novas turmas com quinze integrantes cada. “Temos mais de oitenta pessoas inscritas para participar do programa, mas infelizmente não podemos atender a todos de uma única vez”, disse Teodósio. O núcleo funciona no II Centro de Saúde, na Praça da Maravilha, no Poço.
A unidade abriu inicialmente três turmas que funcionam na terça pela manhã, quarta à tarde, e quinta-feira à tarde. As reuniões duram cerca de uma hora. Inicialmente, os grupos têm reuniões mensais, que depois passam a ser quinzenais. A equipe multidisciplinar vai utilizar a metodologia preconizada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde (MS).
O método de estudo é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Inca. O primeiro, ‘Entender por que se fuma e como isso afeta a saúde”; o segundo, “Os primeiros dias sem fumar”; o terceiro, “Como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar”, e finalmente o quatro livreto, “Benefícios obtidos após parar de fumar”.
O grupo que atua com os interessados de largar o vício de fumar é multidisciplinar, reunindo fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, e médicos (que estão fazendo a capacitação para o trabalho específico).
Estímulos positivos
O folheto organizado pela equipe do núcleo elenca alguns benefícios para quem quer largar o vício do cigarro. Pesquisa já realizada pelo Inca aponta que após 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e a pulsação volta ao normal (fumar acelera o coração e aumenta a pressão arterial), em apenas oito horas sem as substâncias nocivas do tabaco, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Em dois dias, a capacidade de sentir o cheiro das coisas e o sabor das comidas melhora.
Depois de duas semanas e até três meses sem cigarro, a circulação melhora, fica mais fácil caminhar e a função pulmonar aumenta. Depois de largar o vício por mais de cinco ou 15 anos o risco de infarto reduz ao nível das pessoas que nunca fumaram. Telefones de contato para os interessados em uma das vagas são: 3337-3519/ 3315-2641
Fonte:Ascom/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário